A piteira é um acessório essencial para quem curte fumar um tabaquinho ou outros tipos de ervas. Sua utilização permite uma experiência mais proveitosa e com o máximo de qualidade possível, além de ser extremamente importante para a redução de danos. Ao ser usada, melhora a circulação do ar dentro do baseado, prevenindo possíveis manchas e queimaduras.
Quem não tem muito costume de usar as piteiras no dia a dia pode sentir dificuldade ao enrolar o papel de maneira adequada, mesmo que alguns modelos tenham marcações definidas que facilitam o uso. A princípio, é preciso entender que existem vários jeitos de como fazer uma piteira de papel, dos modelos mais simples até os mais elaborados e chamativos.
Hoje, mostraremos um passo a passo completo e várias dicas de como montar uma piteira. Continue rolando a tela e confira o post completo!
Benefícios de usar a piteira
Cara, se você não usa piteiras para bolar o seu baseado, certamente está perdendo diversos benefícios, tanto para a sua saúde como para a sua higiene e até para a economia da ganja. Não entendeu? Listamos os principais benefícios de usar a piteira antes de você aprender a montar a sua própria. Confira:
- Higiene: ninguém merece ficar sujando a mão e a boca com os resíduos que saem da seda, concorda? A piteira evita que os dedos e a boca entrem em contato direto com o seu cigarro;
- Sabor mais puro: devido à filtragem, você consegue desfrutar o sabor mais limpo da erva ou do tabaco que você bolou;
- Economia: ao bolar um beck com piteira, você consegue fumar ele do início ao fim, sem deixar aquele restinho para jah, tá ligado?
- Proteção dos dedos: se você fuma sem piteira e vive queimando a ponta dos dedos, certamente as piteiras podem te salvar. Elas ajudam a criar uma barreira de proteção que evita as queimaduras causadas pela brasa ou pelo isqueiro;
- Filtragem: o benefício mais importante é a filtragem. Nela, as piteiras são responsáveis por reduzir uma grande quantidade de impurezas e substâncias tóxicas que podem entrar nos pulmões.
Um fator importante que precisamos frisar é que, embora a utilização das piteiras seja extremamente essencial para reduzir danos da fumaça, o tabaco ainda continua apresentando riscos à saúde. Por isso, não indicamos o seu consumo, apenas trazemos informações para te ajudar a amenizar alguns riscos. Fechou?
Como fazer uma piteira
Conhecendo os benefícios de usar a piteira nas suas sessões, fica mais fácil entender o quão importante ela é para reduzir os danos da fumaça. Agora, fique com o tutorial completo de como fazer a sua própria piteira, confira:
- Preparação: escolha a piteira desejada e retire para poder bolar. Existem diversos tamanhos, sendo que o tamanho 2,5 cm x 5 cm é um dos mais indicados para quem está começando;
- Dobre: em uma superfície plana, dobre as marcações inseridas nas pontas da piteira. Primeiro de um lado, depois dobre do outro, fazendo um formato de “M”;
- Enrole: agora, comece a enrolar as dobras feitas com a mão firme, mas sem amassar o papel. Uma dica é “esfregar” a piteira entre as mãos, enrolando até que ela fique bem redonda;
- Fixe a piteira: certifique-se de que a piteira está bem fixa, sem abas abertas ou amassadas. Se precisar, use um pouco de saliva para fechar algumas dobrinhas;
- Finalize: se necessário, você pode ajustar a piteira, cortando as extremidades para obter o tamanho desejado.
A prática sempre leva à perfeição. Se não conseguir fazer uma piteira bonita nas primeiras tentativas, não desanime, em breve você estará bolando cones perfeitos com piteiras que irão filtrar diversas substâncias ruins.
Tipos de piteira
Agora que você já sabe como fazer a sua piteira de papel, podemos entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de piteiras existentes. As mais comuns, de papel, precisam ser enroladas antes de colocar no baseado. Mas não para por aí, também existem de outros materiais, como as piteiras de vidro, que são mais práticas e até melhores para resfriar a fumaça.
Para escolher o tipo ideal para o seu baseado, é preciso estar atento a algumas características, como o tamanho da seda que você vai usar, a quantidade que você vai colocar na seda e, obviamente, o recheio. Os principais tipos de piteira, são:
- Filtros: mais indicados para quem gosta de degustar um bom tabaquinho. Consegue filtrar mais substâncias impuras que podem fazer mal para a sua saúde;
- Piteiras de papel: disponível em uma grande variedade de tamanhos, é a opção mais comum para quem curte queimar uma erva. Quanto maior o tamanho da piteira, mais ela filtra e resfria a fumaça;
- Piteira de vidro: são as mais eficientes para quem busca reduzir os danos da fumaça. Um dos malefícios está no material, que pode quebrar facilmente ao cair no chão.
Esperamos que as dicas de como fazer uma piteira de papel tenham sido úteis. Aqui no blog da Tabacaria da Mata, você encontra outros conteúdos relacionados que podem ser do seu interesse. Continue navegando e confira dicas de produtos, ativismo canábico, guias práticos e muito mais.
Se você deseja melhorar o seu conhecimento para bolar aqueles finos de respeito, é preciso estar atento aos tipos de sedas existentes. Acesse o link e confira o post completo. Até a próxima!