Filtro de cigarro para fumos artesanais: saiba como escolher o seu

Você usa o filtro de cigarro nos fumos que você bola? Esperamos que sim! Afinal, esse acessório é obrigatório para aqueles fumantes que se preocupam com a redução de danos, pois é um ótimo aliado da sua saúde e da preservação do meio ambiente.

Por ser algo tão essencial, preparamos esse post para te explicar um pouco mais sobre o filtro do cigarro e te fazer entender o porquê de usá-lo, como usar e qual escolher conforme os seus gostos. Ficou interessado? Então olha só o nosso conteúdo:

Por que devo usar o filtro de cigarro artesanal?

Muita gente acha que a única função do filtro de cigarro é estética e funcional, pois ele deixa o cigarro mais uniforme e impede que o tabaco escape da seda. Mas o seu uso vai muito além disso. Na verdade, ele tem dois grandes papéis principais: preservar a saúde de quem fuma e ter um impacto bem menor no meio ambiente.

  • Preservação da saúde:

Hoje em dia, já não é mistério para ninguém que o hábito de fumar causa danos para a saúde, principalmente a do pulmão. Ainda assim, quem não abre mão de um bom cigarro para relaxar pode tomar ações de redução de danos. Aqui no blog, inclusive, já fizemos um post que explica o que é a redução de danos ao fumar e como fazê-la, que você pode conferir e aprender por lá também.

Dentro disso, o filtro de cigarro tem uma atuação bem importante. Ele absorverá parte da nicotina e do alcatrão, dois elementos que provocam danos ao pulmão, e permitirão que os fumantes traguem uma quantidade maior de ar junto da fumaça. Assim, o fumo fica muito mais agradável.

  • Redução de impacto no meio ambiente:

Quando os filtros de cigarro surgiram na década de 1950 para resolver a questão dos danos para a saúde, outro problema foi criado: seu grande impacto no meio ambiente. Isso porque, em média, cada fumante descarta diariamente 7 bitucas de cigarro. A maioria delas não é facilmente degradável, o que faz com que esse hábito de descarte seja extremamente prejudicial para o planeta.

Por esse motivo, nos últimos anos foram criadas opções mais eco-friendly dos filtros de cigarro, como as que são feitas em celulose biodegradável. Optando por essas alternativas, você pode ficar mais tranquilo quanto aos impactos que o seu fumo tem no meio ambiente.

Como usar o filtro de cigarro?

Se você enrola seus próprios fumos, saber como usar o filtro de cigarro é essencial. Para isso, basta posicionar o filtro em uma das extremidades da seda antes de colocar o tabaco. Depois, é só seguir o passo a passo normal para bolar conforme a sua preferência: distribua o fumo de maneira uniforme e enrole o papel normalmente.

Aliás, você verá como a tarefa de bolar fica muito mais fácil quando existe um filtro de cigarro ali no meio. Seu artesanal ficará com um formato mais certinho e bem bonito!

filtro de cigarro

Como escolher o filtro de cigarro?

Os filtros de cigarro que encontramos no mercado atualmente podem ser escolhidos em uma grande variedade de tamanho, design e de materiais. Diante desse leque de opções, é comum ficar em dúvida e não saber qual deles é o melhor para você.

Para te ajudar com isso, listamos para você os principais fatores que podem influenciar em sua decisão de compra:

  • a capacidade de absorção desses filtros;
  • o material utilizado em sua composição;
  • a experiência de fumo proporcionada;
  • o seu preço.

Com esses fatores em mente, você pode definir quais são as suas prioridades e o que você quer dar mais importância na hora de escolher o melhor filtro de cigarro para você. Aí, é só partir pra compra e optar por um desses tipos:

Filtro de cigarro tradicional

Esta é a opção básica e que entrega todas as funcionalidades fundamentais de um filtro de cigarro para o usuário. Ele filtra os elementos de maneira satisfatória , tem pouca interferência no sabor do fumo e se destaca por seu valor mais baixo do que qualquer outra opção.

Portanto, se o que procura é um filtro que não pese no bolso, o regular é para você!

Filtro de cigarro biodegradável

Os filtros de cigarro biodegradáveis são as opções feitas para terem o mínimo impacto no ambiente, pois levam materiais orgânicos em sua composição, como a celulose. Por esse motivo, costumam ter um tom mais próximo do marrom, diferente do filtro tradicional que costuma ter tratamento para ficar branco.

Por conta de ser orgânico e ter menos tratamentos para ter uma cor mais clara, menos componentes químicos são postos nesse filtro, o que faz com que ele não tenha quase sabor algum na hora da queima do tabaco.

Então, se o que você procura é mitigar os seus impactos no ambiente e não quer alterações no sabor do teu cigarro, o filtro biodegradável é o certo para você!

Filtro de cigarro de carvão ativado

O filtro de carvão ativado é o que tem a melhor performance em termos de filtragem dos componentes maléficos da fumaça. Isso faz com que seja uma alternativa mais cara do que as outras. Ainda assim, esse filtro de cigarro é o queridinho de muitos fumantes.

Filtro de cigarro saborizado

Também existem filtros de cigarro saborizados, normalmente com essência de menta. Essa alteração de sabor é agradável para muita gente, pois dá mais frescor à fumaça. É o preferido das pessoas que não gostam muito do sabor do tabaco.

Onde comprar o filtro de cigarro?

Entendido os diferentes tipos de filtro de cigarro, vamos para a compra? Normalmente eles são encontrados nas melhores tabacarias. Mas quem quer maior facilidade, pode comprar sem sair de casa conferindo a seleção online de filtros de cigarro no site da Tabacaria da Mata.

tabacaria da mata

Confira todas as opções disponíveis por lá e faça a sua compra!

 

 Veja nossos produtos! 

5/5 - (1 vote)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

8 praias desertas para você se aventurar com os amigos!

Afinal, o kumbaya faz mal ou não? A Da Mata explica!

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário