Nem precisa ser fumante para conhecer ou já ter escutado falar sobre a marca de isqueiros Zippo. Um objeto tão simples quanto um isqueiro conseguiu se tornar não só parte da cultura americana como também parte da história, ganhando reconhecimento mundial.
Nós da Tabacaria, amamos dar dicas sobre esses produtos, confira em nosso outro post tipos de isqueiros e saiba como escolher o seu!
São poucas as marcas que conseguem gravar o seu espaço no mundo e a Zippo faz parte desse seleto hall, junto com a fabricante de jeans Levi ‘s, a famosa Coca-Cola e também a marca de motos Harley Davidson. O reconhecimento da marca é tanto que pelo menos 98 entre 100 pessoas a conhecem.
O Zippo é reconhecido pelo seu design inconfundível, pelo som de “click” ao ser aberto e também pela sua chama à prova de vento, que não apaga nunca. Por conta disso, o isqueiro passou a ser não só um objeto de desejo, como também um item de colecionador.
História da marca
O surgimento da marca é curioso. No início da década de 30, em Bradford, no estado da Pensilvânia, George Grand Blaisdell, fundador da marca, ao ver um conhecido usando um isqueiro austríaco, decidiu investir suas últimas economias no isqueiro.
O modelo austríaco da marca Binga era bom e não apagava com o vento, mas, sua estrutura feita de metal costumava amassar com facilidade e por ser um pouco pesado era necessário usar as duas mãos para acendê-lo. Então, Blaisdell comprou os direitos da marca e reprojetou o isqueiro para ficar mais leve e, assim, poder ser utilizado apenas com uma mão.
O nome inicial da marca de Blaisdell era para ser “Clic-clac”, em alusão ao som feito durante o uso, porém, por conta de questões relacionadas a direito autoral, a marca foi rebatizada para Zippo, em 1933. Talvez você nem imagine, mas o nome da marca é inspirado nos zíperes, outra criação da época.
O primeiro isqueiro da marca custava cerca de US$ 1.95, que para a época era considerado um valor bastante elevado. Esse alto preço tinha um motivo, garantia ilimitada. Isso mesmo, todos os isqueiros da marca tem “Lifetime Guarantee” e isso faz parte do seu slogan “It works or we fix it free”, que traduzido para o português seria algo como “ou seu isqueiro funciona, ou consertamos de graça”.
Ou seja, não importa se um isqueiro Zippo foi fabricado na década de 30 ou nos anos 2000 ou se passou pelas mãos de vários donos ao longo do tempo, se quebrar ou precisar de algum reparo a empresa se compromete em resolver sem cobrar nada por isso.
O design do isqueiro teve mudanças sutis ao longo do tempo, para que o produto ficasse ainda melhor. As bordas pontudas e afiadas ganharam um formato arredondado e as dobradiças da tampa que nos primeiros modelos ficavam localizadas na parte externa, agora ficam do lado de dentro.
Zippo e a segunda guerra mundial
Os isqueiros Zippo foram tão importantes no período da segunda guerra mundial que passaram a fazer parte do equipamento das forças armadas americanas, justamente pela resistência e pelo fato das chamas não se apagarem.
O modelo usado pelos soldados era produzido em chapa de aço com uma cobertura plástica na cor preta, ideal para proteger e evitar a corrosão. Ele ganhou o nome de “Black Crackle Zippos”.
Por conta da praticidade no momento de acender, o zippo era usado tanto para iluminar e abrir caminho no escuro durante as batalhas quanto para esquentar sopa dentro do capacete dos soldados.
Foi graças a grande repercussão durante o período da guerra que a marca se consolidou no mercado e passou a ser considerada como “ícone americano”. O Zippo Marinha Estados Unidos é uma versão que exprime com elegância o impacto da marca dentro do país.
Propaganda por meio do isqueiro
Na década de 60, após a guerra, as marcas viram a oportunidade de usar os isqueiros Zippo como meio de propaganda e divulgação e os anúncios eram pintados a mão nas embalagens dos isqueiros.
