O Percolator é um acessório muito utilizado, por quem curte as conhecidas “bongadas”. Afinal, ele é uma alternativa diferente das sedas e pipes com que estamos acostumados. E aí, tá ligado em como ele funciona?
Caso ainda não saiba, relaxa! Preparei um guia completo sobre esse acessório de bong. Continue sua leitura e descubra o que é um percolator e como ele funciona. Bora lá?
O que é um percolator?
O percolator é um acessório utilizado para filtrar os vapores da combustão das ervas que passam por ele. Para isso, ele aumenta a superfície de contato que existe entre as bolhas e a água,provocando uma troca de calor entre os vapores quentes da cannabis e a água fria.
Basicamente, pode-se dizer que ele é um tipo de bong. Afinal, quem está acostumado a bongar sabe que esse sistema de evaporação da erva é muito semelhante a essa maneira de carburar — e claro, a brisa também.

Como funciona um percolator?
O percolator funciona a partir do momento em que a fumaça começa a viajar pelo bong. Quando essa reação acontece, ele cria bolhas, responsáveis por filtrarem e resfriar a fumaça, antes que ela seja inalada.
Por esse motivo, o acessório também é considerado um agente muito importante para a redução de danos. Fala sério, muito massa, né? Com eles, você pode fumar com mais segurança e ainda ter uma experiência suave e proveitosa.
Quais os principais tipos de percolator? Veja 11 modelos!
Se deseja experimentar essa brisa, o mais indicado é que você invista em um modelo adequado. Mas pode ficar de boa. Preparamos uma breve lista, com os principais percolators. Se liga aí!
1. Bong Slime Percolator
O bong slime com percolator é um modelo de vidro, produzido com borossilicato da mais pura qualidade. Com um material grosso e resistente, ele conta com uma estética inovadora — que pode, até mesmo, ser utilizada como decoração.
O interessante, é que este modelo conta com um bowl para as flores. E, com a companhia de um nail, você pode adaptá-lo para o uso de extrações.
2. Bong Percolator Double Three Cultura Dab
Se você busca por um bong que deixa a fumaça supersuave, os modelos da Cultura Dab são a alternativa certeira. Esse é mais um modelo de vidro e conta com dois percolators em sua estrutura.
A união de dois perculators em um só bong, faz com que a produção de fumaça aumente — pra dar puxadas mais fortes, sem se preocupar com a fumaça quente nos pulmões — excelente escolha para adotar um desse no lifestyle.
3. Bong com Percolator Tradicional Cultura Dab
Outra alternativa da marca Cultura Dab, é o modelo de bong com percolator tradicional. Embora ele possua apenas um percolator, ainda é possível notar o sabor da erva de maneira mais fina, nítida e acentuada.
Inclusive, a qualidade da fumaça do percoator, pode ajudar a diminuir a ansiedade. Afinal, ela permite que você possa ter uma brisa lenta, prazerosa e gradual.
4. Coletor de vidro com Percolator
O coletor de vidro é uma escolha mais prática comparada aos bongs tradicionais. Isso porque ele conta com uma estrutura menor do que os modelos convencionais, em formato de um tubo.
É claro que a evaporação da erva ocorre em uma menor escala, porém, sua função de resfriar a fumaça continua sendo realizada normalmente.
5. Percolator Honeycomb
Os percolators Honeycomb são aqueles que possuem discos com furos em seu recipiente. Muitos desses discos, são posicionados paralelamente à base e ao bocal — aumentando o efeito das bolhas de fumaça.
Nesse caso, quanto maior a quantidade de discos, maiores são os seus benefícios — incluindo, a parte da brisa! Os modelos mais avançados, possuem de dois a três discos.
6. Percolator Inline
O percolator Iline conta com tubos horizontais e fissuras em sua estrutura. Nesse caso, quanto mais fissuras o modelo tiver, maior será sua capacidade de filtrar e resfriar a água.
Veja também: Como fazer brisadeiro: receita fácil e potente!
7. Percolator Matrix
Os percolators Matrix possuem um formato cilíndrico e são posicionados no centro da base do bong. Além disso, esse modelo também conta com fissuras verticais e horizontais — fazendo com que as bolhas de fumaças sejam criadas com maior velocidade.
8. Percolator Dome
Esse modelo é fabricado em forma de cúpula, com fissuras em sua parte inferior. O Percolator Dome faz com que as bolhas de fumaça andem rapidamente para a base do bong. Essa é uma escolha bastante eficiente e, ainda por cima, possui uma proteção contra respingos.
9. Percolator Tree
Um percolator Tree tem características próprias bem fáceis de reconhecer. Sua estrutura é composta por braços e fissuras conectados a um tubo central. Com ele, o ar sobe de baixo e, através de seus tubos, desce pelos braços com um turbilhão de bolhas.
10. Percolator Shower
Com o percolator Shower as bolhas de fumaça descem e sobem pela parede do bong, fazendo com que a filtragem e resfriamento ocorram mais depressa. A bongada do Percolator Shower é bastante forte e intensa, proporcionando uma experiência prazerosa.
11.Percolator Swiss Cheese
Esse é um dos modelos de percolator mais exóticos e estilosos do mercado, não é à toa que é um dos mais queridinhos entre a galera. Seu design é cheio de buracos ao seu redor, o que lembra bastante a um queijo.
Esses buracos são responsáveis por filtrar e resfriar a fumaça, criando um potente vórtice de bolhas. Ele é definitivamente, uma ótima escolha para montar o seu kit maconheiro.
Como usar o percolator?
O percolator é utilizado junto ao bong. Para melhor aproveitar a experiência com esse acessório, é preciso que você saiba bongar corretamente. Para isso, basta seguir alguns passos básicos:
- Encha o bong com água;
- Dichave a erva que será usada;
- Deposite a cannabis no forninho do bong;
- Queime a erva e puxe o ar pelo bocal;
- Agora, basta remover o forninho e inalar a fumaça.
Bongar com um percolator, além de proporcionar uma experiência proveitosa, é também uma política de redução de danos. Outra alternativa para fumar com mais segurança, é plantar a própria maconha. Entre em nosso post e descubra como isso acontece em países onde a erva é legalizada!
