Receita de chá de cogumelo: como fazer e informações extras

O papo de hoje é sobre chá de cogumelos! Para quem não sabe o que é, o nome já indica sem mistério: é uma infusão de fungos com propriedades alucinógenas “transcendentais”, segundo relatos. Além disso, existem muitas variedades de cogumelos que podem ser usadas para fazer chá psicodélico, como Psilocybe, Penis envy, Flying saucers e Liberty cap.

O efeito da bebida se dá pela substância presente nos “cogumelos mágicos” chamada psilocibina, um alcaloide psicodélico que age principalmente nos receptores de serotonina, mais proeminentes no córtex pré-frontal cerebral. Essa é a área do cérebro responsável pelo nosso humor, cognição e percepção.

De acordo com a NSC Total, culturas indígenas, xamânicas e renascentistas têm utilizado as propriedades alucinógenas dos cogumelos há séculos. Para os curiosos sobre história: a psilocibina foi isolada pela primeira vez em 1958 pelo Dr. Albert Hofmann, que também descobriu o ácido lisérgico (LSD).

Seja para meditar e aproveitar um momento de solitude, participar de um ritual religioso ou espiritual, buscar fins terapêuticos ou simplesmente compartilhar uma experiência alucinógena com amigos, é um momento para aproveitar e não esquecer!

Para te ajudar nessa, preparei este guia com uma receita de chá de cogumelos e informações adicionais, como os efeitos, contraindicações e até mesmo ideias de lugares para tomar o chá. Vamos lá?

Salve para ler depois: Receita de brisadeiro: como fazer, dosagem e efeitos!

Receita de chá de cogumelos

Essa receita a Ana Maria Braga não passa! Brincadeiras à parte, aqui está um guia passo a passo para preparar um chá de shrooms (outro nome para os cogumelos) com uma porção de 1,5 g de cogumelos para a infusão. A dose depende do quão forte você deseja que sejam os efeitos do seu chá, da finalidade e do tempo de duração. Se preferir uma dose menor por xícara, você pode aumentar a quantidade de água na receita. Vamos aprender a preparar o chá?

cogumelo colorido

O que é necessário para fazer chá de cogumelos?

  • 1 g – 1,5 g de cogumelo da sua preferência (recomendamos Psilocybe ou Penis envy);
  • 1 ou 2 sacos de chá de erva (descafeinado do sabor de sua preferência);
  • 1 xícara de água;
  • Adoçante da sua preferência (pode ser açúcar ou mel se preferir);
  • Bule ou panela para ferver água;
  • Peneira ou filtro de café.

Como fazer chá de cogumelos?

  1. Moa os cogumelos: corte os cogumelos em pedaços pequenos com uma faca ou use um picador. Certifique-se de não transformá-los em pó para que se misturem melhor com a água e o chá;
  2. Ferva a água: encha uma panela ou chaleira com água e leve-a para ferver, tomando cuidado para que ela não evapore demais. Assim que a água começar a ferver, retire-a do fogo e espere alguns minutos. Lembre-se de que a psilocibina pode degradar-se com o calor excessivo, então, é melhor esperar a água esfriar um pouco;
  3. Adicione os ingredientes: coloque os cogumelos moídos e os saquinhos de chá na água quente. Se desejar, adicione algumas fatias de gengibre para dar mais sabor à mistura. Deixe em infusão por cerca de 10 a 15 minutos;
  4. Filtre o chá: use uma peneira ou um filtro de café para coar o chá, garantindo que não sobrem pedaços de cogumelo na água, pois eles continuarão liberando potência e podem alterar a composição da bebida;
  5. Adoce e consuma: adicione o adoçante de sua preferência, como mel ou açúcar. Sirva o chá em uma caneca e, se possível, consuma-o imediatamente, sem guardar para depois. Você pode acompanhar com biscoitos para uma experiência ainda mais agradável, por que não?

Importante: se for sua primeira vez experimentando o chá de cogumelos, se informe antes (como você está fazendo agora, muito bem!). Saiba o que esperar da experiência e quais são as contraindicações. Se possível, consulte um médico para verificar se há alguma condição de saúde que possa ser afetada pelas substâncias alucinógenas dos cogumelos.

Quais são os efeitos do chá de cogumelo?

Você já se perguntou qual é a onda do chá de cogumelo? Os efeitos dessa bebida são bastante semelhantes aos provocados pelo consumo dos fungos frescos. Se você está curioso sobre para que serve o chá de cogumelo, aqui estão os principais usos e efeitos desses alucinógenos:

Para uso recreativo

Algumas pessoas entram em estado de euforia, ficam empáticas e com vontade de iniciar conversas criativas e engraçadas com os amigos. Já outros preferem um rolê mais introspectivo, sentindo efeitos mais introspectivos, ideais para meditar ou curtir um momento de tranquilidade sozinho.

homem servindo chá de cogumelo em uma caneca

Para uso medicinal (saúde)

Diversos estudos comprovaram que cogumelos alucinógenos como Psilocybe cubensis, Panaeolus spp. e Amanita muscaria podem melhorar o humor e ajudar na depressão e estado ansioso — assim como o canabidiol também é usado para tratar ansiedade.

O uso deles também pode ser grande aliado no combate a vícios em tabagismo e alcoolismo. Aqui, vale ressaltar que é de extrema importância se consultar com médicos especialistas antes de começar qualquer tratamento médico com cogumelos!

Para uso espiritual

Conhecidos como “cogumelos mágicos,” esses fungos são usados em rituais para explorar a espiritualidade e promover o crescimento pessoal há séculos. O Psilocybe cubensis, por exemplo, tem uma longa tradição em cerimônias espirituais e muitos relatam uma conexão profunda com o universo, passando por insights transformadores durante essas experiências.

Efeitos mais comuns do chá de cogumelos

Existem algumas sensações mais comuns, que muito provavelmente farão parte da sua experiência com os shrooms após tomar a infusão. São eles:

1. Alucinações visuais

As alucinações visuais são um dos principais efeitos do chá de cogumelos: cores mais vibrantes, padrões geométricos na paisagem e objetos “derretendo”. Em alguns casos, há experiências de alucinação mais intensas, profundas e até mesmo místicas. Portanto, prepare-se para a possibilidade de começar a ver coisas que não estão lá ou perceber o mundo à sua volta de uma forma que nunca viu antes.

2. Percepção de tempo e espaço distorcida

Após tomar seu chá de cogumelos, o tempo pode parecer passar mais rápido ou mais devagar. Além disso, a percepção do ambiente à sua volta pode ficar distorcida, parecendo menor ou maior. Há muitos relatos de pessoas com a sensação de unidade com o ambiente ao redor, entrando em “harmonia” com o espaço ao seu redor.

Salve para ler depois: Pode misturar cogumelos mágicos com maconha?

3. Emoções intensas

Ao consumir o “chá mágico”, as emoções tendem a se intensificar, tanto as positivas quanto as negativas. Isso pode levar a uma experiência emocional profunda e única. No entanto, como o chá pode amplificar sentimentos ruins, evite tomá-lo se já estiver muito triste ou ansioso, pois isso pode resultar em uma bad trip.

Se a intenção é justamente enfrentar os sentimentos negativos para superá-los, é melhor fazê-lo com companhia, nunca sozinho. Isso para garantir uma experiência mais segura e controlada — é melhor não dar sorte para o azar, não é mesmo?

4. Estado de euforia e felicidade

A galera também relata sentimentos fortes e prazerosos de euforia, bem-estar e felicidade durante a experiência de tomar o chá de cogumelos. Além disso, a criatividade e o foco também são comuns depois de beber a infusão alucinógena.

5. Ego death

Já ouviu falar de “ego death”? Quando a dose de cogumelos é alta, você pode sentir uma perda temporária do senso de identidade, conhecida como “morte do ego”.

Mark Travers — psicólogo norte-americano — explora as implicações psicológicas desse fenômeno e explica que a “morte do ego” é uma experiência intensa e transformadora, na qual a identidade pessoal se dissolve. Pode ser transcendental e fascinante, mas também desafiadora. Por isso, é essencial começar com doses baixas, tudo bem?

6. Pensamento não linear

Junto com as alucinações visuais, as mudanças no pensamento são um dos efeitos mais comuns que causam a “brisa boa” que muitos curtem ao tomar o chá de cogumelo. São pensamentos não lineares, ideias criativas e sensação de ter insights profundos. Além disso, pessoas também relatam experiências de insights espirituais, de conexão com o universo e de compreensão mais profunda da existência humana.

7. Náuseas e outros efeitos físicos

Para além de sensações, emoções e ideias que são despertadas pelos cogumelos, também é possível que você sinta efeitos físicos no corpo, como náuseas na fase inicial da experiência, pupilas dilatadas e aumento temporário na frequência cardíaca e na pressão arterial.

Quanto tempo duram os efeitos do chá de cogumelos?

O tempo de duração do “cházinho abençoado” varia, mas geralmente os efeitos duram de 4 a 6 horas, com variações de acordo com a dosagem do chá e, claro, da sensibilidade de cada um.

É fundamental compreender que o chá de cogumelo é uma experiência pessoal e subjetiva, pois a qualidade da brisa e como ela ocorrerá depende de vários fatores, incluindo a dose, o lugar, o seu estado mental e a personalidade do indivíduo, além das companhias.

Para aproveitar ao máximo sua experiência, confira 3 dicas:

  1. Comece devagar: inicie com uma dose baixa para entender como o chá afeta você antes de aumentar a quantidade;
  2. Prepare o ambiente: crie um ambiente confortável e seguro para potencializar a experiência e minimizar qualquer desconforto;
  3. Esteja em boa companhia: se possível, esteja com amigos ou alguém de confiança para compartilhar a experiência e garantir suporte.

Quais são os melhores lugares para tomar chá de cogumelo?

Para finalizarmos o guia com chave de ouro, vou explorar com você ideias de lugares para aproveitar ao máximo sua experiência com o chá de cogumelo. Lembrando que não existem regras, pois a escolha depende do tipo de viagem que você quer ter, como também das companhias e dose. Se inspire:

  • Acampamentos: conecte-se com a natureza e desfrute de uma experiência ao ar livre, com barracas e muito verde;
  • Praia: aproveite o som das ondas e a brisa do mar para uma experiência relaxante;
  • Em casa: crie um ambiente confortável e seguro para uma jornada mais tranquila e íntima, com filmes e atividades que explorem sua criatividade. Aproveita e acende um incenso e crie um ambiente relaxante e sensorial;
  • Gramados: experimente tomar seu chá, sentar em um gramado verde com flores e apreciar a conexão com a terra e a paisagem;
  • Fazenda: se você gosta de ranchos e de animais, você pode aproveitar a serenidade do campo e o contato com a natureza da fazenda;
  • Cinema: transforme sua experiência em uma viagem visual e sensorial com filmes que estimulam a imaginação.

E aí, curtiu a receita de chá de cogumelos? Espero que as informações sobre os efeitos ajudem a se programar para escolher o melhor lugar e a dose para sua brisa. Já que estamos batendo esse papo sobre chá, você pode curtir este outro artigo que ensina como fazer chá de maconha

Por hoje é isso, vou pegando meu chá de camomila e me despedindo. Até a próxima!

Avalie este post
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

OG Kush: saiba qual é brisa, cultivo e outras características

Como fazer clone de cannabis: saiba tudo sobre!

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário