Não é só para disfarçar a marola! Saber como escolher incenso pode servir também para proporcionar um ambiente mais zen, tranquilo, agradável e, de quebra, trabalhar algumas funções terapêuticas, que podem trazer benefícios incalculáveis para o seu bem-estar e a sua saúde mental.
Então, bora aprender como escolher incenso de forma certa para aproveitar tudo isso? Venha com a gente e confira as dicas!
Entenda as propriedades do incenso
Como dissemos, um bom incenso não se resume ao cheirinho gostoso que ele traz para o ambiente. Existem diferentes tipos de misturas, ervas e componentes, que são usados há milhares de anos para fins medicinais e terapêuticos. Tal hábito das civilizações antigas se mantém vivo em sessões de relaxamento, meditação, rituais esotéricos e outras atividades.
A seguir, destacamos alguns dos melhores tipos de incenso pra você conferir as suas propriedades. Se liga!
Olíbano
Também conhecido como “frankincense” ou “incenso verdadeiro”, o olíbano é considerado o primeiro material utilizado como resina para incenso e era obtido em árvores africanas e asiáticas do gênero Boswellia. Suas principais propriedades são: analgésico, antisséptico e antiespasmódico (que evita espasmos musculares).
Mirra
Um dos mais clássicos e procurados, o incenso de mirra garante um aroma muito agradável, além de proporcionar boas energias e acalmar a respiração. É indicado para aquela sessão de fumo, acompanhada de uma meditação.
Sândalo
O sândalo é uma árvore considerada sagrada na Índia, seu país de origem. Quanto ao incenso, ele é excelente para sessões de relaxamento máximo e para desenvolver um sentimento de gratidão.
Sálvia branca
Essa erva sempre esteve presente em rituais espirituais — especialmente em culturas indígenas norte-americanas — e era considerada a “planta da imortalidade”. O incenso de sálvia branca tem o poder de trazer bons fluidos e energias positivas.
Alecrim
O alecrim é uma planta usada na medicina natural desde a antiguidade. O incenso é um grande aliado contra o estresse e a depressão, por garantir mais ânimo e energia após algumas sessões de relaxamento.
7 ervas
Elaborado com uma mistura criteriosa, o incenso de 7 ervas tem um aroma bem marcante e presente, além de promover mais harmonia e a purificação do ambiente. Excelente opção para renovas as energias e purificar os espaços.
Breuzinho
Uma alternativa mais suave e prática para defumar os ambientes, o incenso de breuzinho substitui o tradicional carvão para esse fim. Porém, tem as mesmas funções de purificação, renovação e harmonização dos ambientes.
[rock-convert-cta id=”433″]
Saiba quais são os seus objetivos
Agora que já entendeu como escolher incenso com base nas propriedades de cada produto, a dica é saber qual o seu objetivo para investir nas misturas perfeitas para o que você precisa. Como assim?
Caso queira torrar uma erva e completar a sessão com uma meditação profunda, opte por incensos com propriedades relaxantes (alecrim, sândalo e mirra, por exemplo). Já se a ideia é espantar as energias negativas e renovar o ambiente, recomendamos os mais potentes, como os defumadores e a sálvia branca.
Providencie acessórios
Nossa última dica é que você também compre alguns acessórios básicos, que são fundamentais para o uso adequado dos incensos. Por exemplo:
- altar — monte um com a sua cara para realizar suas sessões;
- pedras e cristais — invista nesses itens para ajudar a equilibrar as energias;
- porta incenso — coloque as varetas nesse acessório para segurá-las bem e evitar sujeira;
- isqueiro — deixe um sempre por perto para ter mais praticidade.
Enfim, essas foram nossas dicas de como escolher incenso terapêutico. Você viu que esse tipo de produto pode oferecer benefícios que vão muito além dos aromas agradáveis. Agora, é só começar a experimentar alguns tipos e deixar suas rodas de fumo bem mais relaxantes.
Curtiu? Conheça a variedade de incensos da Tabacaria da Mata e escolha os melhores produtos para as suas próximas sessões.