Um coadjuvante em Hollywood
Hollywood e o cinema também tiveram uma forte contribuição na consolidação da marca. Humphrey Bogart e James Dean, galãs da década de 50, foram uns dos primeiros a aparecer nas telonas usando os isqueiros.
De lá pra cá, os Zippo já apareceram em pelo menos 2000 filmes. Dos cults, aos blockbusters. Das comédias, ao terror. Os isqueiros são um ótimo artifício para ajudar os personagens em diversas situações e por isso são muito utilizados pelos diretores de arte. O Zippo Iced James Bond 007 é um sucesso desejado por muitos fãs da saga!
O inconfundível isqueiro e seu som de click podem ser conferidos em diversos filmes como As Panteras (2000), X-Men 2 (2003), Pulp Fiction (1994) e até a animação da Pixar, Wall-e (2008).

Como funciona um isqueiro Zippo
Os Zippo não tem esse formato retangular atoa. A parte interna do isqueiro conta com uma boca de maçarico pequena, que é a grande responsável por acender a chama, um pavio, uma pedra que faz faísca e um fluído líquido à base de hidrocarboneto isoparafínico sintético.
O fluido pode ser reabastecido sempre que necessário, o que garante que um único isqueiro dure por muitos e muitos anos, diferente dos de plástico, que quando acabam devem ser jogados fora e trocados por outro. Mesmo não sendo muito barato, o Zippo tem um excelente custo benefício.
Como identificar a data de fabricação de um Zippo?
Com o passar do tempo e o reconhecimento mundial da marca, os isqueiros da Zippo passaram a se tornar itens de colecionador, não importando se a pessoa é fumante ou não. E algo que pode agregar muito valor ao isqueiro é a sua data de fabricação.
Desde os anos 2000 os isqueiros ganharam um sistema de impressão com a data em que foram fabricados, os modelos mais antigos podem ser identificados por meio de códigos, na parte de baixo, ou pelo estilo do logotipo.
Veja como identificar um Zippo por período:
- Entre 1933 e 1937: os modelos produzidos nesse período não têm código e são identificados pela frase “Pat. Pending”;
- Entre 1937 e 1948: contam com o código “Patent 2032695”;
- Entre 1949 e 1950: contam com a frase “Black Crackle Patent 203695”;
- Entre 1951 e 1957: os modelos produzidos nessa época contam com um código “Patent 2517191” gravado na base central;
- Os modelos fabricados entre 1957 e 1965 contam com uma marcação entre um e quatro pontos em cada lateral;
- Os datados entre 1966 e 1973 são identificados por quatro linhas verticais em cada lateral da base;
- Entre 1974 e 1981 a identificação é feita com barras nas laterais;
- Os modelos de 1982 até 1986 contam com contrabarras laterais;
- De 1987 até os anos 2000 a identificação era feita com algarismos romanos;
- Os modelos de 2001 até o momento são identificados pelas letras “A” e “L” e um número de dois dígitos;
Zippo além do isqueiro
A marca soube se reinventar e além do isqueiro ela também fabrica produtos de diversos segmentos como relógios, canetas, facas, artigos para esportes indoor como o camping,
aquecedores, kit de emergência contra incêndios e até perfumes.
Além disso, em 1994, comemorando seus 50 anos, a marca inaugurou um museu, em Bradford, cidade onde fica localizada a sede mundial da Zippo. No museu é possível fazer uma visita mediada e passear por toda a história da marca, por meio de vídeos e fotos.
No museu é possível ver o primeiro isqueiro produzido pela marca, junto com uma carta de George Blaisdell, redigida a próprio punho, além disso é possível conhecer a fábrica onde os isqueiros são consertados e comprar produtos exclusivos na lojinha.
Ao longo dos anos a Zippo conseguiu se reinventar e até hoje mantém um título invejável por outras marcas, que é o reconhecimento mundial.

Você imaginava que a história da marca era tão incrível assim? Deixe nos comentários se você já usou o conhecia os isqueiros da marca. Aproveite também para ler o nosso post sobre a medicina Indiana Ayurveda, e entenda um pouco mais sobre essa técnica milenar.
