Você já ouviu falar sobre a hemp protein? Também conhecida como proteína do cânhamo, ela é uma poderosa fonte vegetal, principalmente, para pessoas veganas e vegetarianas.
Rica em fibras, vitaminas e proteínas, a hemp protein é uma substância negligenciada entre muitos profissionais nutricionistas. Porém, parceiro, esse preconceito é apenas mais um tabu da sociedade, porque a proteína é extraída diretamente da semente do cânhamo e possui um THC mínimo.
Ou seja, essa proteína em pó não vai te causar nenhum tipo de brisa — felizmente para uns, e infelizmente para outros. E aí, quer saber mais sobre a hemp protein? Continue sua leitura e confira!
Afinal, o que é a hemp protein?
A hemp protein é uma proteína em pó, 100% vegana, produzida a partir do processo de moagem da semente do cânhamo. De maneira geral, ela tem dois tipos de proteínas globulares: edestina e albumina 2S, ricas em aminoácidos essenciais para o organismo.
Gosto de brincar que, para quem curte um verdinho, a hemp protein é a parte saudável do kit maconheiro. Mas faz sentido para vocês, né?
Ela repõe os nutrientes que o corpo precisa, não causa nenhum tipo de brisa e não prejudica o funcionamento cognitivo do cérebro. Ah, e, claro, reforça um estilo de vida orgânico e sustentável.
Quais os benefícios de consumir a proteína do cânhamo?
A hemp protein é uma fonte de proteína muito rica para o organismo. Não à toa, ela é uma das poucas substâncias que oferecem os principais aminoácidos para uma dieta (isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina).
Além disso, assim como o óleo de canabidiol, a proteína do cânhamo oferece outros benefícios, como:
- Fácil digestibilidade;
- Contém gorduras insaturadas, como o ômega 3 e o ômega 6;
- Fonte de fibras;
- Rica em minerais, como fósforo, ferro, magnésio e cálcio.
Bom, deu para notar o motivo da proteína ser uma ótima alternativa para as pessoas veganas, não é? Lógico, ela é natural e, ainda por cima, fornece todas as substâncias que o corpo precisa para viver.
Sem dúvidas, o consumo da hemp protein pode melhorar a sua saúde e bem-estar, logo, influenciar no seu lifestyle. Daora, não é?
Há alguma contraindicação para o consumo da hemp protein?
Amanda Kuske, uma nutricionista norte-americana, afirma que: “Não há riscos em consumir o hemp protein, desde que você não tenha nenhuma alergia à semente do cânhamo”. Além disso, é recomendado que mulheres grávidas evitem consumir a substância durante a gestação.
Mas vá com calma, parceiro. Entendo que a substância é atrativa e, graças aos seus benefícios, dá vontade de consumi-la em grandes quantidades. Porém, não é bem assim!
Atenção: como uma forma de redução de danos, a hemp protein não pode ser um substituto de nenhum ingrediente que esteja em sua dieta, ela deve ser apenas um complemento!
A proteína de cânhamo possui efeitos colaterais?
A proteína de cânhamo não apresenta riscos reais para a saúde. Porém, quando consumida em uma quantidade inadequada — principalmente, por pessoas que não estão acostumadas a consumir fibras — ela pode causar efeitos colaterais como: gases, inchaço e desconforto digestivo.
Ah, fique relaxado. Embora seja feita com a mesma semente da maconha, você não vai sofrer nenhum tipo de bad trip. Isso porque, como falamos no início do texto, a hemp protein possui um baixo nível de THC e não afeta o funcionamento do cérebro.
O mais indicado é que ela seja consumida a partir da recomendação de um médico ou nutricionista. Dessa forma, o profissional pode indicar a porção ideal para você consumir durante o dia a dia.
Então, antes de investir na hemp protein, procure pela recomendação de um especialista em saúde e evite qualquer tipo de efeito colateral!
Como consumir a hemp protein?
Assim como outras proteínas em pó, a hemp protein pode ser consumida em bebidas pós-treinos, como os smoothies e shakes. Nesse caso, ela deve substituir o whey protein. Uma boa alternativa é misturá-la com leite e frutas, formando uma deliciosa vitamina para você beber.
Além disso, há a opção de usá-la para a elaboração de receitas, como bolo (bem parecido com o bolonha), pão caseiro, cookie ou barrinhas de cereais.
Para garantir que o sabor da proteína seja preservado, armazene a substância em um recipiente de vidro. Ele vai assegurar que a hemp protein não entre em contato com o ar da atmosfera, fazendo com que suas características sejam mantidas.
Pronto. Agora, você pode dizer com todas as letras que SIM, você conhece a hemp protein e sabe quais são os seus benefícios e a maneira ideal de consumi-la.
Quer se aprofundar em outros assuntos relacionados com a canábis? Continue acompanhando o blog Da Mata e conheça os tipos e origens dessa planta tão querida entre nós. Aproveite e conheça a história por trás do 4/20!