Confira 3 tratamentos para depressão e escolha o mais adequado!

Há vários tratamentos para depressão, mas você sabia que um deles é o uso do canabidiol? Diversos estudos feitos no Brasil e em outros países já mostraram que esse componente da maconha pode amenizar de forma significativa os sintomas da doença e, dependendo do caso, até tirar o paciente dessa situação.

Está a fim de saber mais sobre essa e outras formas de tratar problemas depressivos? Então, continue com a gente e se informe!

O que caracteriza a depressão?

Ao menos uma vez na vida, todo mundo já se sentiu abatido, triste e pra baixo por causa de uma perda, de um vacilo, de um problema ou por ter uma baixa autoestima. Isso é normal de qualquer ser humano! No entanto, quando esse sentimento não passa ou se torna muito intenso, já é um sinal de depressão. Aí é bom ficar de olho.

Essa doença está diretamente ligada a transtornos mentais, e os sintomas são potencializados com as emoções. Em geral, a pessoa perde a vontade por atividades do dia a dia, tenta se isolar ao máximo, tem crises de choro e uma sensação de tristeza profunda. Apesar de o quadro ser bastante complexo, existe tratamento.

Quais os principais tratamentos para depressão?

Agora que você tem uma noção básica sobre a chamada “doença do século 21”, chegou a hora de conferir quais são as opções de tratamento. Vamos a elas!

1. Antidepressivos

O uso de antidepressivos é um dos tratamentos para depressão mais comuns. Ao agirem no organismo, essas drogas amenizam ou limitam os principais sintomas da doença. Mas há controvérsias a respeito dos efeitos e da eficácia desses remédios, especialmente em crianças e adolescentes. Alguns especialistas alertam que os medicamentos levam ao aumento de distúrbios e, em certos casos, ao suicídio.

É importante ressaltar que os antidepressivos podem causar efeitos colaterais como diminuição da libido, insônia, visão turva, náuseas, entre outros. Além disso, dependendo das doses e do tempo de tratamento, talvez pesem no bolso do paciente.

2. Psicoterapia

A psicoterapia também funciona para tratar a depressão. Inclusive, ela pode trazer mais benefícios que os medicamentos acima, pois consiste em um processo mais leve e com atividades que estimulam a mente e o corpo. Porém, os resultados vão variar de acordo com o nível da doença e o quadro do paciente.

O papel do psicoterapeuta é entender os comportamentos, as emoções e a origem do que está contribuindo para aquele problema. Depois disso, o profissional pode aplicar uma série de técnicas e métodos para recuperar as vontades, os sonhos e os desejos do paciente pela vida.

O lance da psicoterapia é que não se pode garantir prazos e resultados, já que depende de muitos fatores. Entre eles, a participação ativa da pessoa, a metodologia aplicada e os tipos de atividades desenvolvidas ao longo do tratamento.

3. Uso da maconha

Como dissemos, estudos apontam que o canabidiol é um elemento importante para o controle da depressão, além de não causar dependência nem efeitos psicotrópicos. Isso já é um grande passo para a ciência e para expandir a mente das pessoas em relação ao uso medicinal da maconha. Entretanto, ainda precisamos esperar que a sociedade quebre os tabus, acabe com o preconceito e reconheça o poder da cannabis para a saúde.

De qualquer forma, enquanto aguardamos o mundo evoluir nesse sentido, vale lembrar que há estudos comprovados de que fumar um baseado é capaz de aliviar os sintomas depressivos. O que não faltam são relatos de pessoas que trocaram os tratamentos para depressão tradicionais pela ganja e, hoje, se consideram curadas.

Quer aprender mais sobre o uso medicinal da maconha? Então, veja agora como o canabidiol é usado para controlar a ansiedade e se surpreenda!

[rock-convert-cta id=”141″]

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Michael da Mata

Michael da Mata

Olá! Eu sou o Michael, o Fundador e CEO da Tabacaria Da Mata e Café Da Mata. Atualmente, autor do maior blog de Head Shop do Brasil. Empreendedor desde pequeno, venho de uma família de comerciantes de classe média-baixa. Sempre tive muita vontade de trabalhar e ser um vencedor na vida então, em 2007, uni o amor que eu tenho por café com o fato de que sou um defensor e ativista da regulamentação da Cannabis no Brasil. Assim nasceu a Tabacaria Da Mata, uma loja física e online que oferece cafés especiais, bebidas importadas, charutos, itens para bolar, tabacos e tudo que uma Tabacaria de respeito deve ter. Este aqui é o Blog Da Mata, um projeto que criei quando percebi que os clientes da loja tinham muitas dúvidas sobre o universo de Head Shop. “Como bolar um beck?”, “Qual o melhor charuto importado?” e “É possível reduzir os danos ao fumar?” são algumas das perguntas que eu sempre recebo. Decidi respondê-las aqui, em formato de artigos simplificados, embasados e leves. Se você curte ficar a par de notícias, curiosidades e dicas sobre o mundo canábico e de Tabacaria e Head Shop, acompanhe os conteúdos!

Deixe um comentário