Maconha e cogumelo mágico podem ser misturados? Entenda aqui

A cannabis e os cogumelos mágicos são conhecidos pelo uso recreativo e medicinal, mas cada um deles possuem propriedades diferentes em sua composição. A maconha, por exemplo, é conhecida pelos canabinoides, substâncias que aumentam o estado de euforia e relaxamento. Já os cogumelos contêm principalmente a psilocibina que provoca alterações no estado de consciência.

Mas afinal, misturar os dois compostos diferentes pode ser uma boa ideia? Será que os efeitos psicodélicos se dão bem com a erva ou você pode acabar tendo uma bad trip? Embora tenha alguns estudos sobre o assunto, saber com exatidão quais são os resultados dessa mistura ainda continua sendo um grande mistério.

No entanto, se você quer saber um pouco mais sobre o que essa mistura pode causar, continue a leitura e descubra as diferenças entre os dois e se eles podem ser usados juntos. Confira!

Veja também: Chá de maconha: Saiba como preparar e quais são os efeitos.

Cogumelos podem ser fumados com maconha?

Os cogumelos são normalmente consumidos por ingestão oral, seja por chás, brownies ou até mesmo em natura. Alguns usuários ainda relatam que colocam chocolates derretidos para tirar o gosto amargo do fungo, mas fumar com maconha é algo que ainda gera algumas dúvidas.

Existem casos de pessoas que afirmam que os produtos ricos em CBD, como óleos de canabidiol, bebidas, alimentos e outros, ajudam a amenizar os efeitos colaterais causados pelos cogumelos. Mas, quando falamos do THC, que é o composto da maconha conhecido por dar a “brisa”, é relatado que os efeitos se potencializam quando são usados com alucinógenos.

De antemão, fumar cogumelos, independente se misturado com maconha ou não, pode trazer sérios riscos à saúde. Os esporos presentes nos cogumelos podem causar problemas pulmonares e nas vias respiratórias.

Uma das principais doenças ligadas à exposição de fungos é a aspergilose, causando sintomas como: falta de ar, dores de cabeça, fadiga, lesões na pele, sibilos e outros que podem gerar grande desconforto e, em alguns casos, até uma cirurgia. Por esse motivo, fumar cogumelos não é uma prática incentivada e pode afetar a sua saúde, além de não apresentar efeitos relevantes.

Efeitos de cada substância

Os efeitos de cada substância precisam ser entendidos para podermos entender como cada uma age no nosso corpo. A maconha é uma planta que contém mais de 400 substâncias químicas, sendo mais de 60 consideradas como canabinoides usados para fins medicinais, como: sedativo, analgésico, anti-inflamatório, estímulo ao apetite e outros.

Quando falamos dos cogumelos, podemos encontrar diversas substâncias: psilocibina, composto alcaloide, indolalquilamina e outros. Os cogumelos também podem ser usados medicinalmente: ação antioxidante, antiangiogênica e anti-inflamatória, sendo utilizados principalmente em tratamentos de câncer.

cogumelo ressecado com maconha prensada ao lado

Maconha

O tetrahidrocanabinol, conhecido como THC, é o principal componente psicoativo da maconha e responsável pela brisa. É válido lembrar que existem diferentes tipos de maconha, que podem produzir efeitos e características diferentes em sua composição. De maneira geral, os principais deles são:

  • Euforia;
  • Boca seca;
  • Pupilas dilatadas;
  • Olhos avermelhados;
  • Alteração na percepção;
  • Relaxamento.

Cogumelo

Os cogumelos atuam principalmente no sistema nervoso central, apresentando efeitos bem diferentes quando comparado ao da cannabis. Eles variam bastante conforme a dose tomada, por exemplo, pequenas podem causar sentimentos de euforia e relaxamento.

Mas quando tomada em doses maiores, o usuário pode apresentar as seguintes características:

  • Alucinações visuais;
  • Alucinações auditivas;
  • Dilatação das pupilas;
  • Aumento na sociabilização;
  • Redução dos reflexos.

É crime consumir cogumelo?

Atualmente, o Psilocybe cubensis, espécie mais comum e a mais procurada em cogumelos mágicos, não está entre as plantas e fungos proibidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Porém, por mais que os cogumelos não estejam na lista, as substâncias psilocina e a psilocibina encontradas nos cogumelos se encontram na lista F2 de substâncias psicotrópicas, onde o uso é proibido no nosso país. Mas o que isso significa? A compra e a venda de cogumelos não é proibida, mas extrações de suas substâncias sim.

Quais os riscos de usar cogumelos mágicos?

É muito comum que alguns consumidores gostem de procurar os seus próprios cogumelos. O Psilocybe cubensis é um dos mais procurados e pode ser encontrado livre na natureza ou em estercos nos pastos. No entanto, essa prática pode estar ligada a diversos riscos, o principal é a pessoa consumir um cogumelo achando que é o cubensis quando, na verdade, é uma espécie altamente tóxica, que pode levar até ao óbito.

menino com um cogumelo pequeno em direção a boca

A identificação dos cogumelos não é uma tarefa fácil e deve ser feita apenas por profissionais. Estudos mostram que, no período entre 2005 a 2019, foram registrados mais de 111 acidentes envolvendo cogumelos, onde grande parte dos casos são de pessoas que se confundiram com as espécies.

Além disso, o uso frequente dos cogumelos mágicos pode desencadear doenças mentais e físicas, além do risco de intoxicação. Caso o usuário passe por uma “bad trip”, as alucinações podem causar experiências negativas de trauma, medo ou desespero, isso pode fazer com que a pessoa desenvolva aflições mentais.

Redução de danos: como usar cogumelos com maconha?

Caso realmente queira usar, certifique-se de que você está com seu estado mental em dia antes de viajar. Para te ajudar a ter uma trip melhor e com menos danos, confira algumas recomendações necessárias que você precisa conhecer:

  1. Já deixe uma larica preparada antes de começar;
  2. Algumas pessoas optam por fumar um antes de comer os cogumelos;
  3. Caso esteja nervoso e um pouco ansioso, strains com um nível de CBD mais elevado podem te ajudar a relaxar;
  4. Após comer os cogumelos, flores com THC mais alto podem potencializar a experiência. Importante: só faça se você já é um maconheiro mais experiente;
  5. Acender um após umas 5 horas da viagem de cogu pode ajudar a prolongar um pouco mais os efeitos e a voltar da viagem de uma maneira mais tranquila.

Quem não pode usar cogumelo?

Em nenhuma hipótese, pessoas com transtornos mentais ou que realizam um tratamento com medicamentos psiquiátricos podem fazer o uso de cogumelos mágicos. Além disso, pessoas com histórico familiar de esquizofrenia enfrentam um risco mais elevado de uma reação psiquiátrica adversa à psilocibina.

Se você ainda não tem experiência com nenhuma das duas substâncias, é indicado que você conheça cada uma delas separadamente. Assim, você consegue aproveitar melhor a sua trip e assim evitar possíveis bad trips.

E aí, curtiu o conteúdo de hoje? Agora que você já sabe se pode usar cogumelos com maconha, que tal saber mais sobre a verdinha com o poderoso haxixe? Continue a leitura e confira os nossos conteúdos. Até mais!

5/5 - (1 vote)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Tudo que você precisa saber sobre a erva Purple Haze

Entenda tudo sobre a Salvia Divinorum

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário