Há muitas curiosidades sobre a Holanda que mais parecem trollagem. Veja só, por exemplo, que o idioma não é holandês e sim neerlandês. Ainda tem o fato de ficar na Europa, mas ter três cidades no Caribe — Bonaire, Sint Eustatius e Saba. E se dissermos que a capital é Amsterdã, mas a sede do governo e da monarquia fica em Haia?
Fazendo fronteira com o Mar do Norte, Alemanha e Bélgica, Holanda tem uma localização privilegiada de fácil acesso para o restante do continente europeu. Um ótimo motivo para visitar a Holanda é sua comunidade multicultural, receptiva a turistas e imigrantes. Quer saber outras curiosidades sobre o país? Aproveite o artigo e boa leitura!
1. Foram os primeiros a aprovar o casamento homossexual
Hoje, em 2019, muitos países já tornaram legalizado algo que nem deveria ser proibido: o amor entre duas pessoas do mesmo sexo. Porém, lá em 2001, a Holanda foi o primeiro país no mundo a legalizar o casamento gay. Na época, você já deve imaginar, foi aquele rebuliço nos jornais ao redor do globo e logo virou tendência entre os demais vizinhos.
Apesar da união civil entre homossexuais ser aceita pela Dinamarca desde 1989, equiparar a união de um casal gay à união de um casal hétero, sendo ambos um casamento socialmente aceito, foi a grande novidade e uma vitória na luta pelos direitos iguais entre todos os seres humanos.
2. São um dos maiores consumidores de cerveja e café
Considerado como um grande tabu em outros países, beber cerveja no trabalho é liberado na Holanda. Eles adoram uma cervejinha bem gelada em qualquer época do ano, assim como o café. Em 2016, a Holanda voltou a ser o maior consumidor de café no mundo, consumindo cerca de 2,6 xícaras por dia e POR PESSOA!
Sim, eles bebem tanto café que essa quantidade é equivalente a cada um dos 17,08 milhões de habitantes consumindo a bebida todos os dias. Alguém deve ter tomado a dose de alguém aí!
3. Uma curiosidade sobre a Holanda é que ela tem outro nome
Bem, essa faz parte daquelas curiosidades que só podem ser uma bela pegadinha da Holanda no resto do mundo. Já ouviu falar nos Países Baixos? Antigamente, eles eram um conjunto de países muito pequenos da Europa e que, depois, se juntaram em um único País Baixo — inclusive, esse é o nome oficial da Holanda em seu idioma, o neerlandês.
Outra curiosidade sobre a geografia holandesa: Amsterdã é a capital oficial do país, mas não é a capital da província (que é semelhante à nossa noção de estado) onde fica a chamada Holanda do Norte. Essa província tem como capital a cidade de Harlem.
4. A maconha é legalizada e muito apreciada por lá
No país inteiro é possível comprar e consumir a maconha sem problema algum, desde que você seja morador da Holanda. Para turistas, a única permissão de compra e consumo da erva sagrada é para a cidade de Amsterdã. Lá, os turistas podem comprar e consumir qualquer derivado de maconha dentro dos coffee shops.
É importante deixar claro que o consumo da cannabis só é permitido de maneira in door, ou seja, dentro de casa ou algum estabelecimento próprio. Você até vê pessoas fumando a erva na rua, mas a polícia costuma fazer vista grossa para isso, com a possibilidade de ouvir um sermão porque a lei proíbe o consumo em público.
É engraçado pensar na legalização da ganja como uma das curiosidades sobre a Holanda, porque, assim como o casamento gay, fumar uma planta não deveria ser proibido. Justamente pela liberdade que o governo proporciona, muitas pessoas do mundo inteiro gostam de visitar os Países Baixos para consumir maconha.
Sabia que o Canadá se tornou recentemente mais um país a aprovar o uso recreativo da maconha? Confira outras curiosidades sobre o Canadá em nosso post!