Sabotage é um nome de peso na cena do rap nacional. Com uma carreira meteórica de muito sucesso, foi compositor e também chegou a fazer alguns trabalhos como ator, sendo personagem Fuinha do filme Carandiru. Sua história reflete uma realidade sofrida e de violência vivida por milhões de brasileiros todos os dias.
Nascido em 3 de abril de 1973, na Zona Sul de São Paulo, Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido como Sabotage, teve uma infância pobre e muito difícil. Suas músicas retratavam a violência policial, drogas, preconceito, discriminação e muitos outros assuntos que eram a realidade de um favelado da época, e que, infelizmente, refletem-se até os dias atuais.
No texto de hoje, você vai conhecer a história do rapper Sabotage, um dos grandes artistas brasileiros que fumava e apoiava a causa canábica nacional. Confira o texto completo!
Onde cresceu o Sabotage?
Sabotage e a sua família viveram boa parte da vida na favela do Canão, localizada na cidade de São Paulo, Zona Sul, em um barraco pequeno de 2 cômodos. Mauro era o filho caçula entre três irmãos, criados por uma mãe sozinha e batalhadora, Ivonete Mateus de Melo. Seu pai abandonou a família com a chegada do terceiro filho.
Ainda muito jovem, Mauro começou a se envolver em pequenos crimes, assim o seu primeiro emprego foi como olheiro do tráfico de drogas na favela onde vivia.
Aos 15 anos, foi encaminhado à Febem, instituição que cuidava de pequenos jovens infratores da época, após furtar um pequeno rádio de um carro. Durante a apreensão, perdeu alguns dentes superiores porque foi espancado por policiais. Essa marca, Sabotage carregou em seu rosto durante boa parte da vida.
Leia também: Você conhece o ritmo de reggae? Veja 4 curiosidades.
Quando Sabotage começou a fazer rap?
Sabotage começou a escrever suas próprias letras a partir de 1985, se inspirando em músicas de Chico Buarque, Barry White e Afrika Bambaataa. O artista já curtia fazer várias rimas, mas nunca havia se revelado como artista para ninguém. Inclusive, na época, criou uma música para si mesmo onde usava o solo de uma música de Leo Jaime para rimar em cima.
Somente em 1988, Mauro começou a se inscrever em concursos de rap. Em um deles, conheceu nada mais nada menos que Mano Brown e o Ice Blue, ambos integrantes de um dos maiores grupos do rap nacional, Racionais MC’s. Os artistas que já estavam sendo consolidados na cena se impressionaram com a performance do Sabotage.
Quando Sabotage fez sucesso?
Em 2000, Sabotage emplacou o seu primeiro e único sucesso lançado ainda em vida, o álbum “Rap é Compromisso”. Com temas que retratam a violência, o abuso policial, o tráfico, fome e as drogas. O artista conseguiu emplacar hits que tocam nas quebradas do Brasil inteiro até os dias atuais, até porque muitas denúncias sociais retratadas em suas músicas ainda acontecem.
Confira as principais faixas deste álbum:
- Rap É Compromisso;
- Um Bom Lugar;
- Respeito É pra Quem Tem;
- Cocaína.
Como surgiu o nome Sabotage?
O nome Sabotage é um apelido que veio de seu irmão, Deda. Mauro era conhecido por cometer vários pequenos delitos ainda quando criança e já chegou a passar anos na Febem, Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor. Seu irmão dizia que o menor fazia “muita sabotagem”, dando origem ao nome do artista.
Sabe o que é sabotagem? É não conhecer a nossa lista com as melhores bandas de reggae da atualidade para ouvir depois de queimar aquele verdinho. Acesse e confira!
Qual o motivo da morte do Sabotage?
Sabotage foi assassinado covardemente com 4 tiros pelas costas, em São Paulo, no ano de 2003, aos 29 anos de idade. Mauro foi alvejado após deixar sua mulher em um ponto de ônibus. Após sete anos sem um culpado, a polícia conseguiu chegar a um suspeito, Sirlei Menezes da Silva, que seria um traficante com quem Sabotage tinha desavenças em tempos de quando o artista ainda estava no tráfico.
O maestro do Canão teve sua carreira interrompida no começo do seu sucesso. Infelizmente, perdemos um artista que abordava temas sociais e culturais da época que se refletem até hoje. Seu nome ainda é lembrado em todas as quebradas, inspirando a mulecada a repensar sobre caminhos errados e também sobre seu lugar na sociedade.
Bem Bolado e Sabotage
A marca Bem Bolado criou uma linha de produtos para homenagear o maestro do Canão. A linha conta com sedas brown e um box completo com bag, piteira, tubeck, dichavador e adesivos personalizados. O kit celebra os 50 anos do manifesto e das músicas do Sabotage e a sua importância para a cultura brasileira.
Não há dúvidas de que Sabotage foi um artista muito importante para a cena de hip hop no Brasil. Suas letras pesadas mostravam uma realidade dura e cruel vivenciada por milhões de pessoas em nosso país. Sua história é viva e sua música expressa um mundo de injustiças que ainda vivemos no mundo contemporâneo.
Continue navegando em nosso blog e conheça outros posts que podem ser do seu interesse. É claro que existem muitos outros artistas undergrounds perfeitos para ouvir queimando um. Por isso, confira uma lista com 25 músicas para ouvir chapado.
Até a próxima!