Couchsurfing: o que é e como conseguir hospedagem grátis?

Quem tem espírito aventureiro está sempre em busca de viagens e novos destinos para conhecer e se encantar. Porém, um fator que muitas vezes pode acabar dificultando a viagem é o gasto com hospedagem, que muitas vezes pode ser até maior que o da passagem. E se eu te falar que existe uma maneira de se hospedar de graça? Isso mesmo! Conheça o couchsurfing, o que é e quais as suas vantagens.

Essa é uma plataforma online com gente do mundo todo, por lá as pessoas buscam hospedagem e outras oferecem um lugar na sua casa para se hospedar. Pode até parecer muito maluco esse conceito de dormir na casa de estranhos ou se receber um completo desconhecido dentro de casa, mas fique sabendo que a ferramenta funcionamuito bem e tem atraído muitas pessoas com um interesse em comum.

Continue a leitura que vamos te explicar melhor como o couchsurfing funciona e também te dar algumas dicas para criar o perfil e ter excelentes experiências.

O que é Couchsurfing?

Podemos dizer que o couchsurfing vai além de um site, é uma rede social que conecta turistas e anfitriões do mundo todo. O termo “couchsurfing” é uma expressão que vem do inglês e em tradução literal para o português seria algo como “surfando no sofá” ou “surfe de sofá” e tem tudo a ver com o que a plataforma oferece.

O serviço surgiu em 2003 e atualmente conta com o cadastro de mais de 14 milhões de usuários em pelo menos 200 mil cidades ao redor do mundo. Para participar basta preencher um cadastro e criar um perfil com foto e o máximo de informações possíveis.

Durante o cadastro você pode escolher entre três opções: guest, que é a de quem quer se hospedar, host que é a de quem quer receber ou ambos, para quem deseja se hospedar e também receber. É possível ser guest sem ser host e vice versa.

Desde a sua criação o serviço sempre foi gratuito e a única taxa cobrada era referente a verificação do perfil, mas isso era opcional. Entretanto, desde o segundo semestre de 2020, a plataforma optou por só oferecer o serviço mediante o pagamento de uma taxa.

A taxa cobrada é de US$2,39 para os planos mensais e US$14,29 para o anual. Em contrapartida, agora a plataforma retirou toda a publicidade e anúncios do aplicativo e do site e passou a oferecer também solicitações ilimitadas para os viajantes que estão em busca de acomodação.

Mesmo com essa taxa de assinatura para se cadastrar no site, fazer o uso da plataforma ainda é a melhor maneira de viajar e não gastar com hospedagem. Mas por ser em casas e apartamentos de pessoas, não espere luxo e outras mordomias que um hotel pode oferecer.

O couchsurfing é muito mais que uma hospedagem gratuita e economia de dinheiro, é uma maneira de fazer um intercâmbio cultural e poder conhecer pessoas novas. Além disso, ficar na casa de uma pessoa nativa pode te proporcionar passeios totalmente diferentes dos mais indicados em roteiros turísticos.

Se você estiver pensando em optar pelo couchsurfing para conhecer a Holanda, por exemplo, aproveite para ler o nosso post com dicas de coffeeshops em Amsterdã.

couchsurfing

Como funciona?

O primeiro passo é se cadastrar. O cadastro pode ser feito no site couchsurfing ou no aplicativo de smartphone, disponível para Android e IOS. É possível criar uma conta totalmente do zero ou importar os dados do Facebook. Lembrando que a plataforma só aceita usuários maiores de 18 anos, ok?

Sendo host ou guest, é muito importante preencher o cadastro até o final e fornecer o máximo de informações possíveis sobre quem você é, quais os seus gostos, experiências em outras viagens, fotos e muito mais. Essas informações serão úteis para os turistas que estão em busca de uma acomodação e também para os nativos poderem saber quem deseja ficar uns dias hospedados em suas casas.

Para quem deseja ser host, basta preencher o cadastro e aguardar o contato dos futuros hóspedes. Já para os turistas, após a finalização do cadastro é só buscar por um “sofá”. Acesse a opção “Find Host” e informe o nome da cidade e país a que está indo. Depois é só informar o período em que precisará de acomodação e começar a busca por um host.

Também é possível aplicar filtros para deixar a busca mais refinada e assertiva com o seu perfil. Alguns dos filtros disponíveis são sexo, língua, idade, referênci de outros viajantes e tipo de quarto.

Vários hosts aparecerão atendendo a sua busca e agora é só ler com atenção todas as informações do perfil e também comentários de outros viajantes que tenham passado por lá e escolher a melhor opção. Feito isso é só entrar em contato com o host para verificar a sua disponibilidade.

Vantagens e desvantagens

Se você gostou da possibilidade de poder ficar hospedado sem gastar dinheiro, conheça algumas das vantagens e desvantagens do Couchsurfing.

Vantagens

  • Economia: se você vai viajar sozinho e não tem com quem dividir os custos, o couchsurfing pode ser uma excelente opção. O que será economizado em hospedagem poderá ser investido em passeios;
  • Conhecer pessoas novas: para quem está indo para uma cidade ou país novo sem conhecer ninguém, essa pode ser uma ótima oportunidade de fazer novas amizades, tanto com o host quanto com seus amigos. Também pode ser uma maneira de conseguir companhia para sair;
  • Novas experiências: não existe melhor maneira de conhecer um país novo com um local. Isso vai te possibilitar ter experiências que você jamais teria viajado de excursão ou ficando em um hotel;
  • Treinar ou aprender um novo idioma: se você não fala a língua daquele país ou não tem muita fluência, ficar hospedado com um nativo pode ser ótimo para aperfeiçoar o seu vocabulário.

