O início do cultivo da cannabis deve começar com a escolha da semente. É claro que essa tarefa não é tão simples e pode ser motivo de dúvida entre os growers iniciantes que estão começando nesse mundo. Afinal, existem centenas de opções e cada uma possui suas características, dificuldade para plantar, tipo de maconha, tamanho em que chega na fase adulta, entre outras variantes.
Se você é uma dessas pessoas e não sabe qual espécie escolher, quais são as melhores genéticas e também tem dúvidas a respeito sobre leis de plantar a erva, aqui é o lugar certo para você sanar todas as suas perguntas. No conteúdo de hoje, separamos as 7 melhores sementes de cannabis e várias dicas para você que quer começar a ter o seu próprio plantio.
E aí, ficou curioso? Continue a leitura e confira o post completo!
7 genéticas em sementes de maconha sativa e índica
Agora que você já conhece as leis por trás das sementes de cannabis, chegou a hora de conhecer as melhores opções de genéticas existentes no mundo. É claro que existem centenas de opções, cada uma com diferentes características entre si. Para te ajudar, separamos uma lista com 7 opções diferentes. Confira:
1. Afghani Hindu Kush
A Afghani Hindu Kush é uma semente com alto potencial genético, já que resiste às doenças de plantas e ao mofo. É uma das favoritas para preparar haxixe e uma alternativa, em estudo, para tratamentos de espasmos musculares, enxaqueca, tpm e depressão.
- Genética: indica, em maioria;
- THC: 20-25%;
- Terpenos: cariofileno, limoneno e mirceno;
- Altura média da planta: 90-130 cm;
- Rendimento: 500-600g por “pé de planta”;
- Tempo para florar: 50 a 55 dias;
- Clima propício: continental e temperado.
2. Super Skunk
A semente de Super Skunk, como o próprio nome diz, é poderosa. Ela é uma semente que rende bastante em pouco tempo, já que as flores germinadas são densas e frondosas, além de possuir um dos aromas mais potentes dessa lista. Vale dizer que o sabor adocicado contrasta com a potência da cepa.
- Genética: indica, em maioria;
- THC: 15%;
- Altura da planta: média;
- Rendimento: 600g por pé de planta;
- Floração: 50-55 dias;
- Clima propício: continental e temperado.
3. Cheese
A semente de cannabis cheese é híbrida índica dominante, tanto que já ganhou uma competição das melhores Cannabis e outra de melhor Cannabis Índica. O nome dela tem essa origem porque as flores emitem uma fragrância azeda e forte como um queijo envelhecido e cresce até formar botões amarelo-laranja.
- Genética: 60% Índica – 40% Sativa;
- THC: 16%;
- Terpenos: limoneno, cariofileno e mirceno;
- Altura: 100-120 cm;
- Rendimento: alto, até 600g;
- Tempo para florar: 45-55 dias;
- Clima: continental e temperado.
4. Somango
As sementes de Somango possuem aroma frutado, e a peculiaridade é que suas folhas ficam roxas quando atingem o período de maturidade depois de plantadas.
É uma das preferidas para aliviar os sintomas depressivos e auxiliar na criatividade, sendo a semente com os terpenos mais diferentes.
- Genética: 75% índica e 25% sativa;
- THC: 17-20%;
- Terpenos: linalol e pinene;
- Altura média: 100 a 140cm;
- Rendimento 450-550g;
- Tempo para florar: 50-55 dias;
- Clima propício: continental e temperado.
5. Diesel
A semente diesel é sativa dominante, sendo popularmente conhecida por seu aroma potente e sabor cítrico. Ela é uma das melhores sementes para produções do xapa-xana, por exemplo. Isso porque as flores são bem concentradas em sativa.
- Genética: 80% sativa e 20% índica;
- THC: 19%;
- Terpenos: mirceno, limoneno e cariofileno;
- Altura: 100-150cm;
- Rendimento: médio;
- Floração: 45-55 dias;
- Clima propício: continental e temperado.
6. Channel Dawg
A Channel Dawg é uma genética com aroma maravilhoso! É fácil de cultivar e possui rendimento de 500 a 600 gramas por floração. Saiba mais:
- Genética: 50% sativa e 50% índica;
- THC: 20%;
- Rendimento: médio;
- Floração: 56-63 dias;
- Clima propício: continental e temperado.
7. White Widow
Altamente recomendadas para cultivo indoor, a White Window é a mistura genética de Kerala com a Manga Rosa, strain brasileira conhecida por ser altamente potente em índices de THC. Essa variedade é muito forte, indicada apenas para os amantes de ganja que já têm bastante experiência no assunto.
- Genética: 60% Índica e 40% Sativa;
- THC: 19%;
- Rendimento: médio;
- Floração: 56-63 dias;
- Clima propício: continental e temperado.
Diferenças e utilidades de cada tipo de semente
Mas afinal, o que muda de uma semente de maconha para outra? Bom, existem vários fatores que diferenciam uma planta de outra, como o sexo (sim, as plantas possuem sexo), a variedade genética, entre outras, confira mais detalhes:
- Sexo: a definição da sexagem só será perceptível no momento da floração ou flora da semente. De maneira geral, as plantas do sexo feminino possuem mais THC, enquanto o macho possui menos canabinoides e uma menor quantidade de folhas. Outro detalhe é que em casos específicos a planta pode ser hermafrodita, ou seja, ter os dois sexos;
- Tipo de maconha: dividida entre sativa e índica, cada uma possui efeitos diferentes no corpo. Enquanto a sativa possui efeitos de euforia (floração entre 60 a 90 dias) a índica age de maneira sedativa ou relaxante (floração entre 45 a 60 dias);
- Genética: outro fator que diferencia uma semente de outra é a sua genética. Aqui, há um mundo de opções! Existem centenas de genéticas com características específicas, onde umas conseguem ter mais THC enquanto outras mais CBD.
