Para os amantes de água salgada, aventura e natureza, conhecer as praias desertas do nosso país é sempre um sonho. Em meio aos cenários paradisíacos, a conexão com a natureza é fantástica e ideal para aqueles que querem recarregar as baterias longe das cidades tumultuadas.
Além disso, o cenário é perfeito para acender um cigarro e curtir o momento relax junto dos amigos.
Por esse motivo, a Tabacaria da Mata separou 8 destinos desertos nas areias do litoral brasileiro que você deveria conhecer, saca só:
1. Praia da Lagoinha do Leste, em Floripa
Florianópolis tem as praias mais queridinhas de nosso país e é o destino de férias de muitas pessoas. Se você for uma delas e estiver de passagem na ilha, saiba que por lá também é possível encontrar algumas praias desertas.
A principal delas é a Praia da Lagoinha do Leste, que se esconde entre os morros verdes dessa região e que tem o acesso um pouco difícil, por meio de trilhas.
Para chegar lá, você pode seguir por três caminhos diferentes:
- pela trilha de 4 km iniciando na Praia do Matadeiro e em meio a mata aberta;
- pela trilha de 2,3 km iniciando no Pântano do Sul, mas que é feita em mata fechada e num trajeto muito mais íngreme e dificultoso do que o primeiro;
- de barco, saindo também do Pântano do Sul.
O lugar realmente não conta com estrutura alguma e, por isso, é necessário se equipar com tudo o que você precisa para a aventura: água e comida. O local também é perfeito para acampar, se preferir passar a noite por ali e curtir a bela vista do pôr do sol. Inclusive, também fez parte da nossa lista dos melhores lugares para acampar do Brasil.
2. Praia dos Naufragados, também em Floripa
Ainda falando sobre as praias desertas de Florianópolis, outra boa pedida para quem estiver na ilha é a Praia dos Naufragados.
A visita é obrigatória para os amantes de trilha na natureza e de história! Isso porque para chegar até lá é preciso percorrer uma trilha de 2 km e, na praia, é possível encontrar antigos canhões que eram usados para a defesa da ilha há muito tempo atrás.
Se interessou? Então se prepare para a aventura e comece o seu trajeto na Caieira da Barra do Sul e siga pelo Caminho dos Naufragados. Com mais ou menos 30 minutos você chega à praia deserta e pode curtir toda a sua beleza e tranquilidade.
3. Praia do Cedro, em Ubatuba
Se você vai ficar alguns dias no litoral de São Paulo e quer curtir algumas praias desertas, Ubatuba reserva alguns segredos bem bonitos para descobrir, como a Praia Brava do Camburi e a Praia do Cedro.
A segunda é a de acesso mais fácil, e por isso é a nossa recomendação para quem quer curtir a beleza da faixa de areia vazia sem muito esforço. Para isso, você precisará enfrentar uma estrada de terra bastante irregular que fica além da Praia Vermelha do Centro, até chegar a um estacionamento improvisado. Depois disso, uma trilha leve de 10 minutos leva até a praia deserta.
Por lá, você poderá encontrar aquele cenário que sempre vemos nos filmes quando uma praia deserta é mostrada: água cristalina, faixa de areia branquinha, pedras na beira do mar e um paredão de árvores cercando o local. Os cedros são as árvores que dominam a natureza por ali e que dão o nome à praia.
Existe um quiosque por lá e que pode te atender com comida e bebida geladinha quando precisar. Um destino imperdível para curtir quando estiver em Ubatuba!
4. Praia do Sono, em Paraty
A Praia do Sono, que fica na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, é perfeita para quem também curte acampar. Nela, você pode curtir a areia da praia debaixo da sombra da vegetação local e comer nos restaurantes simples que existem por lá.
Há algumas pousadas, mas o diferencial mesmo é a área de acampamento, que te permite levantar sua barraca e viver o contato com a natureza que tanto procura com maior intensidade.
Para chegar até o local, basta pegar uma van gratuita que sai da Vila Oratório e leva ao Condomínio das Laranjeiras e, lá, fazer o trajeto de barco motorizado até a praia deserta.
5. Praia do Dentista, em Angra dos Reis
Angra dos Reis é um destino exuberante por si só e fica ainda mais atrativo para as pessoas que procuram por praias desertas quando ouvem falar da famosa Praia do Dentista.
