A floração é o termo que se refere ao desabrochar das flores de determinada espécie ou grupo de plantas.
Como existem diversas cepas, não tem como afirmar o estágio da floração da Cannabis no geral. Entretanto, é possível estabelecer uma média entre elas, para isso pegamos as espécies mais conhecidas: a indica e a sativa.
A floração da primeira, geralmente, ocorre entre a oitava e a décima segunda semana. Já para a nossa querida sativa, a cepa que carrega o THC, a floração ocorre um pouco mais tarde, entre a décima e a décima segunda semana.
Quer entender mais sobre essa e as demais fases do cultivo da cannabis? Acompanhe o post!
Estágios de desenvolvimento da Cannabis
1. Germinação
Como toda planta precisa germinar para se desenvolver, a germinação da cannabis é a primeira coisa que acontece. Entre os dez primeiros dias, as sementes brotam e a raiz emerge.
No cultivo da maconha, diversos fatores podem ajudar a planta a crescer bonita e saudável, como temperatura, luz/penumbra e umidade.
Esses detalhes facilitam os processos metabólicos, ocasionando ativação dos hormônios que afetam o embrião da semente.
Vale mencionar que a germinação pode ser realizada com ajuda de papel úmidos alocados diretamente no vaso onde será plantada a maconha.
Você também pode gostar de saber mais sobre os tipos de erva – clique aqui para aprender sobre cada uma delas!
2. Surgimento de mudas
O nascimento das mudas, normalmente, ocorre entre a segunda e terceira semana de vida da planta. O revestimento se abre, expõe a raiz e surgem as folhas. Apesar de ser um momento mágico, é o período que a planta precisa de cuidados específicos, pois a erva necessita de diferentes níveis de umidade e luminosidade.
Então, se você é um cultivador indoor, atenção total na planta hein, senão ela pode crescer com déficit de THC – e não é isso que a gente quer, certo?!
3. Estágio vegetativo
A fase vegetativa da sua plantinha pode ocorrer da terceira até a décima sexta semana. Ou seja, durante a maior parte da vida ela estará em vegetação. Então, ela ainda não é muito grande, mas continua crescendo e produzindo folhas.
Ah, vale mencionar que é nesse período que é possível descobrir o sexo do bebê, ops da planta.
Além disso, é possível saber se ela será macho ou fêmea pelo tamanho. As menininhas, normalmente, são menores, já os machos possuem um caule mais grosso, pois precisam de mais força para aguentar o peso e a sua altura.
Assim que as plantas estiverem em desenvolvimento, é fundamental separá-las por sexo, assim os machos não vão polonizar as fêmeas.
4. Floração
Como explicamos ali em cima, a floração ocorre até a décima segunda semana de vida da planta. Depois dessa etapa, ocorre a frutificação, período marcado pelas inflorescências femininas, plantas que não foram fertilizadas.
Vale mencionar que as plantas canábicas que não têm sementes são mais eficientes em todos os sentidos, seja médico ou para brisar mesmo.
5. Amadurecimento
O amadurecimento é o momento onde os buds ficam gordinhos. Durante esse período, é normal que eles fiquem pegajosos – e dependendo da cepa, com um odor bem forte. Isso acontece devido aos tricomas, uma camada que promove a proteção do vegetal.
Assim, uma recomendação é que os growers lavem a planta entre a oitava e décima semana. Isso faz com que a planta utilize novos nutrientes para se “recompor”, com isso os buds ficam mais saborosos e cheirosos.
Os tricomas mudam de cor, essa mudança pode ser um indicativo para saber quando é a melhor hora para a colheita. Normalmente, durante esse período, a planta para de se desenvolver, as folhas secundárias perdem cor e as primárias chegam a cair.
6. Colheita
Depois da floração, chega a tão esperada colheita. Então, é aqui que você vai realizar os cortes na planta. Para isso, não tenha pressa, faça um galho por vez. Uma boa ideia é remover as folhas maiores, pois facilitará a trimagem.
Aqui é o momento que você deve aproveitar. É a hora que os growers mais gostam, pois vão colher os resultados de horas de trabalho.
Aí é só separar, dichavar, bolar e puff.
E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre as etapas de floração da cannabis?! A Da Mata bota fé que sim. Se você quiser continuar aprendendo mais sobre o mundo canábico, navegue pelo blog!
Por aqui, você encontra diversas curiosidades sobre o mundo da verdinha.