Você se considera uma “alma viajante”? Aquelas pessoas que sentem paixão por viajar, explorar novos lugares e conhecer tudo que o nosso mundo tem a oferecer? Hoje em dia muitas pessoas se consideram assim, mas nós sabemos que a grana pra viajar na maioria das vezes é bem curta e pode atrapalhar o desejo de conhecer novas terras.
Se esse é o seu caso, entender o que é hostel e como funciona pode ser algo valioso para você. Afinal, eles estão espalhados pelo mundo inteiro e oferecem uma opção de hospedagem mais acessível em lugares muitas vezes privilegiados.
Muito além de apenas pagar menos, o hostel é por si só uma grande experiência. Em nenhum outro lugar é possível ter tanto intercâmbio cultural e interações sociais ricas como ali.
Por esses motivos, a Tabacaria da Mata resolveu criar esse post para te ajudar a entender melhor esse assunto e descolar as melhores hospedagens na próxima vez que for viajar. Saca só esse nosso conteúdo:
Afinal, o que é um hostel?
A principal característica de um hostel é o compartilhamento. Ali, você dividirá espaços como o quarto, o banheiro e a cozinha com outros viajantes. O termo “albergue” também pode ser utilizado no Brasil para se referenciar a esse tipo de hospedagem.
Em um hostel você vive na pele a economia compartilhada: uma forma de viver experiências incríveis com pouco custo financeiro. Esse tipo de hospedagem é o preferido da maioria das pessoas que viajam sozinhas.
Diferença entre hostel e hotel
Quem se hospeda em hotel acaba pagando mais caro para ter acesso a um quarto e banheiro só para si, ganhando muito no quesito privacidade. Por isso, o contato com outros viajantes é muitas vezes inexistente.
Mas é justamente o compartilhamento de espaço que faz da experiência em um hostel ser tão única. Nesses espaços, diferentes dos hotéis, você pode ter um grande contato com pessoas novas, fazer amigos e trocar experiências.
Tipos de quartos encontrados em um hostel
Diante dessa ideia muita gente pode se assustar e pensar “eu vou dormir com todo mundo que tá hospedado por ali?”. Calma! Não é bem assim: nos hostels espalhados pelo mundo, existem diferentes tipos de acomodações (algumas, inclusive, são privativas!).
Entenda os tipos mais comuns de quartos disponíveis nesses espaços:
Coletivos masculinos e femininos
É bastante comum encontrar hostels que fazem a separação de espaços compartilhados como os quartos e os banheiros entre os sexos masculino e feminino. Essa é uma forma de evitar desconfortos e situações constrangedoras que um viajante pode passar diante de alguém do sexo oposto ao compartilhar, por exemplo, um banheiro.
Além da separação por quartos, existem inclusive hostels que são exclusivamente femininos ou masculinos.
Mistos
Vai viajar com a galera toda e não quer se separar nos espaços da hospedagem? Sem problemas! Os quartos mistos também são bastante comuns e tornam possível juntar todos os amigos nos mesmos aposentos sem qualquer complicação.
Assim, você garante ficar perto de seus parças durante toda a viagem!
Privativos
Não quer abrir mão de um lugar só seu para dormir? Tudo bem também! Essa não é uma opção tão comum, porém, cada vez mais hostels estão criando opções de quartos privativos em que você dorme só, sem a presença de desconhecidos.
Essa é uma ótima opção para os casais que queiram privacidade e esperam dormir juntos durante as noites de suas viagens.
Quartos adaptados para necessidades especiais
Acessibilidade é essencial! Por isso, muitos hostels oferecem também espaços que possuem acesso facilitado, permitindo que as pessoas com necessidades especiais, como deficiências físicas, desfrutem dessa experiência.
O que esperar da hospedagem em um hostel
Beleza, agora que já entendemos o que é esse tipo de hospedagem muitas dúvidas podem surgir sobre como um hostel funciona. Afinal, como é na prática se hospedar em um desses?
Para responder essas dúvidas, reunimos abaixo o que você pode esperar ao passar um tempo em um hostel:
Preço bastante acessível
Se nunca considerou essa opção, pense nela a próxima vez que for viajar e tire a prova real. Ao comparar os preços dos quartos de hotéis e da hospedagem em hostels, a diferença entre os valores é muitas vezes gritante.
Por isso, o hostel é o queridinho de quem não quer gastar muito ao viajar (e ainda é uma saída para poupar e conhecer ainda mais lugares com o preço que pagaria no quarto de hotel).
