Aprenda como bolar tabaco em 7 passos fáceis

Já ouviu aquele velho ditado de que a “prática leva à perfeição”? Pois bem, a arte de enrolar um tabaco é exatamente assim e exige muito treino. Além disso, bolar o seu próprio cigarro te dá a liberdade para escolher o tamanho do filtro ou da piteira, o tipo de tabaco ou erva e até mesmo o tamanho da seda.

Há muitos que se aventuram em usar o bom e velho bolador de fumo, um aparelho funcional que enrola o cigarro de maneira prática, indicado para aqueles que não manjam apertar aquele cigarrinho de respeito. Mas nem sempre você vai ter um desses por perto. Assim, quando chegar a hora, você não vai querer passar vexame bolando um “pastel”, não é mesmo?

Para te ajudar nessa missão, preparamos um conteúdo top com 7 passos para você aprender a bolar de uma vez por todas. São dicas práticas e fáceis que todo mundo pode aprender. Confira o passo a passo!

Passo 1: separe o fumo, piteira e a seda

O primeiro passo é separar os materiais que você vai utilizar. Você pode começar escolhendo as melhores sedas, já que um bom modelo pode fazer toda diferença na sua sessão. Existem vários tamanhos para escolher, assim, se você está começando, é melhor optar pelo formato 1/4 ou 1/2, que irão te atender perfeitamente.

As piteiras e os filtros são muito indicados, além de evitar que a fumaça quente machuque a sua garganta, também são acessórios que atuam reduzindo maiores danos causados pela nicotina e pelo alcatrão. Se você vai fumar apenas um tabaco, o filtro é a melhor escolha.

Em seguida, separe a quantidade exata de tabaco que você vai bolar. A quantidade vai variar conforme o tamanho da seda que você escolher, a dica é colocar um pouco em cima da seda como se você fosse enrolar, assim você terá uma ideia se a quantidade será o suficiente.

Passo 2: para facilitar, você pode picotar ou dichavar o fumo

Geralmente, o tabaco vem na embalagem em fiapos grandes e longos que podem dificultar na hora de bolar. Para facilitar, é legal picotá-los antes usando uma tesoura ou um bom dichavador. Com ele, você pode economizar mais tempo, fumo e trabalho em um único acessório.

Feito isso, coloque a quantidade picotada em uma cuia ou em qualquer outro recipiente. O ideal é que você faça o trabalho em cima de uma bandeja ou de uma tábua que tenha um contraste diferente da cor do tabaco. Assim, caso caia na superfície, você poderá pegar e despejar novamente na seda.

dichavador de ervas de metal

Passo 3: posicione a piteira dentro da seda para colocar o tabaco

No próximo passo, você vai precisar pegar a seda e a piteira e posicioná-las para poder colocar o tabaco. Caso você seja destro, coloque o filtro do lado esquerdo da seda, pois irá facilitar na hora de enrolar. Caso você seja canhoto, basta alterar a base do filtro para a direita.

Segure a aba do papel onde está a piteira com o dedo polegar e o dedo médio (do meio), fazendo um formato de concha. É importante lembrar que será a partir da piteira que você irá bolar o restante da seda com o tabaco.

Por esse motivo, caso você resolva fazer a sua própria piteira, lembre-se de montar uma em um tamanho médio ou pequeno, que possa comportar a quantidade de tabaco selecionado.

Leia também: Conheça as melhores marcas de tabaco para utilizar na queima orgânica

Passo 4: coloque o fumo ou a erva dentro da seda

Com a mão que está livre, pegue o tabaco picotado e coloque-o sobre a seda. Lembre-se de ir pegando aos poucos e comece colocando a partir da ponta da seda onde está a piteira. Caso contrário, o peso do tabaco pode sobrecarregar a ponta e “desmoronar” o seu cigarro inteiro.

Coloque toda a quantidade de tabaco separada e vá espalhando de maneira homogênea com o dedo indicador da mão que está livre. Esse passo é muito importante para que todo o tabaco seja queimado de maneira uniforme, se você “jacarezar”, significa que algo deu errado na hora de bolar.

Cuide para que o tabaco não acabe caindo muito pela ponta, você pode ir empurrando com o dedo todo o excesso que está nesse ponto, deixando um pequeno espaço para você pilar no final.

bolador de tabaco em um fundo preto

Passo 5: enrole o cigarro

Com o tabaco ou a erva da sua preferência já colocada na seda, chegou a hora de começar a enrolar o seu cigarro. Agora, você vai precisar usar as duas mãos para segurar as bordas do papel, com o dedo polegar e o médio, como já mostrado nos passos anteriores.

Com um formato de pinça, faça “massagens” movimentando a seda, fazendo com que a ponta dela forme uma linha reta de um lado para outro, para que o tabaco fique bem distribuído por toda a seda. Faça quantas vezes for necessário até sentir que o fumo está bem acomodado no papel.

Utilizando o dedo polegar esquerdo (onde está a piteira), abaixe um pouco mais o lado da seda, pressionando-a para entrar na piteira, até que ela comece a enrolar para dentro. A partir daí, basta você seguir enrolando com o outro dedão que o cigarro irá enrolar praticamente sozinho.

Você sabia que existe uma lista de ervas que podem ser adicionadas ao tabaco? Veja o conteúdo: Lista de ervas para misturar com tabaco e sair da mesmice

Passo 6: passe a goma

Se você conseguiu chegar até essa etapa, parabéns, você já está quase conseguindo finalizar. Aqui, você deve enrolar o cigarro na parte em que sobra apenas a linha adesiva da seda.

Para conseguir ativar essa cola, você vai precisar lamber a borda brilhosa, semelhante a como se estivesse selando um envelope. Quando a goma estiver úmida, basta terminar de enrolar o cigarro. Para fixar bem a cola, passe o dedo por todo o papel para fixar bem.

Lembre-se de não deixar o papel muito frouxo para formar um pastel, nem muito esticado para rasgar a seda — principalmente quando a goma está úmida, ela pode se romper facilmente.

Passo 7: pile o cigarro

Pilar o seu tabaco é um dos passos finais que devem fazer parte de todo ritual. Um cigarro bem compactado não vai apagar toda hora e nem gastar o seu isqueiro. Você pode usar pilões específicos para bolar ou improvisar, nessa hora, tudo pode ser usado: clips, lápis, garfo e até a ponta do cadarço.

Para finalizar, enrole a ponta do tabaco por várias vezes até ela ficar completamente fechada. Para deixar mais bonito, tire a ponta enrolada com uma tesoura e está pronto o seu tabaco enrolado.


E aí, conseguiu bolar o seu primeiro tabaco? Conte para a gente aqui nos comentários. Se você ainda tem dificuldades para enrolar e não sabe o que fazer, indicamos o básico, use um bolador.

Conheça mais sobre esse acessório no link: Bolador de fumo: como usar e mais.

4.5/5 - (2 votes)
Categorias Dicas
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Onde encontrar tabacos e cigarros para revenda? Entenda com a Da Mata

Os 10 melhores jogos para jogar brisado: FPS, luta, corrida e mais

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário