Adivinha doutor quem tá de volta na praça? A famosa “esquadrilha da fumaça”, originalmente formada por Marcelo D2, Skunk, Formigão, Bacalhau e Rafael Crespo, iniciou os trabalhos lá pela década de 1990, mais especificamente em 1992, quando surgiram as primeiras músicas da banda Planet Hemp.
Marcada por tragédias, polêmicas e um sucesso repentino, o Planet Hemp tomou conta dos palcos em pouco tempo, com letras em defesa da legalização da maconha e críticas ao sistema. Com isso, a banda se tornou referência da música underground brasileira e, literalmente, subiu a cabeça dos jovens!
Quer conhecer um pouco mais sobre a trajetória desses caras? Então, já aperta aquele e boa leitura!
Como tudo começou
A banda Planet Hemp nasceu de um encontro entre D2 e o falecido Skunk! Enquanto o primeiro se frustrava por não ter se tornado um skatista profissional e com um filho pequeno pra criar, o segundo encarava uma realidade ainda mais difícil: a luta contra a Aids. Ambos queriam que o projeto rolasse o mais rápido possível, como uma válvula de escape para esses problemas, e não deu outra!
Mesmo com pouca estrutura e conhecimento do mercado musical, os caras mergulharam de cabeça na ideia. D2 era porteiro de boate, e Skunk já viajava em algumas produções próprias de samples que fazia em casa, mas a doença não demorou muito para dominá-lo e, em 1994, veio a triste notícia do falecimento.
Nova formação e as polêmicas
Depois deste episódio, BNegão entra finalmente para a banda Planet Hemp, que passa a ganhar outros integrantes com o tempo, como o Black Alien e o DJ Nuts. Por carregar a fama de maconheiros, a banda sofreu uma perseguição constante, e diversos shows foram cancelados em diferentes cidades e períodos, chegando até a prisão temporária dos integrantes.
De 2001 até 2012, a banda ficou praticamente parada e com três álbuns lançados. Muito disso se deu pela própria perseguição de juízes e por projetos particulares dos integrantes. Mesmo sem lançamentos recentes, volta e meia a banda Planet Hemp anuncia alguns shows pelo país, mas D2 e BNegão seguem carreiras solo também.
A ligação entre a banda Planet Hemp e debate das drogas
Que os caras passaram por diversas situações e perrengues por defenderem a legalização da erva em uma época em que o assunto ainda era um tabu, disso ninguém duvida. Porém, o que não podemos esquecer é que foi graças à banda Planet Hemp que o debate sobre drogas no país passou a ganhar mais força e a quebrar certos paradigmas e preconceitos.
[rock-convert-cta id=”433″]
Mesmo que ainda tenhamos um longo caminho a traçar e muita gente para conscientizar que maconha não mata ninguém, a banda Planet Hemp deixou sua marca na história do tema e ainda faz a cabeça de muita gente, tanto da molecada mais nova como os maconheiros das antigas que acompanharam essa trajetória.
Enfim, para quem é fã ou quer conhecer melhor a história da banda Planet Hemp, ainda tem mais uma novidade imperdível: o recente lançamento do longa “Legaliza Já” que conta bem cada passo do grupo, desde o início dos trabalhos até os dias de hoje. Portanto, separe a seda, a erva e a pipoca e confira o filme também!
Curtiu? Então, compartilhe este post nas redes sociais e divulgue o trampo de um dos grupos mais importantes da cena underground brasileira e que nunca deixaram de defender o tema da legalização!
