Se formos resumir o universo relacionado à tabacaria em uma palavra, seria: possibilidades. Isso porque, hoje em dia, existem diferentes formas de curtir uma erva, seja com bongs, pipes, sedas ou vapers, que, neste último caso, têm se popularizado aos poucos e, por isso, saber o que é vaper ainda pode ser uma questão sem respostas.
Porém, como você já sabe, aqui na Da Mata, gostamos de explorar todas as maneiras de aproveitar uma boa sessão. Por isso, criamos este conteúdo exclusivo para você entender de vez tudo sobre o assunto e o que faz esses produtos chamarem tanta atenção por aí. Fique ligado:
O que é vaper? Papo definitivo!
Geralmente quando conhecemos um novo produto, associamos seu nome com algo que já conhecemos; e isso acaba sendo super válido no caso do vaper, pois esse item está relacionado com a vaporização, como você pode imaginar.
Ou seja, esse aparelho usa um sistema de vapor, diferente do que estamos acostumados, que é a queima da erva e do tabaco. Esse dispositivo usa do aquecimento do material, seja líquido ou ervas, para a pessoa curtir a substância.
O vaper, ou vaporizador, funciona da seguinte maneira: seu sistema consta com uma câmara responsável por receber a base do que você deseja fumar, seja erva ou o líquido. Além disso, conta com uma resistência que esquenta a erva e também possui uma bateria para promover energia.

Os principais tipos de vaporizadores
Agora que você sabe o conceito, precisa conhecer seus tipos mais comuns e como usar vaporizador. Geralmente, quem está acostumado a bolar o cigarro, se identificará mais com a última opção que você verá logo abaixo.
Mas nós já podemos adiantar que vale muito a pena experimentar os vapers de líquido e de concentrado, pois, atualmente, existem várias essências que promovem experiências incríveis. Saiba mais:
Vaporizadores de líquidos e concentrados
Começando pelos vaporizadores líquidos, eles possuem como característica na parte interior a composição por bateria e toda a parte eletrônica; já no lado superior existe um pequeno tanque para você inserir o líquido de sua preferência.
Depois de colocar o líquido, basta acionar o botão para que haja a combustão e, assim, acontecer a vaporização.
Já no caso dos vapers de concentrados, eles geralmente têm o formato de canetas menores, que, assim como aqueles para líquidos, contam em sua parte inferior uma bateria e, na superior, um tanque onde você pode depositar seu óleo ou cera. Assim, ao pressionar o botão, a resistência acende e o concentrado começa a evaporar.
Vaporizadores de ervas secas
Sendo leves e práticos, esses dispositivos são ideais para você que já está acostumado a fumar sua erva no papel de seda. Além disso, tem como uma de suas principais características não produzir cheiro e ainda são muito fáceis de usar.
Em sua maioria, esses produtos contam com uma câmara onde o calor aumenta a temperatura el você pode escolher aquela ideal para chegar na vaporização. Assim, a erva libera seus princípios ativos sem queimá-las.
A parte legal dos vapers, tanto dos líquidos, concentrados, quanto os vaporizadores de ervas secas, é que eles não queimam as substâncias, pois contam com um limite máximo de temperatura para apenas esquentá-las.
Com tantos benefícios assim, será que eles não possuem nenhuma contra indicação ou fazem mal para a saúde? Continue a leitura para descobrir o que o uso desses dispositivos causam no organismo.
Vaper faz mal para a saúde?
Segundo pesquisas, os dispositivos eletrônicos usados para vaporização são até 99% menos prejudiciais a saúde comparados aos cigarros tradicionais. Isso se deve porque o equipamento utiliza da vaporização das substâncias.
Ou seja, não libera as inúmeras substâncias tóxicas que um cigarro comum solta devido à queima; no caso de cigarros artesanais, também garante um plus, que é a não influência dos componentes dos papéis, que, por sua vez, também são bem menos prejudiciais à saúde.
Por isso, a resposta para essa pergunta é: não faz mal para a saúde, pois você apenas vai inalar o vapor proveniente do líquido, óleo ou erva seca que você escolheu. As desvantagens mais comuns desse dispositivos, por sua vez, estão relacionadas a sua manutenção.
É necessário fazer a manutenção periódica do vaper?
Por se tratar de um dispositivo eletrônico, é importante realizar a manutenção sempre que houver necessidade, além de, é claro, sua higienização correta para garantir todos os benefícios das seções.
Caso seu vaper seja de líquido, limpe sempre quando houver vazamento para não prejudicar outras peças do aparelho. Já no caso de ervas secas, higienize a câmara, garantindo sua maior durabilidade.
Para fazer essa tarefa, use cotonetes úmidos com álcool isopropílico, apropriados para esse tipo de aparelho. É importante não usar outros produtos, pois você corre o risco de estragar o equipamento.
Além disso, sempre verifique as condições das baterias, caso estiverem com problemas, não faça o uso do dispositivo. Por fim, é necessário mantê-los fora da exposição a luz solar e de altas temperaturas.

Curtiu saber mais sobre o vaper? Agora que você conheceu tudo sobre esse dispositivo, deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião, nós vamos curtir muito saber!
Aproveite também para compartilhar este conteúdo com seus amigos que ainda não conhecem o vaper, e, assim, apresentá-los a mais uma parte desse grandioso universo das tabacarias. Até o próximo post!
