Vivemos em um país tropical, cheio de oportunidades de lazer em meio à natureza. Uma das opções de quem busca esse tipo de entretenimento é conhecer as maiores cachoeiras do Brasil, que estão espalhadas por diferentes regiões.
Grande parte das pessoas vive uma rotina corrida, muitas vezes dividida entre a faculdade e o trabalho. Apesar dos compromissos, é importante que cada um encontre um equilíbrio, afinal, não dá para viver sem relaxar a mente, certo?
Pensando nisso, criamos este post para que você conheça as quatro maiores cachoeiras do Brasil e planeje a sua viagem de descanso e conexão com a natureza agora mesmo. Preparado? Então vamos nessa!
1. Cachoeira da Fumaça
A Cachoeira da Fumaça fica localizada na Chapada Diamantina (Bahia), mais precisamente no Vale do Capão, sendo essa a melhor opção para chegar até ela. Tem uma queda de 400 m e formada por paredões rochosos, e conta com um visual exuberante, que pode ser apreciado tanto no topo como na parte de baixo.
A trilha para chegar ao topo da cachoeira tem 12 km de distância e um nível de dificuldade médio. Já aqueles que desejam chegar à cachoeira por baixo precisam ter um pouco mais de preparo físico, já que o percurso tem 36 km e um nível alto de dificuldade. É possível contratar um guia local para realizar ambos os passeios.
2. Cachoeira do Tabuleiro
Considerada a terceira maior queda do país (com 273 m), a Cachoeira do Tabuleiro fica localizada na Serra do Espinhaço, a 19 km de Conceição do Mato Dentro e a 200 km de Belo Horizonte.
Quem deseja apenas observar a cachoeira pode fazer a trilha do mirante, que tem apenas 700 m de distância. Para aqueles que querem aproveitar a cachoeira e se molhar no poço, o percurso aumenta para 3 km, e tem um nível de dificuldade de fácil a intermediário. Já o alto da cachoeira pode ser conquistado em 3h, por uma trilha de 8 km.
3. Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu são formadas por um conjunto de 275 quedas de água e estão localizadas na divisa entre a Argentina e o Brasil. A entrada pela Argentina se dá pelo no Parque Nacional Iguazú, em Misiones; já o acesso pelo Brasil é realizado pelo Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.
As Cataratas do Iguaçu não estão entre as quedas mais altas do Brasil, mas elas ganham destaque pelo comprimento. A queda da Garganta do Diabo, por exemplo, tem 82 m de altura, 150 m de largura e 700 m de comprimento. O parque que dá acesso às cataratas funciona todos os dias da semana, das 9h às 17h. Para entrar é necessário pagar um ingresso, ou escolher entre as opções de pacotes. É possível conseguir todas as informações pelo próprio site.
4. Véu da noiva
A Cachoeira Véu da Noiva está localizada dentro da Associação Cristã de Moços (ACM), na Serra do Cipó, em Minas Gerais. Para quem não é muito fã de trilha, essa é uma excelente pedida, já que, para chegar ao topo, leva-se apenas uns dez minutos. Nessa cachoeira também é possível tomar banho, inclusive alcançando a queda. Apesar de a água ser bem gelada, o passeio e o mergulho valem a pena!
O Brasil é um país privilegiado em questão de natureza, por isso, quem vive nele deve aproveitar todas as belezas naturais oferecidas! Por isso, conhecer as maiores cachoeiras do Brasil deve estar na lista de coisas a fazer nas férias ou no tempo livre.
E então, gostou das nossas dicas para aproveitar as maiores cachoeiras do Brasil? Se você tem qualquer dúvida, ou gostaria de contar alguma experiência, deixe um comentário no post!