É, meu querido grower, se você deseja continuar evoluindo no cultivo da verdinha, é preciso estar ligado em todas as fases da Lua. Cada fase do satélite possui resultados aprimorados para quem precisa plantar, germinar, realizar podas, transplantes e outras fases do cultivo.
Mas, afinal, o que é esse tal calendário lunar? Quais são as fases para cada estágio do cultivo? Existe um calendário ideal para a ganja? Essas e outras perguntas sobre o tema serão respondidas no decorrer do post. Você vai aprender a importância de adotar o calendário lunar no seu cultivo, como você pode usá-lo para ter melhores rendimentos e muito mais.
Continue rolando a tela e confira!
O que é calendário lunar?
O calendário lunar nada mais é que um calendário que mede os diferentes meses das fases lunares. As principais fases da Lua são divididas em 4, sendo elas: cheia, minguante, crescente e nova. A Lua muda de fase em um período aproximado de 7 dias, ou seja, em um mês, aproximadamente, o ciclo lunar se renova.
Devido à sua gravidade e à sua iluminação em determinados períodos, a Lua acaba influenciando a quantidade de seiva que percorre o caule das plantas e ainda ajuda a acelerar o processo de germinação em sementes de cannabis.
Por esse motivo, quem é grower e deseja ter melhores rendimentos na colheita, é preciso entender qual é o tempo ideal para se plantar, colher, nutrir, podar ou colher as buds. Para isso, o primeiro passo é entender em qual hemisfério você se localiza, afinal, a Lua pode mudar de fase em localizações diferentes. Confira:
- Hemisfério norte: onde se localiza países de toda a Europa, países da América do Norte e algumas cidades dos estados brasileiros do Amapá, Roraima, Pará e Amazonas;
- Hemisfério sul: contempla boa parte dos países da América do Sul, como Brasil, Chile, Uruguai e outros países da África e Oceania.
Relação entre calendário lunar e o plantio de cannabis
Como já mencionamos anteriormente, a iluminação e a gravidade da Lua exercem forte influência no desenvolvimento de todas as espécies de plantas, e com a cannabis, não é diferente. Ao identificar o hemisfério correto da sua região, é possível acompanhar o calendário atendendo às informações e recomendações de cada fase lunar.
Mas quais são essas informações e recomendações? Confira algumas a seguir:
- Lua nova: é a mais indicada para quem precisa realizar a poda das mudas da erva. Neste estágio, a seiva se torna mais presente nos caules e ramos da planta, aumentando o seu desenvolvimento;
- Lua cheia: momento ideal para fazer o plantio ou realizar transplantes em mudas. É o momento em que a Lua mais exerce influência nas plantas.
- Lua minguante: mais adequado para realizar transplantes. Neste período, a Lua já não apresenta muita iluminação voltada para a Terra;
- Lua crescente: é o momento mais adequado para quem precisa germinar a cannabis. Aqui, a seiva estará presente em toda a estrutura da planta, favorecendo o seu rápido crescimento.
Tendo isso em mente, é possível criar um controle ideal para todos os ciclos de desenvolvimento da maconha, sendo eles: germinação, vegetação, floração, secagem, cura e o consumo. Uma dica importante é em relação aos cuidados com a muda de maconha que precisa de subsolos ideais, regagem controlada e nutrientes necessários para o seu crescimento saudável.
Calendário lunar para plantio de cannabis 2024
Agora que você já conhece os impactos causados pela Lua nas nossas plantinhas, chegou a hora de conhecer o calendário lunar de 2024 voltado para plantas de maconha. Confira a seguir:
Se você ainda tem dúvidas sobre qual é o momento ideal para plantar, colher ou podar, é possível pegarmos de exemplo o mês de setembro. Confira quais são os melhores dias para cada atividade a seguir:
- Para plantar: como podemos observar, a partir do dia 4 de setembro, a Lua entrará no estágio crescente. Por isso, para quem está pensando em germinar, é a melhor escolha de data;
- Para colher: a melhor fase para fazer a colheita é no momento em que a Lua se encontra na fase cheia. Tendo isso em mente, o dia mais adequado é a partir do dia 19 de setembro;
- Para podar: o dia 1 ou 31 são mais adequados para fazer pequenas podas ou desfolhamento, principalmente para aquelas mudas que estão doentes.
Leia também: Qual o melhor fertilizante para cannabis? Confira 5 opções com a Tabacaria da Mata!
Esperamos que as dicas, informações e curiosidades apresentadas no texto de hoje tenham sido úteis para o seu cultivo. É a sua primeira vez por aqui? Continue navegando em nosso site e conheça muitas outras dicas sobre cultivo. São dicas sobre equipamentos, guias práticas de como plantar indoor, como criar um cultivo caseiro e muito mais. Confira!
Até a próxima!