Pensando em dar uma mudada nos drinks do seu rolê? Uma cerveja importada das boas pode ser uma ótima alternativa! Afinal, nem só de Brahma, Skol ou Itaipava vive o homem…
Conhecer novas bebidas pode te fazer bem! Vai que numa dessas você não descobre o gosto por um tipo novo de cerveja que você nem sabia que existia?
Culturalmente, no Brasil, estamos bastante acostumados com as cervejas Pilsen, que são as que vemos nas latinhas dos supermercados ou das conveniências de posto.
Mas quando você pára para olhar todo o universo cervejeiro, pode perceber que existem muitas possibilidades além disso.
Para te ajudar a encontrar esses novos sabores e fazer esse favorzinho para o seu paladar, fizemos uma seleção de cervejas para você conhecer: desde as cervejas importadas realmente boas até as nacionais que surpreendem qualquer um. Olha só:
Cervejas internacionais (boas) que todo mundo deveria provar!
Aquela sensação indescritível de abrir uma latinha na sexta-feira depois do trabalho e dar um start no final de semana não acontece só com os brasileiros não: tomar uma cervejinha nesses momentos de glória é paixão universal!
Por isso, seja aqui, na Europa, nos EUA ou em qualquer lugar, dá pra encontrar uma cerveja top! Abaixo listamos nossas dicas.
Se estiver a fim de navegar por opções disponíveis para a compra, acesse: Cervejas Especiais na Tabacaria da Mata
1. Guinness, a gigante Irlandesa
A cerveja fabricada na Irlanda é um grande símbolo do país. No famoso Temple Bar — o boteco mais antigo do mundo! —, no St. Patrick’s Day (o carnaval dos irlandeses) e no ano todo, você sempre verá um irlandês se deliciando com uma Guinness.
A cerveja é bem característica, principalmente por se tratar de uma cerveja preta, escura, com um sabor mais forte e amargo causado por sua fermentação.
Para muitos, ela é como uma porta de entrada para o universo cervejeiro para fora do Brasil, pois é experimentando uma Guinness que os brasileiros percebem que a cerveja amarga também tem seu valor.
Se ficou com vontade de experimentar, já garanta a sua latinha de Guinness 440ml na Da Mata.
2. Faxe, tradicional dinamarquesa
Que tal uma pegada mais viking? É isso que a Faxe, tradicional da Dinamarca, transmite. A cervejaria foi fundada em 1901 em uma ilha do país chamada Zelândia e, ao longo do século passado, foi se desenvolvendo até se tornar um orgulho nacional dinamarquês.
Uma curiosidade de sua história é que, mais ou menos em 1930, a Europa enfrentava uma barra: a escassez de água.
Com isso, a cervejaria responsável pela Faxe encontrou como solução a escavação de seu próprio poço, o que permitiu ter acesso a água filtrada com uma qualidade acima das outras cervejas do mercado.
Com o passar dos anos, essa água de extrema qualidade se tornou a marca registrada da cerveja, o que a faz se destacar.
A Faxe produz diferentes versões da cerveja, mas a nossa recomendação para quem quer descobrir novos sabores é a Faxe Royal Export — uma verdadeira cerveja importada das boas!
Ela é a mais tranquila de beber: seu sabor é suave, bem equilibrado e aromatizado. Recomendamos começar por ela justamente porque essa é a mais vendida da Dinamarca.
3. Budweiser, sua velha conhecida
Esperava por essa? Pois bem! Saiba que não é preciso ir longe para apreciar uma boa cerveja importada.
A Budweiser já é queridinha de muitos brasileiros e, embora tenha sido assumida pela Ambev em terras nacionais, cada latinha ou long neck carrega a qualidade da cerveja estadunidense.
Já deixamos aqui uma informação que é importante saber: se você achava que a Bud era alemã, estava enganado! Ela é produzida nos Estados Unidos e segue a escola cervejeira americana.
E sabe o que faz a Budweiser ser tão boa? Uma de suas principais características é que, em sua produção, lascas de uma madeira bem específica são adicionadas nos tanques de fermentação — a beechwood. Com isso, aquele sabor marcante é garantido.
Cervejas artesanais brasileiras que não ficam para trás
Aquela ideia que muita gente ainda tem de que tudo que é importado é melhor precisa acabar! No mercado cervejeiro, fique sabendo que o Brasil também dá um show.
Você pode até estar cansado daquelas comercialmente mais famosas por aqui como a Brahma ou a Skol, mas saiba que o Brasil tem uma enorme variedade para se deliciar e aproveitar o sabor do malte em todas as suas nuances:
4. Cerveja Colorado
Aquela que tem um urso nas embalagens, sabe? Produzida em Ribeirão Preto, em São Paulo, ela já foi premiada em concursos internacionais, como o EuropeanBeer Star. Dá até para dizer que essa é a cerveja artesanal de mais destaque no Brasil atualmente.
5. Roleta Russa
Queridinha de quem a conhece, a cervejaria Roleta Russa se destaca por dois pontos principais:
1º) Por sua variedade de sabores que viaja pelo mundo todo, como o India Pale Ale, New England IPA e o American Brown Ale;
2º) Por seus rótulos e embalagens emblemáticos com ilustrações incríveis que podem até se tornar parte da decoração da casa de quem ama cerveja.
6. Cervejaria Blumenau
Sede da Oktoberfest e com fortes influências da escola alemã, a capital brasileira da bebida é o berço da cervejaria que leva o mesmo nome que a cidade.
As bebidas da Blumenau são uma reverência para quem ama cerveja e incluem opções como IPA, Pilsen, Blond Ale e mais!
Para realmente fugir da rotina: prove as cervejas terpenadas
Aqui no blog já falamos bastante sobre os terpenos, principalmente no post Terpenos — O que são, qual a função e como encontrar que você pode ler depois para se informar.
Mas, basicamente, são substâncias produzidas pelas plantas e extraídas por nós para fins terapêuticos, medicinais e até mesmo para compor produtos de beleza. Entre tantas utilidades, os terpenos também são usados na produção de algumas cervejas.
Então, quando estiver procurando por uma bebida diferente para sair da rotina, por que não dá uma chance para essas opções também? Na Tabacaria da Mata, as que conquistaram a galera foram:
7. Cervejas Weed or Hamp
Cervejas artesanais que têm como principal marca a harmonização de seus diferentes temperos.
O nome Weed or Hamp (uma referência em inglês para a marijuana e o cânhamo) vem para associar as cervejas da marca com todas as variedades de cannabis encontradas no mundo, mas não se engane, as cervejas não contém THC ou CDB, pois a lei brasileira não permite.
8. Mr. Hemp
Responsável por uma grande variedade de cervejas terpenadas, que vão de sabores frutais até terrosos e afins. Algumas versões disponíveis são: a Jaming Pils, Haxi-Xipa, Dank Session IPA e High in the West Coast IPA;
9. Squadafum + Dogma Green Wave
Produzida em parceria por uma cervejaria e uma empresa especializada em terpenos e cultura canábica, a cerveja tem um sabor doce e ácido que chega a lembrar o de frutas vermelhas. Só experimentando para entender a experiência!
Ficou curioso para experimentar? Deu para ver que o universo cervejeiro realmente tem muitas opções para descobrir, né?
Para acompanhar as bebidas, não há nada como um bom petisco – veja o nosso top 7 de melhores sabores de batata Pringles e tenha a experiência completa de bar sem sair de casa!