Quem gosta de apreciar um bom charuto ou apenas está interessado em saber mais sobre o assunto, provavelmente imagina que os melhores charutos são os cubanos.
Se você imaginou isso, está certo(a)! Cuba concentra a produção dos melhores charutos do mundo. E, embora a chegada dos europeus ao país tenha sido a razão para a expansão pelo mundo, os verdadeiros criadores dessa forma de fumar o tabaco foram, de fato, os cubanos.
Não se sabe exatamente o período que isso ocorreu, mas quando os europeus retornaram para suas origens, relataram que viram as pessoas fumando, o que despertou curiosidade nos ouvintes, e então os exploradores começaram a importar as ervas e a montar de acordo com o que os cubanos faziam.
Ao decorrer do nosso conteúdo, vamos listar os melhores charutos do mundo, mas já adiantamos: quase todos são de Cuba!
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre eles!
História do charuto e os melhores ao redor do mundo!
Como foi dito anteriormente, e certamente você já sabe, os charutos na forma em que são conhecidos e vendidos atualmente são originários de Cuba, antes disso, o tabaco era consumido em cachimbos.
Mas o primeiro registro desse tabaco foi na Guatemala no século X, em um vaso originário do país, há a imagem de um homem fumando folhas de tabaco envoltas por um barbante.
Embora a matéria prima – o tabaco – utilizado fosse cultivado na Cuba, os charutos em si eram inicialmente produzidos na Espanha, e foi apenas em 1821 que Ferdinando VII possibilitou a produção diretamente no país de origem da erva. Desde então, Cuba cresceu significativamente e já em 1840 era considerada a maior produtora de charuto do mundo.
Mas isso não significa que a especiaria se restringe ao país. O mundo inteiro oferece diferentes tipos de charuto para serem apreciados pelos amantes de tabaco e curiosos.
Se você faz parte desse público, vai adorar a lista que preparamos para você com os melhores charutos, com marca e preço! Ficou curioso, né? Então confira:
Top 11 melhores charutos: cubanos, brasileiros e outros!
Curte aproveitar o fim de dia fumando um bom charuto? Hoje, eu prepararei uma lista atualizada com os melhores charutos do mercado. Todos eles, encontrados facilmente no site da Tabacaria da Mata. Continue a sua leitura e conheça as alternativas!
Atenção: esse conteúdo é apenas de caráter informativo e para maiores de idade. Na hora de fumar o seu charuto, considere as políticas de redução de danos para aproveitar de maneira segura!
1. Alonso Menendez
Para estrelar a nossa lista, resolvi começar com um charuto nacional, que apresenta a mesma qualidade das opções cubanas. O Alonso Menendez é uma ótima escolha para quem curte uma queima suave e satisfatória.
Em geral, o que eu mais gosto nessa opção é o mix de sabores com aromas adocicados — como a baunilha — que ela oferece. Além disso, o Alonso Menendez resiste a cerca de duas horas de queima lenta e apresenta um ótimo custo benefício para quem curte fumar sozinho.
Veja também: Como usar piteira e seda de vidro? Passo a passo descomplicado!
2. Dona Flor Ruby
Lançado recentemente, em 2022, o charuto Dona Flor Ruby se tornou uma das opções preferidas entre os fumantes mais experientes que gostam de sabores fortes e intensos.
Produzido na Bahia, esse charuto é fabricado com Mata Norte e Cubra Ligeiro, responsáveis por proporcionar notas intensas e amadeiradas ao longo do fumo. Mas calma, porque ainda melhora! Se liga:
Para garantir que todo o seu sabor seja conservado, ele é embalado em um tubo de cedro, que veda o charuto e conserva os aromas do produto.
Conheça os melhores boladores de beck e largue o pastelão agora mesmo!
3. Cohiba Behike Siglo II
Claro que eu não poderia deixar de fora uma das maiores fabricantes de charutos: a Cohiba Behike. Com origem cubana, essa é uma das alternativas mais clássicas, ideal para pessoas que prezam por um fumo limpo, suave e de qualidade.
Para adicionar a lista, escolhi uma opção histórica, criada especialmente para comemorar a descoberta de Cuba, por Colombo.
O Siglo II compõe uma linha completa da marca, com charutos tradicionais indicados para quem está começando a fumar agora. Interessante, não acha?
4. Charuto Cubano Partagas Serie D n°4
Mais um para a lista de charutos cubanos, o Partagas Serie D n°4 oferece um sabor forte, intenso e prazeroso para quem o fuma. Inclusive, indico essa opção para quem já está acostumado com a onda do produto e procura por uma degustação mais elegante.
5. Romeo y Julieta
Não tem como falar sobre os melhores charutos do mercado e deixar de lado as opções fabricadas pela marca cubana Romeo y Julieta. Afinal, os seus produtos são conhecidos mundialmente no nicho e entregam uma experiência única e inesquecível.
Ah, e vale destacar que: cada detalhe dos charutos Romeo y Julieta são pensados para conservar a pureza das propriedades do fumo. Para isso, eles são fabricados com tubo de fechamento hermético, que não deixa escapar nada.
6. Charutos Guantanamera Puritos
Os charutos Guantanamera Puritos são uma excelente alternativa para quem busca pelo famoso “Bom e Barato”. Isso porque eles possuem origem cubana (o que já nos aponta um bom sinal) e são fabricados com as melhores folhas de tabaco da região de Vuelta Abajo.
7. Enclave Toro
Essa opção é composta por uma capa equatorial, que embala um delicioso blend de tabaco. Por esse motivo, o Enclave Toro é uma escolha muito querida entre os apreciadores do fumo, que gostam de fumar o charuto ao lado de um bom Whisky.
Aliás, para deixar essa experiencia ainda mais prazerosa, o charuto conta com notas encorporadas e apimentadas, que criam um sabor marcante para o fumo.
8. Quorum Corona
Para variar um pouco, separei uma opção fabricada na Nicarágua, que entrega a mesma qualidade dos charutos cubanos e brasileiros. O Quorum Corona é enrolado artesanalmente e oferece um aroma leve e suave, agradável para todos os gostos.
Interessante, você não acha? Particularmente, acho essa uma ótima escolha para fumar com os meus amigos mais próximos. Vale à pena provar a experiência!
9. New World Double Robusto
O charuto New World Double Robusto é uma das melhores opções do catálogo A. J. Fernandez. Fabricado com tabaco da fazenda Fernandez em Estelí, ele é uma opção orgânica e apresenta uma intensidade forte/média.
Inclusive, a sensação que essa alternativa é tão boa que ajuda a controlar a ansiedade naqueles dias mais difíceis.
10. Gurkha Ghost Asura
O charuto Gurkha Ghost Asura é feito com blends de tabacos, retirados diretamente da Nicarágua. A opção apresenta um aroma único — com um toque terroso de cacau e canela — que ressalta as nuances de um sabor doce e agradável para o paladar.
Leia também: Como montar um kit maconheiro completão!
11. Charuto Diogenes Culebras
Para finalizar com chave de ouro, separei o charuto Diogenes Culebras que apresenta uma nova forma de fumar. Produzido artesanalmente, essa opção possui um formato curvado, diferente das alternativas tradicionais.
Além do formato, seu sabor se destaca entre os charutos comuns e apresenta o tabaco com uma intensidade média e equilibrada. Sem dúvidas essa é a melhor escolha para você que deseja experimentar uma nova forma de aproveitar o charuto!
E aí, você conhece outro bom charuto além dessas alternativas? Compartilhe comigo e com o restante dos companheiros qual mais agrada o seu paladar!
Continue acompanhando o blog Da Mata e conheça outras formas de aproveitar a maresia! Aproveite e conheça a Colombian Gold!
Por que as maiores marcas de charuto estão em Cuba?
Durante nosso conteúdo falamos um pouco sobre a história do charuto e ficou evidente a contribuição de Cuba para a criação dele. Mas, afinal, por que esse país?
O que acontece é que o clima do país contribui muito para a plantação de tabaco — falamos sobre a história da planta em nosso blog — por isso a planta era e ainda é cultivada tão abundantemente no país, e consequentemente, possibilitou a invenção do charuto.
Deu pra entender um pouquinho melhor sobre a qualidade dos charutos, né? Para mais conteúdos como esse, confira nosso blog, temos vários assuntos legais que irá gostar! E não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais!
Até o próximo post!