Prensado: entenda o que é, como é feito e se faz mal fumar

Prensado nada mais é do que a maconha prensada e mais “acessível” aqui no Brasil e em muitos lugares onde a cannabis é ilegal. Sua forma é compacta e ela parece um tijolinho. Por esses e outros motivos, ela é a forma mais fácil e barata de produzir e comercializar a verdinha.

O ato de prensar as flores da maconha diminui — e muito! — o seu volume. Dessa maneira, o transporte e o jeito de esconder ficam bem mais fácil. Contudo, existem vários problemas relacionados a esse método: falta de higiene, impurezas, produtos químicos, partes de insetos etc.

Se liga neste post porque vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o prensado! Então, já aproveite e manda o conteúdo praquele amigo que vive comprando as ervas mais duvidosas! Acompanhe!

Qual a diferença entre prensado e natural?

A principal diferença entre prensado e o prensado e o natural é o cuidado do produtor. A maconha é uma planta sensível e precisa tratada como tal. Como os tijolos não têm esses caprichos, muito do sabor, potência e aroma acabam se perdendo.

A planta natural acaba conservando todas as características da planta porque passou por um processo de cura e secagem mais criterioso.

Já o prensado é, literalmente, “prensado”, o que acaba podendo causar bolor, decomposição e até fermentação. Em outras palavras, há uma grande variação na quantidade de terpenos da erva.

Daqui a pouco vamos te explicar como o prensado é feito! Então, não saia daí, beleza?

Qual a diferença entre maconha e prensado?

O prensado é maconha! Ou seja, não há diferença entre eles. Para facilitar vamos explicar assim: todo prensado é maconha, mas nem toda maconha é um prensado. Entendeu?

Pelo visto você gosta de aprender mais sobre a cultura cannábica, não é mesmo? Então, para aprofundar o seu conhecimento, aproveite e veja a nossa lista de livros que todo ativista pela maconha precisa conhecer!

Qual diferença entre skunk e prensado?

O skunk é a maconha com o melhor custo-benefício! Isso tudo é devido aos cuidados do cultivo e preparação da “supermaconha”. Em outras palavras, o skunk tem um sabor melhor e sua brisa é muito mais forte que o prensado

Em outras palavras, a concentração de THC no skunk é muito maior. Além disso, essa versão da maconha une as duas principais espécies da nossa amada erva: a cannabis sativa e a indica. A quantidade de cada uma das especialidades da marijuana varia conforme os tipos de skunk!

prensados de maconha

Qual a espécie do prensado?

Infelizmente, é praticamente impossível de determinar a espécie do seu prensado. Mesmo o maconheiro mais experiente não vai conseguir determinar apenas olhando ou fumando a erva. Isso acontece porque no processo de prensa a erva perde boa parte das suas características naturais.

Em outras palavras, o perfil, a concentração de THC, os buds e tudo mais são perdidos no processo de prensa.

Apesar disso, podemos tentar definir as espécies do prensado a partir de alguns fatores: como as produções são ilegais, provavelmente, as plantas serão cannabis sativa. Isso acontece porque elas têm um tempo de floração menor e são mais resistentes que outras variações da nossa verdinha.

Por falar nisso, aproveite para conferir o nosso post sobre as diferenças entre cannabis sativa e indica!

Como o prensado é feito?

O processo de produção varia conforme a fazenda e o produtor. Desde o plantio até a colheita, os cuidados são iguais para todas cannabis. Como a Agência Pública mostra, o que muda é a secagem. A maconha é empilhada e deixada sob o sol. O que favorece a decomposição e o surgimento de insetos e fungos.

Daqui pra frente vamos descrever o processo que a Agência Pública mostrou no post que acabamos de citar e conta como fazer prensado, ok?

Depois que a verdinha é seca, as folhas e flores são retiradas de uma forma sem critérios dos pés. Os peões seguram os galhos secos de ponta cabeça e, com a mão, separam o caule do restante dos componentes. Para facilitar a sua imaginação, é como se eles estivessem “colhendo café”, sabe?

Em seguida, tudo vai para um instrumento que separa grãos. Não é nada tecnológico, é uma gambiarra, mesmo. As folhas maiores são descartadas e as partes ricas em resina — como algumas flores e folhas — podem ser usadas para fazer haxixe.

A última etapa do processo são as prensas hidráulicas. Nessa etapa, são colocados a cada cinco quilos em uma caixa de metal. Os peões, então, pisam sobre a erva para nivelar e, por fim, prensam com um instrumento que é como um macaco de carro de ponta cabeça.

