Cultivo indoor: TUDO que você precisa para plantar em casa

Só na boa, galera? Bora trocar ideia sobre um assunto que vem ganhando cada vez mais adeptos, está ficando mais acessível e, com os cuidados certos, pode dar ótimos resultados: o cultivo indoor.

Com certeza, em algum momento, já passou pela sua mente que ter a sua própria planta pode ser o melhor jeito de economizar dinheiro, controlar o crescimento, reduzir danos e apreciar variedades naturais de qualidade. A gente foi atrás, pesquisou, estudou e trouxe para você todos os aspectos relacionados ao cultivo indoor, desde os benefícios até o tempo para a colheita. Se você está interessado em começar o seu próprio jardim dentro de casa, prepara um e boa leitura!

O que é cultivo indoor?

O cultivo indoor, ou cultivo interno, é a prática de cuidar de plantas em ambientes fechados, como dentro de casa ou em estufas. Ao contrário do cultivo ao ar livre, essa modalidade permite que você tenha total controle sobre as condições do ambiente, criando o clima perfeito para que as suas plantas cresçam fortes e vigorosas.

Após aprender a plantar, você pode controlar com precisão a temperatura, a quantidade de luz e trabalhar a terra adicionando nutrientes específicos para cada fase de crescimento da planta.

Como começar o seu cultivo indoor?

Antes de começar a cultivar suas plantinhas dentro de casa, é importante entender alguns conceitos fundamentais sobre o tema. Primeiro, você precisa estudar um pouco sobre como a incidência da luz afeta o crescimento das plantas. Saber a quantidade certa de luz e a distância ideal em cada fase faz total diferença.

As plantas precisam de luz para fazer a fotossíntese, mas uma luz muito fraca ou distante pode fazer com que as mudas se esforcem muito para crescer, alongando o caule e perdendo a sustentação. Uma luz excessiva e próxima demais pode queimar e ressecar as folhas, retirando os nutrientes e a vitalidade da planta.

pé de maconha iluminado com uma flecha de raio solar

Além disso, você também vai precisar controlar a temperatura e a umidade do ambiente e, para isso, existem equipamentos específicos. Você pode pensar que é um investimento alto, mas, a longo prazo, os benefícios são muitos, como explicaremos mais adiante. Lembre-se de que cada planta tem necessidades diferentes, portanto, também é importante pesquisar e entender exatamente como proceder para o crescimento de cada variedade.

E para finalizar, mantenha a circulação de ar frequente dentro do ambiente de cultivo. Suas mudinhas vão precisar de ar fresco constantemente para crescerem fortes, e a ventilação evita o acúmulo de umidade, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças e fungos.

O que preciso para um cultivo indoor?

Para iniciar o seu próprio jardim indoor, você precisará de alguns itens essenciais. Como já comentamos acima, existem equipamentos que facilitam muito o controle e a manutenção do ambiente, mas com alguns recursos básicos, você já pode ter as condições ideais para cultivar suas plantas com segurança e tranquilidade.

Comece pelos recipientes. Você vai precisar de vasos adequados para plantar as sementes ou mudas. Escolha modelos que sejam grandes o suficiente para acomodar o crescimento das raízes. Além disso, procure investir tempo e orçamento no preparo do solo, pois isso será fundamental para o crescimento vigoroso das mudinhas. A terra precisa ser rica em nutrientes e ter uma boa drenagem, se precisar, use fertilizantes e adubos.

Agora, vamos para o segundo aspecto mais importante do cultivo indoor: a luz. Além de importante, a luz é a maior vantagem desse tipo de cultivo, pois você tem total controle sobre o ambiente. Para otimizar o processo e economizar, uma opção são as lâmpadas de LED especiais para crescimento, que imitam a incidência do sol e garantem a quantidade ideal para a fotossíntese das plantinhas.

E para finalizar, o ambiente. O ideal é preparar o local para aproveitar ao máximo a circulação de ar e a luminosidade. Se você não tem planos de ter um grande jardim, uma boa opção pode ser as estufas, que, além de tudo, mantêm as plantas seguras contra insetos.

estufa de cultivo indoor em uma lavanderia

Quanto tempo leva o cultivo indoor?

Isso vai depender muito da variedade das plantas e das condições do solo e do ambiente em que elas estão crescendo. Basicamente, as plantas passam pelos estágios de germinação, crescimento e floração. A parte que a gente mais espera é a floração, período que pode levar de 6 meses até 1 ano para acontecer.

É importante lembrar que cultivar é um processo dinâmico e você irá enfrentar muitos desafios, mesmo controlando todas as variáveis. Muitas vezes, as plantas podem não se adaptar, você pode errar na quantidade de nutrientes ou no tempo de luz e tudo isso afetará a sua produção. Tenha paciência, faça tudo com calma e persevere, pois depois do trabalho suado, sempre vem a recompensa.

Qual a umidade ideal para cultivo indoor?

Cada tipo de planta necessita de uma quantidade específica de umidade em cada fase de crescimento. Durante o período vegetativo, a maioria das ervas pode ficar em uma umidade de 40% a 50%. Já durante a fase de floração, o ideal é que a umidade seja mantida abaixo dos 50%. Para medir com precisão a umidade do ambiente, você pode usar um higrômetro. Substratos leves e argila podem auxiliar na drenagem da água para reduzir a umidade se necessário.

No final do processo, você ainda precisa secar e curar suas ervas antes de consumir. Mas esse é outro passo a passo simples que você pode aprender com quem entende do assunto.

Qual a diferença do cultivo indoor e outdoor?

A principal diferença entre esses dois tipos de cultivo está no controle do ambiente. No cultivo outdoor, você precisa ser muito mais adaptável, pois a natureza é que vai ditar o ritmo de crescimento da planta. No cultivo indoor, não existem imprevistos e você consegue fornecer as condições perfeitas para potencializar o crescimento e a produtividade das suas plantas.

Não tem segredo, com um pouco de dedicação diária, paciência e os materiais certos, você estará em breve colhendo os frutos — ou flores — do seu trabalho. Esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo, se quiser se aprofundar ainda mais, leia nosso post sobre livros que todo maconheiro deve ler. Boa brisa!

5/5 - (1 vote)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Como limpar dichavador: 5 passos muito fáceis e práticos

Uso medicinal da maconha: entenda a importância e efeitos

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário