O que levar de comida para viagem? Lista definitiva

Em viagens de ônibus e avião, o ideal é levar comidas leves, que não tenham risco de vazar, nem tenham um aroma muito forte. Além disso, é essencial ter em mente que, dependendo do alimento e do trecho percorrido, será necessário declarar ao órgão responsável, como mostra o Guia do Viajante.

Quem vai viajar de avião sabe que muitas companhias aéreas fornecem comidas durante os voos. Contudo, é sempre bom ter um lanchinho para comer entre as escalas ou dentro do ônibus, se for o caso, não é mesmo? Isso pode, inclusive, entrar na sua lista de coisas para colocar na mala.

Quer ver as comidas mais práticas para levar na viagem de avião ou de ônibus? Então, continue lendo e veja nossa lista de lanches para viagem!

1. Chocolate

Os chocolates são práticos, dão aquele boost de energia e ainda matam a vontade de um docinho na viagem. Além disso, eles não ocupam espaço, nem são pesados a ponto de prejudicar sua cota em uma viagem de avião, por exemplo. Contudo, é preciso atenção.

O gás que o chocolate dá na nossa energia é devido à alta quantidade de açúcar e um pouco de cafeína em sua fórmula. Então, se a sua ideia é cair no sono durante todo o trajeto, talvez ele não seja a melhor opção.

Portanto, se você quer dormir e não ter uma “bad trip” — com o perdão do trocadilho —, prefira chocolates com baixo teor de açúcar e cafeína. De todo modo, esse docinho pode te ajudar em um momento que você menos espera.

2. Lanches naturais

Quem vai fazer uma viagem mais longa, com um momento de espera entre dois trechos — como uma escala ou baldeação — pode apostar em um lanche natural.

Eles são leves, têm um alto teor de proteína, matam a fome e não pesam no estômago. A combinação perfeita para quem vai precisar dormir enquanto está em viagem. Você pode preparar o seu antes de sair de casa, mas também pode comprar opções prontas na rodoviária ou aeroporto.

Inclusive, se você está viajando para a Cannabis Cup, por exemplo, o lanche natural é uma excelente opção.

3. Frutas secas

Frutas secas têm muitos nutrientes concentrados. Por esse e outros motivos, elas são usadas por atletas e pessoas que vão acampar pelo Brasil ou pelo mundo. Elas matam a fome, não ocupam espaço e até fazem passar aquela vontade de açúcar que a gente sente durante a viagem.

Nesse caso, você pode optar por damasco, uva passa, ameixa seca, tâmaras e por aí vai. Inclusive, dependendo do seu destino, vale a pena visitar um mercado local e comprar frutas secas produzidas na região. Com isso, é possível juntar a fome com a vontade de comer, literalmente.

Frutas secas

4. Bolachas e biscoitos

Independentemente do seu lifestyle, uma bolacha ou biscoito salva sua vida. De longe, elas são os itens mais práticos desta lista. Pense comigo: elas já vêm embaladas, dão aquela enganada na fome e quase não ocupam espaço na bolsa.

Nesse caso, prefira opções de água e sal ou biscoitos de polvilho. Versões recheadas também ajudam, mas podem cair no mesmo ponto negativo dos chocolates, o alto teor de açúcar.

5. Frutas frescas

Por sua vez, as frutas frescas ajudam a completar um lanche rápido no avião ou no ônibus. Além disso, por terem bastante água, elas ajudam a manter a hidratação. Todo mundo aqui sabe que a gente dá uma descuidada na água quando está em viagem, não é?

Além disso, elas ajudam a manter a imunidade em dia, ideal para aquelas pessoas cujo destino é um lugar com o clima muito diferente do que ela está acostumada.

Bananas, maçãs e peras são ótimas opções. Afinal, são práticas de comer, resistentes e praticamente não geram resíduos.

Selecionei um post que é do seu interesse: Receita completa e fácil de brisadeiro!

6. Castanhas, amendoins e amêndoas

Oleaginosas em geral — castanhas, amêndoas e amendoins — têm praticamente os mesmos atributos das frutas secas. Contudo, lembre-se de levar sempre opções sem temperos. Quando elas já vêm salgadas, podem prejudicar a hidratação durante a viagem.

Você pode, inclusive, colocar as oleaginosas em bolos para levar na viagem. Contudo, se a sua ideia é preparar um bolonha, pode tirar o cavalinho da chuva, porque pode te dar muito problema.

7. Barras de cereal

Uma barra de cereal, assim como os biscoitos, salva a sua vida. Elas têm um ótimo valor proteico e calórico. Algumas, inclusive, são usadas para substituir refeições nas horas de aperto.

Além de comprar prontas em praticamente qualquer café de rodoviária e aeroporto, você pode fazer as suas com uma granola e alguma coisa para dar liga. As barras de cereal podem te ajudar para matar a larica, inclusive.

Gostou da nossa lista? Com ela, você pode montar um cardápio rápido para suas viagens. Mas ainda não saia daí. Vou te explicar quais são as recomendações das companhias aéreas sobre comida nos voos.

Barras de cereal

É possível levar comida na mochila do avião?

Sim. É possível levar alimentos na bagagem de mão ou na despachada. Contudo, a Latam aponta que eles devem estar em uma embalagem hermética, para não afetar outras bagagens ou incomodar passageiros. Para voos internacionais, os pacotes se limitam a 100 ml e devem ser transparentes.

Por outro lado, as papinhas de bebê não têm restrições. Mas precisam estar em suas embalagens originais ou transparentes, caso sejam necessárias durante a viagem.

Em outro post, já expliquei o que a legislação diz sobre levar cigarro e erva no avião. Aproveite para ler e se informar sobre o que diz a lei!

Independentemente do seu cardápio de viagem, lembre-se de consultar se o seu destino tem alguma restrição alimentar. Além disso, considere sempre que sua companhia aérea ou de ônibus pode oferecer snacks durante o trecho.

Depois de decidir o que comer durante sua viagem, pegue seus fones de ouvido e veja nossa lista de filmes para assistir de cabeça feita. Assim, você pode aproveitar todo o caminho.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Michael da Mata

Michael da Mata

Olá! Eu sou o Michael, o Fundador e CEO da Tabacaria Da Mata e Café Da Mata. Atualmente, autor do maior blog de Head Shop do Brasil. Empreendedor desde pequeno, venho de uma família de comerciantes de classe média-baixa. Sempre tive muita vontade de trabalhar e ser um vencedor na vida então, em 2007, uni o amor que eu tenho por café com o fato de que sou um defensor e ativista da regulamentação da Cannabis no Brasil. Assim nasceu a Tabacaria Da Mata, uma loja física e online que oferece cafés especiais, bebidas importadas, charutos, itens para bolar, tabacos e tudo que uma Tabacaria de respeito deve ter. Este aqui é o Blog Da Mata, um projeto que criei quando percebi que os clientes da loja tinham muitas dúvidas sobre o universo de Head Shop. “Como bolar um beck?”, “Qual o melhor charuto importado?” e “É possível reduzir os danos ao fumar?” são algumas das perguntas que eu sempre recebo. Decidi respondê-las aqui, em formato de artigos simplificados, embasados e leves. Se você curte ficar a par de notícias, curiosidades e dicas sobre o mundo canábico e de Tabacaria e Head Shop, acompanhe os conteúdos!

Deixe um comentário