Nessa praia, você se surpreende com o que encontra: mar calmo, água cristalina, areia branquinha, o verde da natureza e uma belíssima paisagem, completa com as diferentes cores do céu.
A Praia do Dentista fica na Ilha da Gipóia e para chegar até lá é preciso alugar uma lancha ou usar um táxi boat em Praia Grande. Nos finais de semana, a praia deserta dá lugar a um verdadeiro paraíso de curtição, com lanchas e iates que trazem um público mais baladeiro para curtir o local.
6. Praia da Barra do Cahy, no litoral sul da Bahia
Você já se perguntou onde é que ocorreu o “descobrimento” do Brasil pelos portugueses no ano de 1500? A resposta é uma praia deserta localizada no litoral sul da Bahia, e que também é um ótimo destino para conhecer: a Praia da Barra do Cahy.
Além de seu grande valor histórico para o país, a praia impressiona por suas belezas naturais. Areias claras, pedras laranjas e coqueiros se tornam a moldura perfeita para a água do mar. Tudo isso pode ser curtido por você sem ninguém mais por perto!
Embora exista um restaurante em um dos cantos da praia – um ótimo lugar para fazer refeições reforçadas – é só caminhar por alguns minutos e você logo terá a sensação de ser a única pessoa nesse paraíso natural.
Fantástico, né? Para chegar até lá, seu trajeto deve começar no município de Cumuruxatiba, que também é o mais recomendado para se hospedar quando estiver curtindo as praias da região. Saindo de lá, uma estrada de terra de 17 km que corta fazendas da região te levará até o Restaurante da Glória, onde é possível estacionar e aproveitar dessa linda praia histórica e pouco conhecida.
7. Praia de Galinhos, no Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é o lar de incríveis praias do nordeste brasileira. Uma delas, pouco conhecida pelos turistas e quase que reservada apenas para os habitantes da região, é a Praia de Galinhos, que fica a 170 km de Natal.
Chegar até lá sozinho não é tão simples, pois é preciso ir de barco ou de veículos 4×4 – as dunas de areia normalmente enganam turistas que quase sempre acabam atolados, por isso o melhor é ir com passeios guiados ou transfers. Quando chegar no povoado de Galinhos, é só aproveitar a paisagem incrível e longe de turistas.
O destino conta com a água esverdeada tão característica das praias do estado, a areia branquinha e um lindo farol à beira do mar, que rende belas fotos.
8. Praias do Rio Arapiuns, no Pará
Finalizamos nossa lista com uma das mais bonitas praias desertas do país e que, na verdade, são formadas por água doce. No norte do país, em terras paraenses, você pode desfrutar de mais de 100 km de faixas de areia banhadas pelas águas do Rio Arapiuns e Tapajós, que formam incríveis praias desertas.
Para curtir o passeio, você precisa embarcar em barcos que saem do Alter do Chão, em Santarém. Leve comidas e bebidas, pois o lugar é realmente deserto e você não vai querer dar uma de náufrago por lá, né?
Se quiser deixar sua experiência no norte do país completa, pode se hospedar em algumas pousadas locais, que oferecem redes para pernoitar e continuar curtindo as belezas que esse paraíso natural reserva para os turistas e aventureiros.
Dicas para curtir as praias desertas com sucesso:
Destino definido, agora é só partir para a aventura, certo? Bem, antes disso é preciso se preparar, pois as praias desertas são desertas por um bom motivo: seu acesso normalmente é mais difícil do que o normal.
Por esse motivo, algumas dicas que te damos antes de embarcar nessa aventura é:
- se preparar fisicamente, principalmente em destinos que exigem passar por trilhas longas e desafiadoras;
- estar equipado com o que precisa para passar o dia nesses lugares, principalmente água e comida o suficiente;
- se vestir apropriadamente, afinal não dá pra fazer trilha em mata fechada de sunga ou biquíni;
- evite as datas de maior movimento, como a alta temporada ou os feriados, pois nesses dias o “deserto” pode não ser tão deserto quanto você espera;
- e o mais importante: não se esqueça de preservar a natureza e não deixar rastros que estraguem as belezas desses paraísos naturais.
Combinado? Aí sim você pode curtir seu momento de relaxar e aproveitar a natureza sem dor de cabeça! Quando estiver a fim de intensificar a aventura, que tal praticar a escalada em cenários naturais? Já preparamos um conteúdo com os picos mais altos do Brasil para escalar, que achamos que você também vai curtir. Confere lá e boa aventura!