Assim como reunir os chegados é o combustível ideal para uma resenha, escolher o melhor carvão para narguilé é crucial para que você tenha uma boa experiência na hora de soltar fumaça.
O mercado de carvões evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, com diversas opções de matérias primas, formatos e tamanhos, não faltam alternativas para escolher. Mas qual será o melhor pro seu hookah e para suas sessões?
Confira no blog da Tabacaria da Mata uma lista com as 5 melhores opções de carvão para você, levando em conta seus gostos pessoais, tempo de duração das sessões, praticidade para acender e muito mais!
1. Zomo – Carvão de coco
O carvão para narguilé feito da fibra do coco é um dos favoritos de muita gente. Além de ser muito mais ecológico desde sua produção até a queima, não exala nenhum cheiro forte e nem deixa gosto na essência quando você puxa.
O produto da Zomo está entre as opções mais confiaveis e tradicionais quando se fala em carvão de coco. Além de todas as vantagens da fibra de coco, ele tem formato hexagonal, o que deixa mais tranquilo para manusear e equilibrar em cima do rosh. Dura mais de uma hora e meia.
Especificações:
-
Altura: 4,5cm
-
Largura: 10,5cm
-
Comprimento: 16,5cm
Veja também: quais as melhores essências de narguilé!
2. Coco Blue – Carvão de coco
Outra boa opção de carvão para narguilé com fibra de coco é o Coco Blue, principalmente para quem gosta de carburar sem ter muito trabalho com limpeza da sala ou dos acessórios do narguilé.
Uma das principais características dessa opção é a pouca produção de cinzas, o que representa uma queima mais completa da peça e, consequentemente, bom aproveitamento do produto e do seu dinheiro. Ele também não produz faíscas ou estalos enquanto é consumido, então sem sustos para cortar a sessão.
Dimensões:
- Altura: 9 cm
- Largura: 10cm
- Comprimento: 8 cm
3. Bali-Hai Disco Bolachão – Carvão vegetal com pólvora
O carvão vegetal da Bali-Hai com pólvora já é um exemplo mais tradicional, mais próximo do que a gente via por aí até chegar a revolução da fibra de coco. Mas, não é por isso que ele vai ficar de lado, afinal, tem muitas vantagens no uso.
No caso dos “bolachões” da Bali-Hai, a fina camada de pólvora colocada em cada disco permite que o acendimento do carvão seja muito mais rápido! É ideal para narguilés maiores e em sessões de longa duração. Esse é pra quem quer fazer muita fumaça!
Especificações:
- Altura: 8 cm
- Largura: 21cm
- Comprimento: 15cm
4. Bali-Hai Silver – Carvão de prata
Também da Bali-Hai, vem a sugestão de outra versão dos carvões de narguilé: o carvão de prata! Pode ficar de boa que apesar da cor, ele não é feito da liga metálica. Por isso, você não vai precisar gastar uma fortuna pra experimentar essa opção diferente, pode deixar a grana pra investir em um narguilé de respeito.
A camada prateada, nesse caso, serve para aumentar a durabilidade do carvão. Como é mais compactado, o processo de queima é um pouco mais controlado, o que deixa o gosto de cada tragada um pouco mais leve ao impedir que o calor exagerado estrague a essência.
Dimensões:
- Altura: 9,5 cm
- Largura: 13 cm
- Comprimento: 5 cm
5. Charcoal Lite (Importado) – Carvão de fibra de bambu
Tem muita coisa boa por aí que é importada, e é claro que isso se aplica também ao carvão de narguilé! Diretamente da Malásia, o Charcoal Lite traz outra matéria-prima que tá ganhando espaço mundo à fora: a fibra de bambu.
Não à toa, essa é uma das melhores opções possíveis na questão da consciência ecológica. Trata-se de uma alternativa versátil e sustentável, ao considerar que se trata de um material degradável que vem da planta que cresce mais rápido na terra (alcançando de 12 a 15 metros em alguns meses).
No narguilé, o material tem características muito próximas ao coco. A fibra de bambu é naturalmente resistente, e com isso, seu carvão tende a segurar bem o fortato de disco quando queimado. Isso faz com que ele esteja na lista dos carvões que faz menos sujeira com suas cinzas, enquanto reduz também a chance de faíscas.
Dimensões:
- Altura 7,5 cm
- Largura: 15 cm
- Comprimento: 14 cm
Como acender o carvão de narguilé?
Para acender o carvão com pólvora ou outro componente que acelere o processo, segure a peça com uma pinça e mantenha o contato com o fogo até que pare de soltar faísca e fumaça, ficando com a superfície coberta de cinzas claras.
No caso dos mais naturais, o mais fácil e eficiente é deixar na boca do fogão até que comece à em um tom mais alaranjado. Não use fogão elétrico e cuidado no contato das faíscas com a saída do gás.
Um jeito muito comum também de se acender um carvão de narguilé é usando álcool. Em uma latinha cortada, você pode colocar um pedaço de pano misturado com álcool e colocar fogo com um isqueiro ou fósforo. Depois, é só colocar a peça e esperar acender. É recomendado pra quem gosta de fumar ao ar livre.
Quantos carvões se coloca no narguilé?
Considerando o tamanho médio deles, é recomendado colocar 3 carvões no narguilé. E também não é colocar de qualquer jeito. O ideal é que eles sejam distribuídos de maneira mais uniforme em cima do rosh, evitando colocar no centro (a não ser que o calor seja pouco).
Pode usar carvão normal no narguilé?
De jeito nenhum! O carvão utilizado em churrascos, na enorme maioria dos casos, contém muitos compostos tóxicos, como o HPA (hidrocarboneto policíclico aromático) e muitos outros elementos extremamente agressivos ao nosso organismo, capazes de propiciar problemas de saúde sérios quando ingeridos com certa frequência.
Como conservar o carvão de narguilé?
Como se trata de um produto que funciona melhor enquanto seco, uma vez que queremos mesmo é que pegue fogo, é bom evitar a umidade. Feche bem as embalagem depois de pegar as peças que vai usar e deixe em um lugar seco. De preferência, em algum lugar que possa ficar fechado ou tampado.
Pronto, agora você sabe tudo dos carvões, tá na hora de armar aquela roda em volta do narguilé! Confira as muitas opções que a Tabacaria da Mata tem para deixar deixar a sessão com os amigos ainda melhor!