Muitas pessoas têm consciência de que a ação dos homens interfere no meio ambiente e, por isso, procuram cada vez mais entender melhor essa relação e importância da preservação. Para aqueles que estão buscando aprender sobre o assunto, ler livros sobre a natureza é uma boa forma de adquirir conhecimento.
Por meio deles, é possível entender inúmeras questões como a sustentabilidade, o desmatamento, a produção em excesso de lixo etc. Se você está procurando livros sobre a natureza, mas não faz ideia de em que títulos apostar, calma que criamos este post especialmente para ajudar. Continue lendo e descubra 4 bons livros sobre a natureza que você precisa ler!
1. “Sustentabilidade planetária, onde eu entro nisso?”
O livro, lançado em 2013 e ainda muito atual, mostra, baseado em dados científicos, os desafios ambientais que o mundo deve encarar para que a sociedade continue evoluindo.
Por meio de discussões, o livro analisa as principais questões ambientais, trazendo os impactos das ações do homem na natureza. Alguns assuntos polêmicos como poluição, queimadas, sustentabilidade empresarial e doenças são trazidos pelo escritor e ambientalista brasileiro Fabio Feldmann.
2. “Lixo — De onde vem? Para onde vai?”
Você já parou para pensar a quantidade de lixo que cada pessoa produz por dia? O livro “Lixo — De onde vem? Para onde vai?” traz os diversos tipos de lixos que são produzidos nas cidades e como se dá esse processo. Além disso, ele mostra as dificuldades que muitos locais têm em armazenar o lixo por falta de espaço para os chamados lixões, o que resulta em problemas ambientais graves.
Os autores brasileiros Francisco Rodrigues e Vilma Cavinatto discutem um tema de suma importância para a preservação da natureza: a reciclagem. Eles mostram as etapas que envolvem toda a formação do lixo até o seu destino final e ressaltam a importância de uma união entre o governo e a sociedade para resolver essa delicada questão.
3. “O apelo da selva”
O “Apelo da selva” é um livro lançado nos anos 1980 e que tem como seu personagem principal um cão. Apesar de não apresentar de forma direta a relação do ser humano e dos animais com a natureza, o livro conta a história de vida do cão Buck, que deixa a sua rotina de cão doméstico na Califórnia para se tornar um cão selvagem no Alasca.
[rock-convert-cta id=”433″]
Um fator interessante do livro é que ele é todo contado a partir do ponto de vista de Buck, mostrando a interação dos animais com os humanos e a natureza.
4. “Cem dias entre o céu e o mar”
Amyr Klink, escritor brasileiro, parte para uma aventura real que, mais tarde, se transformaria em livro. “Cem dias entre o céu e o mar” conta a história de um homem (o próprio Amyr) que parte da África em direção ao Brasil em um barco a remo.
Outros viajantes tentaram realizar a travessia, contudo, sem sucesso. Apesar do apelo de muitas pessoas, que diziam até que Amyr morreria se tentasse, ele partiu em sua aventura.
Ficou cem dias literalmente entre o céu e o mar, cercado de peixes, tubarões e animais marinhos. Para aqueles que querem se conectar mais com a natureza e entender a sua importância, essa é uma leitura obrigatória.
Procurar entender a natureza e estar mais próximo a ela é uma importante ação para que o meio ambiente fique em equilíbrio. Existem muitos livros sobre a natureza que trazem muitas informações e lindas histórias. Mostramos apenas quatro, e esperamos que eles sejam o pontapé inicial para muitos outros.
E então, gostou do post? Agora que você já conhece alguns livros sobre a natureza, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de outros assuntos!
