Como funciona uma tabacaria de narguile? Entenda detalhadamente!

Está se perguntando como funciona uma tabacaria de narguile? Esse, normalmente, é um questionamento que surge nas mentes empreendedoras com um certo interesse em se inserir no mercado e prosperar abrindo um novo negócio na cidade.

Esse é o seu caso? Então vai adorar conferir a leitura que o time da Tabacaria da Mata separou para você! Nesse post, te mostramos detalhadamente como funciona o modelo de negócios de uma tabacaria, além de responder perguntas que vêm acompanhadas desta, como: o que se vende em uma tabacaria e qual o investimento para abrir esse tipo de negócio.

Após ler esse conteúdo você estará mais preparado para se inserir no meio! Confira:

Afinal, como funciona uma tabacaria de narguile?

As tabacarias de narguile são locais preparados especialmente para que as pessoas possam fumar seu narguile com alguns amigos e curtir a comodidade do espaço, em um momento prazeroso de descontração. Muitas delas possuem até mesmo ambientes que se parecem com bares ou baladas, afinal o foco do negócio é o entretenimento.

Para isso, precisam dispor de espaços adequados para estes usos, além de equipamentos e mercadorias que os clientes podem alugar ou adquirir para aproveitar o narguile ou, ainda, matar a fome e curtir esse momento de descontração.

Os estabelecimentos que funcionam dessa forma são, na verdade, chamados de lounges de narguile. O termo em inglês significa nada mais do que “salão”, pois essa é a característica principal do espaço: um grande salão aberto em que as pessoas podem desfrutar quando estiverem de boa.

Por essa natureza, normalmente as tabacarias de narguile funcionam somente a partir do período da tarde e ficam abertas até tarde da noite, como um bar mesmo.

homem fumando narguile

O que se vende numa tabacaria?

Podemos dizer que uma tabacaria de narguile do tipo “lounge” trabalha com três grandes grupos de mercadorias: os artigos relacionados ao fumo, itens que envolvem o estilo de vida do público alvo desse negócio e comidas e bebidas. Explicamos:

  • artigos relacionados ao fumo: narguiles, essências, carvões, isqueiros, tabaco, kumbayá, sedas, filtros, charutos, bongs, pipes, acessórios e itens afins.
  • itens que envolvem o estilo de vida do público alvo: camisetas, bonés, artigos de cutelaria (facas e canivetes), chaveiros, adesivos, etc.
  • comidas e bebidas: cervejas, destilados, refrigerantes, porções, doces, lanches e outros.

Para trabalhar dessa forma, é preciso ter um bom planejamento e conseguir ótimos fornecedores. Afinal, clientes fidelizados são conquistados a partir de um serviço de qualidade. Além disso, é preciso pensar que quanto maior forem as expectativas do negócio, maior deverá ser a equipe à disposição dos clientes.

Mas é permitido fumar em tabacarias?

Isso, na verdade, é um grande debate jurídico. Originalmente, a lei antifumo brasileira previa uma exceção que tornava legal fumar em espaços preparados especialmente para esse fim. Essa lei foi alterada em 2011 e essa exceção retirada. Com isso, fica valendo o que diz a lei: é proibido o uso de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno em recinto coletivo fechado, privado ou público.


Entretanto, no ano de 2014 um novo decreto presidencial mudou as regras do jogo. Trata-se do Decreto Nº 8.262, de 31 de maio de 2014. Nele, consta que:

  • 2º Excluem-se da proibição definida no caput :

[…]

II – estabelecimentos destinados especificamente à comercialização de produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, desde que essa condição esteja anunciada, de forma clara, na entrada, e desde que em local reservado para a experimentação de produtos dotados de condições de isolamento, ventilação ou exaustão do ar que impeçam a contaminação dos demais ambientes;



E isto inclui as tabacarias! Ou seja, desde que o espaço seja preparado para fornecer a ventilação e exaustão do ar necessárias e que seja claramente anunciado que o espaço é voltado para este fim, é possível considerar o fumo dentro das tabacarias legal.

Quanto gasta para montar uma tabacaria de narguile?

Essa também é uma pergunta muito comum. A resposta para ela, na verdade, vai depender completamente do tipo de negócio que os empreendedores têm em mente. Do negócio mais básico até os espaços mais completos – que se assemelham com verdadeiras baladas – o investimento inicial é proporcional ao desejo do empreendedor.

O que se tem é a estimativa de R$ 10 mil a R$ 25 mil para iniciar o negócio, cobrindo as despesas de documentação, aluguel do espaço, contratação de equipe e a compra dos produtos para o estoque.

Mas existem histórias de pessoas que iniciaram com menos que isso e, com o passar do tempo, foram aprimorando seu negócio e crescendo aos poucos. No fim das contas, tudo vai depender da espécie do negócio e como você vai trabalhar com ele!

dinheiro na mão

Se, agora que você entendeu um pouco mais como funciona uma tabacaria de narguile, a vontade de iniciar nesse segmento só aumentou, nós temos outro conteúdo que pode ser de grande ajuda nessa sua jornada.

Continue a leitura conferindo nosso post que ensina como montar uma tabacaria e tire sua ideia do papel! Nele, é possível conferir algumas dicas preciosas que te guiarão neste início em que tudo parece ser muito nebuloso e rodeado de dúvidas.

Boa sorte!

Avalie este post
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Afinal, o kumbaya faz mal ou não? A Da Mata explica!

Lista de ervas para misturar com tabaco e sair da mesmice

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário