Origem do tabaco: conheça a história e outras curiosidades

A planta tabaco que conhecemos atualmente teve sua origem nos Andes Bolivianos. Encontrada há pelo menos 600 anos, não dá para negar que a sua descoberta fez uma grande diferença em nossa sociedade. Seu uso está presente no cotidiano das pessoas pelo menos desde o século XV, onde era consumido de diferentes modos.

Acredita-se que por meio da imigração indígena, a erva acabou se difundindo em território brasileiro, principalmente pelos povos Tupi-Guarani. Enfim… poucos param para pensar, mas queimar aquele tabaquinho para dar uma relaxada, é, na verdade, uma atividade histórica que existe há séculos.

Se você tem curiosidade de saber mais sobre quais são os tipos de tabaco, sua origem, quando foi descoberto no Brasil e mais curiosidades, você está no lugar certo. Conheça os principais fatos históricos sobre a erva em um conteúdo completo que a Tabacaria da Mata preparou para você. Continue a leitura e confira!

Qual é a origem do tabaco?

Usado por tribos indígenas nos Andes Bolivianos, o tabaco era uma planta muitas vezes considerada como sagrada, utilizada para diferentes tipos de rituais ou, até mesmo, para fins medicinais e para lazer, onde era comido, bebido, mascado, aspirado e em muitos casos, fumado.

Com a descoberta dos espanhóis, o tabaco foi levado para a Europa no início do século XVI, onde começou a ser usado como o rapé, inalado com o objetivo medicinal de aliviar enxaquecas. Isso ocorreu precisamente em 1561, onde Jean Nicot, nome que deu origem à nicotina, enviou um pouco de pó para França, para que a rainha usasse para aliviar as suas dores de cabeça.

Obviamente, essa nova descoberta medicinal passou a se popularizar cada vez mais, se espalhando por toda França. Porém, em 1585, a erva atravessou a fronteira e começou a ser utilizada também na Inglaterra, graças ao corsário inglês Francis Drake. Não demorou muito para o tabaco ganhar a Europa com ramificações para a Ásia e outros continentes.

plantação de tabaco nos andes da Bolívia

A expansão da produção e do cultivo da planta cresceu rapidamente, de forma que, já no século XVIII, uma grande parte da população mundial havia tido contato com a substância — também, não é de se negar que a plantinha é poderosa!

Com o apoio dos ingleses, logo o tabaco se tornou um forte produto de consumo em, literalmente, qualquer parte do mundo — afinal, eles eram o maior império em existência na época.

História do tabaco no Brasil

No Brasil, os portugueses que encontraram as nossas terras já observavam o consumo de tabaco em praticamente todas as tribos indígenas. Aqui, o uso da planta era comumente associado aos ritos sagrados para evocação de deuses, cura de dores de cabeça, estômago, onde a sua utilização era feita apenas por pajés.

Os indígenas brasileiros comiam, mascavam, aspiravam, preparavam bebidas e fumavam o produto muito antes de o Brasil ser chamado de Brasil.

O tabaco, assim como o café, tiveram muita importância para o nosso país na época do imperialismo e da república. Tal importância pode ser observada, por exemplo, no brasão das Armas da República, onde o café e o tabaco estão presentes no coroamento do símbolo da nação.

Você sabia que os tradicionais cigarros de palha foram “inventados” nesse período? Diz a história que os trabalhadores do campo, que não possuíam condições de adquirir os cigarros industrializados, arranjaram a sua própria maneira de queimar a erva: a palha do milho.

Industrialização do tabaco

Com a expansão do consumo do tabaco de forma recreativa em conjunto com o início da revolução industrial, nasceu uma grande oportunidade para o mercado da época em produzir os tabacos enrolados em massa, foi aí que nasceu o cigarro industrializado. A partir do século XIX, os Estados Unidos e a Inglaterra foram os pioneiros na produção.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, A Souza Cruz, fundada em 1903, foi a primeira fábrica de cigarros do Brasil. A empresa foi aberta em um pequeno prédio no Rio de Janeiro e passou a produzir tabacos enrolados no papel, uma grande novidade para a época.

tabaco subindo na esteira em uma fábrica

Tempos modernos: como é o tabaco hoje em dia?

Viu só quanta história existe por trás da origem da folha de tabaco? Com certeza muitas pessoas acreditam que o cigarrinho foi criado há pouco tempo, quando, na verdade, ele está presente na cultura de povos há muitos séculos. Mas afinal, o que mudou de lá para cá? Como é a relação do homem moderno com o tabaquinho? Nós vamos te explicar!

Ao longo dos últimos anos, as tendências do consumo orgânico também chegaram às tabacarias, fato que resultou na criação e no consumo cada vez maior do chamado tabaco orgânico. Ao invés de comprar cigarros industrializados, muitos têm adotado o consumo dos nossos antepassados de bolar o tabaco com seda. Saiba mais no conteúdo!

Isso acontece pelo simples motivo das pessoas entenderem que o tabagismo, querendo ou não, acaba sendo prejudicial para a nossa saúde. Por isso, buscam formas menos “agressivas” e mais naturais para apreciar momentos de relaxamento. Contudo, é importante lembrar que independentemente da forma que é consumido, o tabaco pode ser prejudicial para a sua integridade, ok?

Se você busca formas de redução de danos para fumar o seu tabaquinho, a principal dica é adotar os filtros para diminuir a quantidade de impurezas que podem afetar o seu pulmão.


E aí, curtiu saber mais sobre a origem da planta tabaco? Sua descoberta impactou a nossa sociedade e realmente é muito interessante saber como ela foi descoberta. Em nosso blog, você encontra muitos conteúdos sobre tabacos que podem ser do seu interesse, continue navegando e descubra mais!

Caso tenha interesse, descubra outras práticas de reduções de danos que separamos para você!

5/5 - (1 vote)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Blunt com terpeno: saiba mais sobre as sedas com sabor de erva!

Meleca de maconha ou Shatter: saiba tudo sobre a extração!

Próximo
Visite a loja da Tabacaria da Mata! Temos tudo que você precisa em sedas, isqueiros e maçaricos !

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário