Como fumar charuto? Veja se deve tragar e como começar

Uma prática pouco dominada é a arte de como fumar charuto. Ela pode parecer complicada para quem tem vontade de entrar nesse mundo: com muitas regras, modos de fazer e opções a se escolher, mas calma, temos a solução para quem quer começar a fumar.

Confira 8 passos e saiba como fumar um bom charuto e boa degustação!

1. Conheça as variedades de charuto

Os tipos de charutos são diversos e entender quais são vai te ajudar a entender como fumá-lo. Primeiramente, temos as diferenças de formatos. Os mais conhecidos, aqui no Brasil, são:

  • Robusto;
  • Churchill;
  • Corona;
  • Toro;
  • Torpedo;
  • Pirâmide;
  • Double Corona;
  • Perfecto;
  • Dentre outros.

Eles também diferem nos sabores. As opções com cores mais escuras são mais acentuados no paladar, ou seja, têm um sabor intenso ao fumar. Já os charutos de cores mais claras — como o candela e o claro — possuem um sabor mais leve, ideais para quem vai provar um charuto pela primeira vez.

A dica de ouro é não compar uma caixa de um único sabor, mas ir experimentando alguns diferentes até entender qual te agrada mais.

Diferentes tipos de charuto

Confira nossa lista com os melhores charutos do mundo!

2. Analise a aparência do charuto

Outro ponto importante é observar aparência do charuto. Pressione todos os lados do produto, para sentir se ele está uniforme. A textura ideal é que ele não esteja mole e nem com pedaços duros, pois comprometem o sabor e toda a sua experiência.

3. Sinta os aromas

A experiência sensorial faz toda a diferença ao fumar um charuto.

Caso compre em uma loja física, pegue o charuto na mão e o aproxime do nariz para sentir os aromas que ele exala. Geralmente, são compostos de notas diferentes, tente identificá-las já nesse momento.

Além disso, antes de ir até o local, informe-se sobre o vendedor e a procedência dos produtos. Infelizmente, cerca de um terço do mercado nacional de charutos importados é fruto de falsificações ou contrabando.

Nós, tanto em nossas unidades físicas quanto no e-commerce, mantemos os charutos em local rigorosamente controlado. Principalmente a temperatura e a umidade.

Todos os nossos produtos importados são adquiridos com os revendedores e importadores oficiais, assim, garantimos a procedência e originalidade. Veja o nosso catálogo de charutos e compre os melhores e originais!

Lembre-se: um charuto de qualidade deve exalar aromas antes de ser acendido. Assim, você já consegue identificar se o seu investimento vai ser em algo de qualidade ou não.

Homem apreciando os aromas do charuto

4. Armazenando o seu charuto

Pronto! Agora que comprou, você deve ter atenção na hora de guardá-lo. Não deixe ele solto e fora de um recipiente adequado, pois a qualidade e sabores serão alterados. O ideal é investir em uma caixa umidora — que é desenvolvida para o armazenamento de charutos.

Mas se não quiser investir nisso logo de cara, uma opção é recorrer a uma caixa de charutos confeccionada em folha de cedro, assim como aquelas produzidas pela Boveda!

5. O corte do charuto

Hora de cortar seu charuto!

Esse corte deve ser reto e certeiro, feito de forma firme. Para isso, use um cortador de charutos! As melhores opções são o cortador tradicional, cortador em V ou furador.

Caso não tenha nenhum desses, pare e vá comprar um na nossa loja utilize uma faca bem afiada. Faça isso apenas em último caso, OK? A ideia aqui é que a folha que reveste o charuto não será rasgada e ele não terá alterações no formato.

Para isso, corte a “cabeça” do charuto, que é a parte na que fica, geralmente, próxima à etiqueta ou onde tem um pedaço mais espesso de tabaco.

Caso recorra a um furador, lembre que a profundidade do corte é mínima — 2mm já é o suficiente! Não corte mais do que isso, pois pode desprender a capa e desperdiçar o fumo.

6. Como acender o charuto da forma certa?

Com o charuto cortado, é hora de acendê-lo. As melhores formas de fazer isso são: usar um acendedor de cedro — o qual não interfere no sabor ou no aroma — ou um isqueiro maçarico com gás de qualidade.

Há um teste para saber se o seu dragão é dos bons ou não, que vamos explicar nos próximos parágrafos.

Enquanto isso, confira tudo sobre tipos de isqueiros para tirar suas dúvidas.

Diferentemente de um cigarro normal, você não pode encostar o fogo no charuto. Ou seja, apenas mantenha a chama perto o suficiente para que o calor acenda o charuto.