Por fim, o prensado é dividido em blocos de um quilo e armazenado por um longo período — podendo passar de um ano! — em um lugar bem escondido, é claro.

O que tem na maconha prensada?

Basicamente tudo. Como o prensado não tem muitos cuidados na sua produção, é possível encontrar pedaços de inseto, mofo, bolor, fezes de animais e terra. Contudo, definir exatamente o que tem em cada prensado, inclusive o seu THC, precisa de uma análise química criteriosa.

Como não há critérios na escolha dos buds para o prensado, sua cor é marrom, escura e o aroma não tem nada a ver com as flores originais. Contudo, alguns sortudos podem encontrar as famosas prenseeds na maconha, isto é, pode achar um prensado com sementes de maconha!

Muitas pessoas optam por pegar as prenseeds e tentar plantar a própria maconha. Contudo, aqui no Brasil isso ainda é ilegal, então, já sabe, né?

Como saber se o prensado é bom?

Em primeiro lugar, veja se o prensado tem um aroma próximo ao natural e adocicado — como de flores, frutas ou ervas, mesmo. A cor deve ser verde, não marrom ou amadeirada. Por fim, não deve ter bolor ou pernas de inseto. Em outro post, ensinamos como saber se a maconha é boa, aproveite para ler!

Como saber se é flor ou prensado?

Basta olhar a textura! O prensado é compacto, seco e difícil de dichavar. Em outras palavras, ele é um bloquinho seco de erva. Já as flores são, literalmente, flores secas. Elas vêm em pequenas porções chamadas de buds.

Além disso, o prensado é bem mais barato que a flor.

E aí, você já sabia como diferenciar a flor e o prensado? Para te ajudar ainda mais, veja o nosso conteúdo sobre os diferentes tipos de erva e como identificá-los!

Por que não fumar prensado?

Porque as condições de produção são precárias e não há controle de qualidade. Para contornar esse problema, as pessoas optam por lavar o prensado. Porém, para reduzir danos e ter acesso a uma erva de melhor qualidade, muita gente tem optado por plantar a própria cannabis!

Atualmente, o prensado ainda é a forma mais acessível de barata de fumar maconha. Então, além de lavar o seu prensado, é possível recorrer a outros métodos de dar um dois. Por exemplo, recorrer ao filtro para cigarro artesanal.

Como fumar um prensado?

O primeiro passo é lavar bem o prensado. Depois de fazer todo o processo de higienização, é preciso dichavar a erva de uma forma que ela queime por igual e o seu baseado não fique jacarezado.

Então, acompanhe todas as nossas dicas do nosso blog para saber como extrair o máximo da sua marijuana.

Para triturar a sua maconha prensada, é ideal recorrer a um dichavador de metal ou de plástico. Eles são mais resistentes e deixam o processo de destrinchar os bloquinhos de uma forma muito mais prática e rápida.

Como melhorar o prensado?

A principal dica para melhorar sua maconha é lavar o prensado! Além disso, você precisa comprar de um fornecedor confiável e tenha a melhor procedência para a sua erva.

Além disso, tenha sedas e outros acessórios de qualidade para extrair o máximo da sua “erva de fim de mês”.

Por falar em acessórios, aproveite para ver nossas dicas de como comprar um dichavador e tenha a certeza de triturar bem sua erva para carburar como nunca!

zoom em prensado de maconha

Quanto tempo dura um prensado?

Se você guardar o prensado corretamente, ele pode durar por alguns meses. Contudo, tenha em mente que, quanto mais o tempo passa, a concentração de THC vai diminuindo e, consequentemente, a brisa pode ser diferente se você fumar maconha velha.

E aí, você conhecia tudo isso sobre o prensado? Ele é a forma mais acessível e barata atualmente, mas lembre que sua qualidade é bem menor quando comparamos com as flores.

Para melhorar a sua experiência e ainda assim gastar pouco, como falamos, você pode lavar seu brick weed e deixar suas sessões mais saborosas.

Acompanhe as nossas dicas e veja nossos posts. Sempre postamos dicas, tiramos dúvidas e falamos de tudo sobre a vida cannábica e o lifestyle!

Além da erva, você precisa ter a certeza que os acessórios também são de qualidade. Afinal, ninguém merece bolar um baseado naquele papel zoado, não é mesmo? Por esse motivo, veja quais são as melhores sedas do mercado e deixe suas sessões — e você — nas alturas!

4.1/5 - (9 votes)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

7 melhores chocolates importados para comprar ou revender

Dicionário da cannábico: conheça todas as gírias de maconheiro!

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário