Por que tomar café moído na hora? Conheça os diferenciais

O café moído na hora evidencia muito mais os sabores e todas as características sensoriais do grão. Além disso, a qualidade ficará por muito mais tempo porque a parte externa de cada fruto atua como capa protetora. Ou seja, a sua bebida terá mais pureza no aroma e no sabor.

Além disso, quando o café fica moído por muito tempo — ou já vem em pó — ele pode oxidar e prejudicar as características originais. Mesmo torrado e desidratado, o café é um fruto e é muito sensível quando fica em contato com o oxigênio. É igual acontece com a sua verdinha: se ela fica dichavada por muito tempo antes de fumar, o sabor não é o mesmo!

Nós preparamos um post te explicando todos os benefícios de moer o café na hora! Já te adianto que após ler você nem vai querer saber daquelas bebidas que batem na hora. Fique por aqui para entender as vantagens, tipos de moagem, de torra e muito mais!

Qual a vantagem de moer o café na hora?

A principal vantagem do café moído na hora é a maior pureza no aroma e no sabor. Por ser muito sensível ao oxigênio, esse grão oxida muito rápido se fica exposto ao ar e, se você lembrar das aulas de química, caso esteja em pó, a oxidação será muito mais rápida, devido à superfície de contato.

Se você quer ter uma brisa diferenciada e ainda ter um embasamento científico para isso, veja nosso post sobre a mistura de maconha e café!

Quais os tipos de moagem de café?

Existem três tipos de moagem do café: grossa, média e fina. Cada uma delas é indicada para um método de extração. Via de regra, quanto mais fino for o pó do café, a bebida ficará pronta mais rápido. Porém, há mais chances de passar do ponto e amargar, também!

Café moído, em grãos e em pó

Veja mais sobre cada tipo de moagem de café e qual o melhor método de extração para cada uma!

Moagem grossa

A moagem grossa é aquela que os grãos têm uma maior espessura e não aquela que xinga todo mundo. Para você ter uma ideia, depois de passar pelo moedor, o pó ficará parecendo com um sal grosso. Nesse caso, a bebida vai demorar mais tempo para ser extraída.

Se você quer curtir sua larica e tomar um café de moagem grossa, fica de olho nas nossas dicas! Os métodos mais recomendados para usar nessa espessura de grãos são aqueles em que o pó fica em infusão por mais tempo.

Então, para a moagem grossa, recorra à prensa francesa, Aeropress, Clever e até algumas receitas de cold brew.

Moagem média

A moagem média é a mais comum para quem curte café moído na hora. Ela é a mais versátil de todas e é indicada para aqueles métodos de extração nos quais a água fica em contato com o pó por um tempo moderado.

Por ser a mais versátil de todas, esse tipo de moagem pode ser usada em praticamente todos os tipos de extração e infusão. Por exemplo, o pó de café médio pode ser usado em coadores e filtros como o Melitta, Hario V60, Chemex e até o clássico coador de pano.

Ah! Se o tempo de infusão for menor, é possível usar até na Aeropress, Clever e prensa francesa.

Além de tudo, ver o café sair do moedor ou ficar vendo vídeos de baristas trabalhando, são ótimas coisas para fazer chapado!

Moagem fina

A moagem fina é muito mais específica e, se usada em coadores e filtros mais lentos como Clever, Melitta e Koar — esse último é 100% brasileiro! — pode amargar. Isso acontece devido à superfície de contato do pó com a água quente.

Nesse caso, a moagem fina é recomendada para métodos com o café espresso (sim, se escreve com S!) ou a cafeteira italiana, nos quais a água passa muito mais rápido pelo pó e precisa de pouco tempo para extrair todo o aroma e sabor.

Quais são os tipos de torra do café?

Os tipos de torra do café são: clara, média e escura. Quanto mais claro for o seu grão, melhor deve ser a qualidade e você sentirá mais o sabor do fruto. Isso vai elevar o preço, claro. Além disso, o mesmo grão pode apresentar características totalmente diferentes, conforme o grau da torra.

Por esse motivo, sempre que for comprar um café gourmet ou especial, prefira as torras mais claras. No caso do café colombiano, você terá aquela experiência incrível e entenderá que ele é tudo aquilo que falam mesmo!

Veja mais sobre as características de cada tipo de torra de café:

Torra clara

Nesse caso, a acidez e o aroma ficam mais acentuadas e o sabor fica mais suave. Além disso, o amargor do café é amenizado e, em certos casos, ele nem aparece! Isso acontece porque a torra clara preserva e ativa os óleos dos grãos!

Por ser mais suave e menos amargo, os cafés de torra clara são perfeitos para harmonizar com a comida. Já pensou ter uma bebida assim na hora de curtir as suas laricas doces?

Torra média

A torra média é a mais comum de todas! Ela é o ponto de equilíbrio entre aroma, amargor e acidez. Além disso, a torra média é mais fácil de ser encontrada comercialmente. Nesse caso, o café gourmet fica menos encorpado!

Pelo visto você gosta de culinária, não é mesmo? Então, se aventure ainda mais pelo mundo da gastronomia canábica e veja a melhor receita de brisadeiro!

Torra escura

É o café mais amargo de todos. Por esse motivo, muita gente pensa que a torra escura é a mais forte e “o café de verdade”. Na real, é totalmente o contrário! Esse tipo de torra pode queimar os grãos de café.

O café conhecido com extraforte é o mais escuro de todos, mas é preciso evitá-lo ao máximo.

Como a torra escura evidencia o amargor do café, é comum que os produtores passem grãos defeituosos, folhas e até pedaços de madeira pelo moedor! Então, caso você compre o café extraforte, tenha em mente que talvez esteja pagando por impurezas.

Como moer o café em casa?

O primeiro passo para moer o café em casa é ter grãos de boa qualidade. Depois disso você pode escolher entre o moedor manual, elétrico ou até fazer uma adaptação com o liquidificador! Veja mais sobre as características de cada método de moagem.

Moedor elétrico

O moedor elétrico é o mais prático de todos. Você coloca a quantidade de grãos desejada, aperta um botão, coloca a água para ferver, enrola um fininho e tá pronto!

Os modelos disponíveis podem ser ligados diretamente na tomada ou alimentados à bateria. Além disso, nos mais caros, é possível até escolher a espessura da moagem!

Moedor manual

Esse aqui é muito parecido com um instrumento que você já tem em casa. O funcionamento do moedor de café manual é similar ao do dichavador. Mas, diferentemente da nossa amada verdinha, você precisa fazer um pouco mais de força porque está triturando grãos e não folhas secas.

Essa é uma opção mais barata, portátil e perfeita para quem quer iniciar no mundo do café moído na hora! Além disso, ele é ideal para ser levado na mala de viagem em um mochilão.

Liquidificador ou processador

Quem não tem cão, caça com gato, não é mesmo? Então, se o moedor não estiver disponível, a opção é recorrer ao liquidificador ou processador.

Contudo, isso aqui se trata de uma gambiarra, então, não tem como o resultado ficar igual aos métodos tradicionais. Tenha isso em mente!

Caso você queira moer café no liquidificador ou processador, coloque os grãos lá dentro e use a função pulsar até chegar à espessura desejada.

Café moído no liquidificador

Consumir o café moído na hora é uma experiência incrível. Com ela, você poderá sentir todo o real sabor de uma das bebidas mais consumidas do mundo.

Além disso, se você não é fã do amargor dos cafés “de escritório” e quer bancar o barista em casa, aposte nos grãos recém-triturados. Com isso, você poderá ter um sabor diferenciado antes, durante e depois da sua sessão!

Beber café especial e moído na hora tem sido cada vez mais comum. Principalmente entre aquelas pessoas que curtem as ervas secas naturais. Por falar nisso, já que você se interessa por esse assunto, que tal ler o nosso post sobre chá importado?

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Michael da Mata

Michael da Mata

Olá! Eu sou o Michael, o Fundador e CEO da Tabacaria Da Mata e Café Da Mata. Atualmente, autor do maior blog de Head Shop do Brasil. Empreendedor desde pequeno, venho de uma família de comerciantes de classe média-baixa. Sempre tive muita vontade de trabalhar e ser um vencedor na vida então, em 2007, uni o amor que eu tenho por café com o fato de que sou um defensor e ativista da regulamentação da Cannabis no Brasil. Assim nasceu a Tabacaria Da Mata, uma loja física e online que oferece cafés especiais, bebidas importadas, charutos, itens para bolar, tabacos e tudo que uma Tabacaria de respeito deve ter. Este aqui é o Blog Da Mata, um projeto que criei quando percebi que os clientes da loja tinham muitas dúvidas sobre o universo de Head Shop. “Como bolar um beck?”, “Qual o melhor charuto importado?” e “É possível reduzir os danos ao fumar?” são algumas das perguntas que eu sempre recebo. Decidi respondê-las aqui, em formato de artigos simplificados, embasados e leves. Se você curte ficar a par de notícias, curiosidades e dicas sobre o mundo canábico e de Tabacaria e Head Shop, acompanhe os conteúdos!

Deixe um comentário