Assim que acender, de leves sopros na ponta para garantir que a superfície está em brasa por inteira. Se o charuto apagar durante o momento que estiver fumando, repita o processo.

Vamos ao teste: pegue o seu dragão em forma de maçarico e um prato de porcelana. Mire a chama para o fundo do prato e veja se a fuligem vai marcar. Se isso acontecer é porque seu gás — ou o aparelho todo — não é de boa qualidade.

Dessa maneira, compre outro ou estrague toda experiência de fumar charuto.

7. Aprecie os sabores

Pronto! Finalmente chegou a melhor parte: apreciar o charuto. É importante destacar que você não deve tragar o produto, apenas fumar e apreciar os sabores que ele traz para a boca.

Ou seja, é uma experiência totalmente diferente de outros cigarros, não confunda.

O tempo para fumar também é tranquilo: prefira dar, no máximo, duas puxadas a cada minuto para apreciar o charuto de uma forma melhor.

Observe que as notas vão mudando conforme vai fumando — pode até fazer anotações para lembrar melhor dos sabores e ir conhecendo os charutos.

Para sentir mais os sabores, tente mastigar a fumaça. Outra dica é unir esse momento com bebidas alcoólicas. As mais indicadas são vinhos tintos, uísque e conhaque. Cafés também são uma opção — escolha aquele que preferir e curta o momento.

Charuto e conhaque

8. Apagando o charuto

Quando quiser parar de fumar, não é preciso pressionar o charuto no cinzeiro. Você deve apenas deixá-lo descansando que, em poucos minutos, ele apagará sozinho.

Depois disso, pode assoprar delicadamente para as cinzas que ficaram serem tiradas.

Um ponto de atenção é: se for reacender um charuto após algum tempo, é comum o sabor ter ficado mais amargo. Fumantes de charuto experientes preferem descartar o charuto após ser fumado uma única vez. Veja o que é melhor para você e para o seu bolso.

Pode tragar o charuto?

Não é recomendado tragar um charuto. Diferentemente de outros cigarros, as folhas de tabaco utilizadas são ainda mais danosas para o pulmão.

Além disso, tragar charuto pode causar tonturas e desmaios por conta do nível de nicotina ser mais concentrado.

Mas não se preocupe: durante o momento de apreciação do charuto, as mucosas da boca já absorvem a nicotina presente e liberam os efeitos no organismo.

Tem que cortar o charuto?

Sim, pois os charutos são revestidos com uma capa. Outra opção, é fazer um furo na ponta. Para isso, há um furador de charutos específico é a melhor solução!

Ele tem a vantagem de ser portátil, ou seja, você pode colocar no seu molho de chaves e apreciar o charuto tranquilamente quando estiver fora de casa!

Por que charuto é caro?

Porque os melhores charutos são feitos a mão. Esse é um processo artesanal no qual o artesão escolhe as melhores folhas.

Além disso, os importados de procedência e originais recebem uma alta tributação, percorrem um caminho grande para chegar aqui e têm alto controle no transporte e armazenamento.

Outro ponto que influencia no preço é que alguns charutos acabam sendo muito caros pelo modo que são produzidos. Por exemplo, eles são feitos a partir de fardos de tabaco envelhecidos, armazenados por anos.

Sem contar que são raros os produtores que fazem esse tipo de trabalho de maneira correta, o que encarece o produto final, somado a todos os gastos de manter a matéria-prima parada e conservada sem estragar.

Contudo, existem charutos mais acessíveis no mercado, na faixa de R$50,00. Se você está começando, o melhor é optar por marcas de entrada e mais acessíveis. Entre os charutos nacionais baratos temos:

  • Dona Flor;
  • Alonso Menendez;
  • Dannemman;
  • Monte Pascoal.

Porém, se você quer bancar o Fidel e curtir um bom charuto cubano, mas não sabe por onde começar, prefira as marcas a seguir:

  • Cohiba;
  • Romeu e Julieta;
  • Guantanamera;
  • E outros disponíveis no nosso catálogo.

Viu como é simples? Agora você sabe todos os passos para degustar um charuto sem maiores preocupações. Reserve um tempinho, vá para um ambiente tranquilo e aproveite!

Enquanto curte o seu charuto, aproveite para conferir nosso post sobre o que é blunt e explore, digamos, outras brisas!

 Veja nossos produtos! 

5/5 - (1 vote)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Papelito: a melhor seda do Brasil?

Café sensorial: saiba o que é, quais os tipos e benefícios

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário