Quando se fala em mochilão muita gente logo associa o termo com viagens pela Europa ou para outros países. Mas com a alta do euro e do dólar, sair do nosso país está cada vez mais caro. Se você é daquelas pessoas que não abre mão de conhecer novos lugares, saiba que é possível fazer um mochilão pelo Brasil e aproveitar bastante.
O nosso país é rico e muito variado em cultura, sotaques, culinária e paisagens, sendo possível ter um Brasil diferente em cada região. Temos cachoeiras, serras, praias de água doce e salgada, florestas e muito mais. Com um bom planejamento é possível fazer o mochilão dos seus sonhos sem precisar ir muito longe.
O que é um mochilão?
O mochilão é um estilo de viagem, muito famoso e praticado no exterior. O que diferencia o mochilão das outras viagens e até de excursões está justamente na forma como ela é planejada, curtida e aproveitada!
Somente o essencial dentro de uma mochila e muita vontade de viver novas experiências, assim é definido o mochilão. Esse tipo de viagem costuma ter um valor bem mais em conta e com bem menos luxos. Quem faz mochilão está sempre em busca de economia, então o hostel é a melhor opção de hospedagem. Além disso, o roteiro é mais flexível e livre.
Agora se você está com passagem comprada porém não tem ainda onde se hospedar, confira nosso post sobre hospedagem em hostel e conheça os benefícios!
Vantagens de fazer um mochilão pelo Brasil
Além da questão da alta do dólar e do euro, que acaba deixando qualquer viagem muito cara, conhecer o nosso país tem muitas outras vantagens. Por sinal, aqui não é necessário converter os seus gastos para a moeda local e você ainda conhece paraísos tropicais incríveis!
Você estará em um lugar que domina o idioma e ainda sim conhecerá diversos sotaques. Além disso, o seu celular terá internet funcionando, evitando que você fique refém do wi-fi dos lugares ou necessite comprar um novo chip que só funcione em determinado país.
Outra vantagem está na documentação, já que você não precisará de um visto específico ou passaporte.
Por onde começar a organizar o mochilão?
Para que a viagem dê certo e você gaste o mínimo possível é necessário bastante organização e planejamento, tanto para escolher o destino e o roteiro quanto para comprar as passagens e reservar a hospedagem. Por isso, é normal, principalmente se você for um mochileiro de primeira viagem, não saber exatamente por onde começar.
Para começar, você deve ter em mente qual região do país pretende ir, assim facilita bastante na hora de planejar o roteiro, as cidades que vai conhecer, o estilo da viagem, ou seja, se ela é espiritual ou mais divertida e por fim, calcular qual será o período de duração da sua aventura e qual será o meio de transporte utilizado para chegar até lá.
Saber qual será o seu destino é o que vai definir todo o restante do seu planejamento. Dê preferência para viajar em períodos de baixa temporada, assim a economia será bem maior.
Usar buscadores, como o Google Travel ou o Skyscanner é uma boa opção para pesquisar os melhores preços e conseguir boas promoções. Falando nisso, como no mochilão você não precisará de mais do que uma mochila, não será necessário despachar bagagem, então caso você chegue em seu destino de avião, já consegue economizar uma graninha aí.
Algumas pessoas, escolhem como meio de transporte as caronas, hoje em dia há alguns aplicativos próprios para isso. Basta conferir a segurança!
Definir o tempo de duração da sua viagem também vai influenciar bastante no seu orçamento, afinal de contas, quanto maior o tempo viajando maior será o gasto, principalmente com alimentação e hospedagem. 15 dias é um período bacana para um mochilão inicial, mas a sua viagem pode durar um mês ou até ano.
Dependendo da escolha do seu destino, acampar pelo Brasil pode ser uma solução econômica para a sua hospedagem. O hostel também é legal, já que é muito mais econômico que um hotel e é ótimo para conhecer novas pessoas. Alguns estabelecimentos possuem a opção de quartos compartilhados ou suítes individuais.
Uma outra alternativa é optar por trabalhar nas pousadas ou hostel em troca de abrigo, dessa forma é possível economizar ainda mais e contribuir com o negócio local.
Pesquisar previamente sobre a região e a cidades que você está indo também vai te ajudar bastante a escolher passeios de baixo ou custo zero, como praias, museus, parques e muito mais.
Quanto custa um mochilão?
O custo é algo muito pessoal e vai depender de diferentes fatores, o tempo de duração da viagem, tipo de hospedagem, escolha do destino e a locomoção são alguns deles.
Com uma hospedagem em um hostel, camping, passeios gratuitos, uso de transporte público e alimentação barata é possível gastar em média de R$30,00 a R$150,00 por dia. Claro que esse valor pode variar bastante para menos ou mais, de acordo com o local da viagem. Mas com muita pesquisa é possível fazer o mochilão gastando o mínimo possível e ter uma das melhores experiências da sua vida.

Dicas de roteiro para o seu mochilão
Decidiu fazer o mochilão pelo Brasil e não sabe por onde começar a conhecer o país primeiro? Veja 3 opções para montar o seu roteiro
Região norte
A região norte pode ser considerada uma das mais diferentes do resto do Brasil e isso se deve a sua cultura com ritmos, sabores e costumes. Uma ótima maneira de conhecer um pouco da Amazônia é fazendo o trajeto de 1600 quilômetros de barco.
De barco é possível ir de Belém, a capital do Pará, até Manaus do Amazonas, passando por diversos lugares como a Ilha do Marajó, Santarém, Alter do Chão e suas praias e o Arquipélago de Anavilhanas.
Se você gosta de culinária, a região norte é um prato cheio, com muitas opções de peixes, frutas exóticas e iguarias típicas como o tucupi.
Minas Gerais
Se você é daqueles viajantes que adora história, Minas Gerais pode ser uma boa opção de roteiro. Conhecer a capital mineira e suas cidades históricas, passando por suas igrejas, cachoeiras, monumentos e casarões antigos vai ser uma verdadeira viagem no tempo.
O roteiro pode incluir Belo Horizonte, Congonhas, Mariana, Tiradentes, Ouro Preto e São João Del Rey. Inclusive é possível fazer alguns trechos de trem.
Jalapão – Chapada das Mesas
Se você procura por um roteiro cheio de belezas naturais, com dunas, cachoeiras e nascentes, percorrer o Maranhão até o Tocantins pode ser uma experiência incrível e que foge das grandes aglomerações, já que essa ainda é uma viagem pouco conhecida.
Seu roteiro pode incluir as Dunas do Jalapão, o Poço Azul, a Cachoeira da Formiga, a Pedra Caída e a Cachoeira do Itapecuru.

E então, gostou das dicas? Agora é só escolher o melhor destino e começar a organizar o seu primeiro ou próximo mochilão pelo Brasil. Aproveite também para ler o nosso post com dicas de lugares para fazer trilhas e caia no mundão!
