Conhecer a história de Bob Marley é fundamental para entender como surgiu o que seria um dos maiores músicos de reggae de todos os tempos. Nascido em 6 de fevereiro de 1945 no interior da Jamaica, a sua primeira experimentação musical foi com o ska. Porém, depois passou para o reggae, deixando sua marca com as músicas mais conhecidas, como “No Woman, No Cry”, “Stir It Up” etc.
Dessa forma, neste post, apresentaremos sobre como a história do Bob Marley foi importante para a música de forma geral. Confira!
Quais são os principais passos do cantor?
Bob Marley deu importantes passos para que a música reggae fosse aceita fora da Jamaica. O cantor contou, nesse caso, com a ajuda de uma gravadora influente chamada Chris Blackwell para ganhar fama internacional.
Marley foi reconhecido pelo seu excelente trabalho e ganhou vários prêmios. Por exemplo, a BBC considerou a música “One Love” como a canção do milênio e a revista Rolling Stones classificou o cantor como o 11º maior artista de todos os tempos.
Qual é a ligação dele com a maconha?
Bob Marley tinha uma forte ligação com o fumo da cannabis por causa da sua religião, o rastafári. Para os adeptos, o uso da maconha é considerado um santo sacramento, uma vez que ajuda na prática de meditação, além de auxiliar a pessoa a alcançar um entendimento mais elevado da natureza e do universo.
Bob Marley também acreditava que o consumo da erva abria uma porta espiritual para ajudá-lo a desenvolver o seu talento na produção artística. Inclusive, o cantor já foi até preso algumas vezes na Jamaica por porte de maconha, contudo, isso não o impediu de ser um dos grandes defensores de sua legalização.
Quais são suas obras mais famosas?
O compositor jamaicano tem inúmeras obras, sendo a música “No Woman no Cry” um dos seus primeiros sucessos, tendo recebido reconhecimento e fama internacional. Posteriormente, as canções “Get up” e “Stand up” também ganharam a admiração de milhares de pessoas por todo o mundo.
Como foi a morte dele?
A morte de Bob Marley foi causada por um câncer de pele do tipo melanoma maligno, que se desenvolveu por meio de um ferimento não tratado na unha do pé. Rapidamente, ele se espalhou para todo o corpo, afetando outras regiões, como cérebro, pulmão e estômago.
Depois de vários tratamentos sem sucesso e desenganado pelos médicos, Marley resolveu voltar para a Jamaica a fim de morrer perto da sua família e amigos. Entretanto, o cantor foi internado às pressas em Miami. No meio do percurso, faleceu no dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos de idade.
O que Bob Marley defendia?
O artista era defensor de várias causas, como a luta contra o racismo e todas as formas de discriminação, bem como a universalização dos direitos civis e a igualdade social. As suas músicas eram compostas para a defesa dos direitos das minorias, sendo também um ativo combatente pelo direito da liberdade religiosa no mundo.
Além de tudo o que foi abordado até aqui, também vale mencionar que o cantor já sofreu um atentado quando fazia um ensaio em sua casa para uma apresentação gratuita na Jamaica. Outro fato curioso da história do Bob Marley é que ele tinha uma grande paixão por futebol, o que o levou a jogar na equipe jamaicana House of Dread.
E aí, gostou da leitura? Então, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este em sua caixa de entrada!