É permitido o cultivo de cannabis no Brasil?
A primeira coisa que devemos levar em consideração é que as sementes de maconha não possuem THC na sua formulação enquanto não são plantadas. A substância presente na planta (THC), é considerada proibida em todo o território nacional por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Segundo o Jusbrasil, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal concluiu, em recente julgado, que a conduta de importar, pela internet, 26 sementes da planta cannabis sativa, que não possuíam a substância psicoativa em sua composição, deve ser considerada como atípica.
Por esse motivo, a compra de poucos exemplares de sementes de ganja destinadas para o consumo próprio, não deve ser considerado um crime de tráfico de drogas. No entanto, devemos ter em mente que cabe ao juiz interpretar cada caso específico, então não marque bobeira, fechou?
Enquanto a nossa erva não é liberada de vez, o plantio ainda continua sendo regulamentado apenas em casos muitos específicos, como em rituais religiosos ou para a produção do óleo de canabidiol, que é extremamente importante para o uso medicinal em doenças como epilepsia, esquizofrenia, Parkinson, Alzheimer e outras.
Como saber se a semente da maconha está boa?
As sementes de maconha saudáveis são conhecidas por apresentar uma cor amarronzada, onde por sua vez podem apresentar tons mais claros ou escuros. Variando a espécie, existem tonalidades que apresentam listras ou padrões irregulares. É uma coisa linda de ver!
Cuidado: as sementes que apresentarem uma coloração verde, por sua vez, provavelmente não estão prontas para serem plantadas. Isso significa que quem colher a flor provavelmente tirou as sementes antes da hora adequada. Com isso, as sementes não conseguem se desenvolver e por isso não irão germinar.
Como cultivar sementes de cannabis feminizadas?
Quer saber como plantar a sua semente em um cultivo indoor ou outdoor? É simples, você pode escolher uma tenda, divisão de cultivo, jardim ou estufa, que são perfeitas para quem quer plantar em casa e apartamento, mas também não quer dar muita “pala”. Confira o passo a passo:
- Coloque entre um papel de cozinha umedecido para potencializar a taxa de germinação;
- Depois que tiver alguns nós, plante em um vaso final;
- Termine colocando uma tenda para proteger de intempéries.
Dicas: alterne a quantidade de luz para assegurar o crescimento e floração, exemplo:
- Plântula: 20h de claridade – 4h de escuridão
- Fase vegetativa: 18h de claridade – 6h de escuridão
- Fase da floração: 12h de claridade – 12h de escuridão.
As plantas vão crescer como se estivesse na natureza mesmo, e quando estão no interior da casa precisam que essas condições climáticas sejam reproduzidas. A maioria dos cultivadores preferem plantar no começo da primavera, assim, qualquer ameaça de geada já passou e em dezembro já estão com as flores maravilhosas.
Qual é o melhor tipo de solo para plantar sementes de cannabis?
A melhor opção para plantar a cannabis é o solo arejado, bem drenado e rico em nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio).
Qual é a temperatura ideal para plantar sementes de maconha?
21°C, sendo que as sementes suportam pequenas variações de temperaturas. Caso oscile demais em um único dia, previna-se. Pois a safra estará comprometida.
Qual é a umidade adequada para o desenvolvimento da erva?
A umidade ideal para o desenvolvimento da sua planta vai depender da fase em que ela está. Na fase de plântula é entre 65-70%, fase vegetativa entre 50-70% e da fase da floração entre 40-50%.
Quando regar as sementes de cannabis?
Você pode regar a sua muda de cannabis a cada 1-3 dias, sinta o solo seco e só depois regue. Se tiver úmido, aguarde mais um dia e faça o teste novamente.
Como escolher uma semente de maconha
Ao comprar uma semente é preciso levar em consideração os seguintes pontos:
- Tipo de cultivo: exterior ou interior;
- Rendimento: XL, médio ou elevado;
- Altura da planta: alta, média ou compacta;
- Floração: rápida, média ou longa;
- THC: alto, moderado ou baixo;
- CBD: grande, médio ou baixo;
- Tipo: híbrida (50/50), sativa dominante ou indica dominante;
- Clima de plantio: verão longo ou verão curto;
- Efeito: corpo, humor ou mente;
- Sabor: suave, terroso, azedo ou pungente.
E claro, depois de plantar, cultivar e colher, você precisa guardar as flores da maconha num local propício. Assim não perdem as propriedades que já conhecemos.
Esperamos que tenha curtido todas as nossas dicas e informações a respeito das queridíssimas sementes de cannabis. Assim, você terá um norte de como fazer e como escolher as melhores espécies. Continue navegando em nosso site e conheça outros conteúdos com dicas de redução de danos, tutoriais e muito mais. Até a próxima!
Agora, chegou o momento de colocar a mão na massa! Confira: Guia completo de como plantar maconha dentro e fora de casa. Confira!