O vaporizador de ervas é um dispositivo eletrônico utilizado para acender ervas secas em uma temperatura específica, que resulta na vaporização da substância. Além de não gerar tanta fumaça quanto os baseados comuns, esse equipamento também é conhecido por diminuir consideravelmente o cheiro da erva.
Se você quer aprender a usar o seu vaporizador de ervas de maneira segura e prática para aproveitar a brisa, aqui é o lugar certo. Preparamos um guia completo e outras dúvidas sobre o assunto que você precisa conhecer. Continue rolando a tela e confira o passo a passo. Boa leitura!
Lembrete: a venda de vaporizadores de ervas é proibida no Brasil. Caso compre o seu dispositivo, certifique-se de adquirir marcas confiáveis no mercado. Existem poucos estudos sobre a segurança do equipamento, por isso todo cuidado é pouco, ok?
Como usar vaporizador de ervas?
Geralmente, o vaporizador de ervas é composto pelos seguintes equipamentos: câmara de aquecimento, bateria, elemento de aquecimento, controle de temperatura, caminho de vapor e o filtro. É muito importante estar atento ao manual de instruções, pois cada modelo pode ter utilizações diferentes.
Outra dica é adquirir um bom dichavador para deixar o seu recheio triturado. Assim, o vapor ficará mais suave, com um aroma mais intenso e sem qualquer risco de combustão. Fique agora com o passo a passo completo:
- Prepare a erva: comece triturando a erva escolhida em dichavador para uma consistência fina e uniforme. Isso ajuda a garantir uma vaporização mais eficiente;
- Coloque a erva na câmara: agora, você vai precisar abrir a câmara ou compartimento do dispositivo para colocar a erva já triturada dentro. Certifique-se de não sobrecarregar a câmara para permitir um fluxo de ar adequado;
- Ligue o dispositivo: ligue o vaporizador apertando no botão de ligar ou seguindo as instruções de uso do seu dispositivo;
- Ajuste a temperatura: alguns modelos de vaporizadores de erva permitem a regulagem de temperatura de acordo com as suas preferências. A temperatura ideal pode variar conforme a erva ou o tipo de extração escolhida;
- Aqueça o vaporizador: é só aguardar o equipamento atingir a temperatura ideal. Alguns modelos indicam com um LED, mas você pode ir testando dando pequenas puxadas até sentir o vapor saindo;
- Inale o vapor: quando o vapor estiver saindo, comece a vaporizar suavemente. Caso o vapor esteja muito forte, regule a temperatura de maneira que as puxadas não fiquem muito fortes para a sua garganta;
- Realize a limpeza do equipamento: depois de usar, lembre-se de limpar o seu vaporizador de ervas. Dessa maneira, você permite que ele esteja em pleno funcionamento para a próxima sessão.
Quando é a hora de substituir a erva do vaporizador de ervas?
A hora de substituir a erva no vaporizador de ervas pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o tipo de erva que você está vaporizando, a temperatura em que está vaporizando e suas preferências pessoais. Confira alguns fatores importantes:
- Sabor fraco ou ausente: caso sinta que o sabor da erva está mais fraco ou ausente, é uma boa alternativa reabastecer o dispositivo;
- Pouco vapor produzido: outra forma de descobrir quando é a hora de substituir a erva do vaporizador é quando o vapor diminui ou para completamente;
- Irritação na garganta: se você estiver vaporizando e começar a sentir irritação na garganta ou vontade de tossir, é extremamente recomendado trocar a erva.
Pode usar prensado no vaporizador?
Sim, é possível usar prensado no vaporizador. Essa não é a maneira ideal de usar o equipamento pensando na redução de danos, até porque a origem desse tipo de erva é desconhecida, e muitas vezes a maneira em que é plantada, colhida e armazenada não passa por nenhum critério rigoroso de segurança.
Uma dica muito importante para reduzir os possíveis danos é lavar o seu prensado. Isso mesmo, parceiro! Realizando uma boa higienização você poderá reduzir significativamente os níveis de impurezas, toxinas e solventes. Quer saber mais? Acesse o link e confira o guia super prático!
Qual a diferença entre fumar e vaporizar?
A principal diferença entre fumar e vaporizar é que na vaporização a maconha ou a erva escolhida não é queimada. Isso acontece, pois os vaporizadores de erva são aquecidos em uma temperatura específica em que a substância é extraída sem precisar queimar a erva. Quando falamos especificamente da cannabis, o calor ativa os canabinoides e os terpenos na cannabis, liberando-os em um vapor que pode ser inalado.
Por outro lado, quando você fuma a planta, você está literalmente queimando, o que produz fumaça contendo uma variedade de substâncias tóxicas, incluindo alcatrão e monóxido de carbono. Isso pode ser prejudicial à saúde e está associado a problemas respiratórios, câncer e outros problemas de saúde.
Leia também: 6 formas de consumir maconha — Aprenda com a da Mata!
E aí, curtiu nossas dicas de como vaporizar maconha? Continue navegando em nosso blog e conheça outros conteúdos interessantes sobre ativismo canábico, dicas de produtos, tutoriais, redução de danos e muito mais. Já que você aprendeu como usar o vaporizador, que tal conferir como usar um pipe? Clique e confira!
Até a próxima!