Entenda o que é e como surgiu a religião Rastafári

Se você gosta de reggae ou já curtiu alguma música do Bob Marley, com certeza já ouviu falar na religião Rastafári. Apesar de estar associada ao estilo musical e à cultura africana, muitas pessoas não sabem ao certo o que é e como ela surgiu.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Criamos este post pensando nisso. Nele, você aprenderá como a religião Rastafári surgiu, quais são as suas principais curiosidades, quem são os seus adeptos e seus defensores.

E então, ficou curioso para aprender um pouco mais sobre o assunto? Continue lendo!

O que é e como surgiu a religião Rastafári

A religião ou movimento Rastafári, conhecido popularmente como “Rasta”, é um movimento religioso que surgiu na Jamaica, no auge das revoltas populares que aconteceram na década de 1930. O marco para a sua origem foi o coroamento do novo imperador da Etiópia, Haile Selassie I. Ele era considerado herdeiro do rei Salomão e da rainha Sabá, formando a dinastia salomônica.

A coroação de um imperador negro era o empurrão que faltava para a classe negra e trabalhadora da Jamaica reivindicar direitos, como a emancipação de escravos. A partir de uma profecia que haveria um Deus negro na África, essa classe passou a ver Selassie como um rei do continente africano, afirmando que ele representava a figura maior da divindade. Sendo assim, o imperador passou a ser considerado como a representação de Deus na terra, ficando conhecido como Deus Jah.

Em 1936, Selassie realizou um discurso na Liga das Nações, posicionando-se contra a violência e as teorias racistas que eram provenientes da Segunda Guerra Mundial. A partir disso, o imperador começou a ser chamado de Ras Tafari, que significa Príncipe da Paz. Surgia, então, a religião rastafári.

Quem são os maiores influenciadores da religião Rastafári

Se uma pessoa tiver que relacionar a religião Rastafári com algum ser humano, provavelmente ela associará com Bob Marley. O cantor jamaicano foi um dos responsáveis por popularizar o movimento, difundindo-o por meio de suas músicas.

Além de Bob Marley, outro importante ícone da religião foi Marcus Garvey, que era considerado o profeta da religião. Foi ele que, em 1927, fez a menção de um Deus negro na África. Como vimos, em 1930, quando Selassie foi coroado imperador da Etiópia, as falas de Garvey três anos antes passaram a ser vistas como uma profecia.

Quais são as características e curiosidades da religião Rastafári

Embora a religião Rastafári tenha muita influência do cristianismo e do judaísmo, existem algumas características que são próprias dos Rasta e que ajudam a identificar a religião. Confira a seguir algumas delas:

  • as cores da religião são verde, amarelo e vermelho (cores da bandeira da Etiópia);
  • para preservar a figura do corpo, os rastafáris não cortam os cabelos, evitam aparar a barba e não fazem tatuagem;
  • os tratamentos médicos utilizam ervas medicinais;
  • a maconha é utilizada como purificação em rituais de meditação;
  • eles não valorizam o capitalismo, adotando formas simples de viver;
  • grande parte dos rastafáris são vegetarianos;

Atualmente, acredita-se que a religião Rastafári tenha aproximadamente 1 milhão de adeptos em todo o mundo, sendo vista como um movimento de simplicidade, espiritualidade e paz.

E então, gostou do post? Agora que você aprendeu como surgiu e o que é a religião Rastafári, que tal conhecer um pouco sobre o ritmo de reggae? Confira este post especial que preparamos para você!

4.5/5 - (4 votes)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Conheça 4 lugares para viajar no Brasil e fumar tranquilamente!

4 coisas que você precisa saber sobre a marcha da maconha!

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

4 comentários em “Entenda o que é e como surgiu a religião Rastafári”

Deixe um comentário