Desvantagens

  • Privacidade e conforto: por se tratar de uma hospedagem na casa de outra pessoa, com certeza a experiência não será a mesma de um hotel. Você pode dar sorte de encontrar um local com quarto e banheiro privativo, mas também poderá dormir no sofá ou dividir com outras pessoas o que pode não ser muito confortável;
  • Regras: justamente por estar na casa de alguém você terá que se adaptar às suas regras, como horários ou tarefas;
  • Localização: nem sempre os nativos moram em bairros próximos ao centro ou em locais mais turísticos, então antes de fechar a hospedagem, confira a distância e o tempo gasto entre a residência e os seus passeios para que isso não se torne um problema;
  • Segurança: ter medo ou insegurança de passar uns dias na casa de um completo desconhecido é normal, principalmente para as mulheres. Por isso é muito importante estar atento a todas as informações fornecidas pelo host.

hospedagem couchsurfing

Algumas dicas para melhorar a sua experiência na plataforma

Agora que você já sabe os prós e contras veja algumas dicas que vão te ajudar a escolher o melhor host e também a aproveitar a viagem da melhor maneira possível.

Perfil em comum

Durante a sua busca dê sempre preferência por pessoas que tenham um perfil ou gosto semelhantes aos seus, assim, é possível evitar o choque cultural e tornar a convivência muito melhor. Então gaste um tempinho a mais lendo todas as informações possível, isso, com certeza, fará toda a diferença na sua viagem!

Sem copiar e colar

Depois de escolher os hosts que mais combinam com você, chega a hora de mandar mensagem pedindo hospedagem. Seja o mais pessoal possível, então deixe de lado o “ctrl c” e “ctrl v”, o famoso copiar e colar, na mensagem.

Tente inserir informações que estejam no perfil do host, assim ele saberá que você dedicou um tempinho para tentar saber mais sobre ele e ficará muito mais fácil que ele te aceite.

Antecedência, mas nem tanta

Tenha o meio termo, não deixe para procurar por acomodação em cima da hora e nem com um período muito grande de antecedência. Entre duas e três semanas é o período ideal para entrar em contato com o host e fechar a hospedagem.

Passe as informações para alguém de confiança

Antes de viajar, passe todas informações possíveis sobre o seu host, como endereço, nome completo, telefone, entre outros, para algum amigo, familiar ou pessoa de confiança. Essa é uma forma de ficar mais seguro. Outra dica é manter sempre contato com essa pessoa de confiança para que ela saiba que você está bem.

Plano B

Claro que com uma boa pesquisa as chances de algo dar errado são pequenas, mesmo assim isso pode ser uma possibilidade. Então, tenha um plano B em mente. Pesquise um hostel também, caso algo não saia como planejado, você não passará a noite na rua e ainda ganhará uma baita experiência!

Se quiser saber um pouco mais sobre como funciona um hostel, nós temos aqui no blog um conteúdo completo sobre eles!

Dica extra!

Não é obrigatório, mas se quiser, pode levar alguma lembrancinha do seu país ou cidade para presentear o host. É uma maneira de agradecer pela hospitalidade e também de mostrar um pouco da sua cultura.

Então, se você está planejando a sua próxima viagem, talvez o couchsurfing seja uma excelente opção para economizar uma grana, conhecer gente nova e ainda ter uma experiência completamente diferente.

Você já conhecia o couchsurfing? Já usou a plataforma para se hospedar? Aproveite a nossa caixa de comentários para deixar outras dicas ou contar um pouco sobre a sua experiência.

Se você é um amante de viagens, não deixe de ler o nosso conteúdo com dicas de destinos para fazer um mochilão pelo Brasil.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Michael da Mata

Michael da Mata

Olá! Eu sou o Michael, o Fundador e CEO da Tabacaria Da Mata e Café Da Mata. Atualmente, autor do maior blog de Head Shop do Brasil. Empreendedor desde pequeno, venho de uma família de comerciantes de classe média-baixa. Sempre tive muita vontade de trabalhar e ser um vencedor na vida então, em 2007, uni o amor que eu tenho por café com o fato de que sou um defensor e ativista da regulamentação da Cannabis no Brasil. Assim nasceu a Tabacaria Da Mata, uma loja física e online que oferece cafés especiais, bebidas importadas, charutos, itens para bolar, tabacos e tudo que uma Tabacaria de respeito deve ter. Este aqui é o Blog Da Mata, um projeto que criei quando percebi que os clientes da loja tinham muitas dúvidas sobre o universo de Head Shop. “Como bolar um beck?”, “Qual o melhor charuto importado?” e “É possível reduzir os danos ao fumar?” são algumas das perguntas que eu sempre recebo. Decidi respondê-las aqui, em formato de artigos simplificados, embasados e leves. Se você curte ficar a par de notícias, curiosidades e dicas sobre o mundo canábico e de Tabacaria e Head Shop, acompanhe os conteúdos!

Deixe um comentário