Grande interação social
Quem já passou a noite em um hostel sabe o quanto a vibe por lá é diferente. Já que tá todo mundo viajando e dividindo o mesmo espaço, as conversas, trocas de experiência e surgimento de novas amizades acontecem a todo momento.
Até mesmo os mais tímidos se tornam um pouco sociáveis nesses espaços – afinal, eles precisam se comunicar com seus companheiros de quarto. No hostel, você respira interação social.
Pouca privacidade
Existe, também, o outro lado da moeda: pagar menos na hospedagem e ter grande interação com pessoas novas traz consigo a diminuição da privacidade. Este pode ser um desafio e tanto para quem está acostumado a morar sozinho ou não dividir espaço em suas viagens.
Mas se você não tiver pira com isso, esse não vai ser um problema pra você!
Cozinhas compartilhadas
Uma grande experiência proporcionada pelos hostels são seus espaços para cozinhar. Ali, você consegue economizar mais uma vez ao fazer aquela macarronada prática ao invés de pagar o preço de uma refeição completa em um restaurante.
Além disso, é uma grande oportunidade de conhecer a culinária de outras regiões e pegar algumas dicas de cozinha com seus companheiros de hostel, vendo-os cozinhar e descobrindo novos temperos e novas formas de preparar os alimentos.
Banho rápido
É bem comum encontrar um hostel que possui regras para o tempo de banho. Isso porque esse é um espaço compartilhado e terá sempre alguém na fila para usar o banheiro depois de você.
Por isso, tenha em mente que os banhos longos com mais de 10 minutos aqui são um luxo: você precisará aprender a se limpar bem mais ligeiro por aqui, beleza?
Ah! E além disso, não pode se esquecer de levar tudo o que precisar junto de você para o banheiro: sabonete, shampoo, toalha, trocas de roupa… Como o banheiro é muitas vezes localizado em um corredor, fora do quarto, você precisará fazer toda a sua troca ali.
Localizações massas!
O que muita gente não lembra é que a maioria dos hostels saem na frente dos hotéis quando o assunto é a localização.
Isso acontece porque eles não precisam se preocupar com espaços grandes como estacionamento, hall de entrada, sala e restaurante e, assim, conseguem descolar umas localizações incríveis no centro da cidade sem gastar muito por isso.
Então, além de pagar mais barato nessa experiência, você pode ter o prazer de se hospedar em uma área privilegiada da cidade que está visitando e até mesmo diminuir os custos com transporte!
Eventos e atividades
A experiência no hostel vai muito além de apenas ter um lugar para comer, dormir e tomar banho. A maioria deles se preocupa também em fornecer experiências de entretenimento para os seus hóspedes.
Por exemplo, hostels que fazem festas, aulas de yoga, campeonatos de videogame, passeios, happy hours, salas de jogos e muito mais!
Acesso à internet
Não pode faltar, né? Hoje em dia, ficar conectado à internet pelo celular é essencial para manter o contato com quem tá longe e dar sempre aquela atualizada nas redes sociais. Essa pode ser uma dificuldade e tanto para quem viaja para o exterior, por lá é mais difícil utilizar seus dados móveis para usar a internet.
Por isso, o Wi-fi nesses espaços é quase sempre disponível e até mesmo alguns computadores são colocados à disposição para uso dos hóspedes.
Café da manhã de hotel
O que muita gente não quer abrir mão na hora de viajar é daquela fartura própria do café da manhã de hotel. Pães, bolos, frutas, sucos… Dá água na boca só de pensar, não é?
Bom, esse não precisa ser um problema. Muitos hostels também oferecem opção com café da manhã e, por conta disso, você não precisa abrir mão dessa refeição que é a mais importante do dia, como dizem por aí hehe.
Mais dicas de viagem com a Da Mata
Agora deu pra entender melhor o que é hostel e como ele funciona, não é mesmo? Se você curtiu essa opção e ficou com ainda mais vontade de botar o pé na estrada para conhecer novas pessoas e novos lugares, temos outros conteúdos para você!
Que tal conferir nosso post com os 5 picos mais altos do Brasil para viver aventuras de escalada? Conheça eles e já prepare o roteiro do seu mochilão por nosso país!
Além disso, aqui no Blog da Tabacaria da Mata estamos todas as semanas publicando dicas e informações feitas especialmente para quem curte esse lifestyle. Se você é um desses, contamos com você nos próximos posts, beleza?
Flwww