Quando vivemos dia após dia com a mesma rotina, parece que o tempo passa rápido demais. Sempre chega um momento que falamos “Nossa, o ano já está na metade e ainda nem fiz nada empolgante!”.
Se você está nesse mood, é hora de trocar a fita e começar a criar memórias!
Gosta de fazer mochilão, está procurando por um lugar para a lua de mel ou apenas quer curtir um fim de semana diferenciado com os amigos? Então que tal conhecer os melhores lugares frios do Brasil com a Da Mata?
Coloque roupas térmicas, um tênis confortável, coragem, disposição e vontade de curtir a vida na mala e vem com a gente!
1. Parque Nacional da Serra da Bocaina — SP e RJ
Divisa entre RJ e SP, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é visitável o ano inteiro, mas no inverno não tem pedras escorregadias e o público diminui.
Aqui você visita as praias de tirar o fôlego, cachoeiras deliciosas e curte trilhas em picos de até 2088 m. Dá uma olhada no que te espera:
Cachoeira Santo Izidro
Balneário para banho – vai que a água não está tão gelada – , 80 m de queda d’água e espaço para acampamento, a cachoeira Santo Izidro é uma das remanescentes áreas de Mata Atlântica. O local é refúgio para quem ama relaxar na natureza.
Pico do Tira Chapéu
Contemplação da natureza, é aqui mesmo! O Pico do Tira Chapéu tem uma subida de 10 Km e alguns trechos que exigem mais condicionamento físico — mas não tem a famosa escalaminhada.
No topo, você contempla um mar de montanhas de tirar o fôlego e, em dias sem nuvens, enxerga o oceano.
2. Parque Nacional de Itatiaia — RJ
O playground para os trekkers de plantão está mais próximo do que imagina. O Parque Nacional de Itatiaia abriga o Pico das Prateleiras, Pico das Agulhas Negras, a Serra Fina, Morro do Couto e o Vale do Paraíba, com paisagens que valem a pena ser vistas.
Ao seu dispor estão escaladas de até 3 h, caminhadas pelas rochas e passagens por fendas. As fotos das redes sociais estão garantidas, #natureza.
3. Chapada Diamantina — BA
Uma das regiões serranas mais famosas do Brasil já está no seu roteiro? Pois poderia estar. Aqui tem mais de 300 cachoeiras, balneários para banho, poços e grutas incríveis. O lugar é tão bonito que já esteve até em novela.
Na Chapada Diamantina você pode chegar no cume da Cachoeira da Fumaça, caminhar na Trilha do Pati, nadar em cânions até a Cachoeira do Buracão (que faz jus ao nome).
Além de se refrescar nas piscinas naturais de Serrano e banhar-se em todas as cachoeiras que puder: Cachoeira do Sossego, Cachoeira do Mosquito, Cachoeira do Poço, Cachoeira do Riachinho, Cachoeira do Ferro Doido, enfim, você volta com a alma lavada.
4. Parque Estadual da Pedra Azul — ES
O Parque Estadual da Pedra Azul é diferente de todas as outras, ele não tem guia para os passeios. Você é seu guia! É hora de experimentar a autossuficiência e sentir-se livre. E, agora, o que fazer com tanta liberdade?
Passear, caminhar e andar pelos circuitos parciais ou completos, bem sinalizados, cheios de formações rochosas, piscinas naturais e animais.
5. Parque da Ferradura — RS
Coloque o tênis, encha a garrafinha de vinho, opa, água, e bora curtir a natureza do sul. O parque contém mirantes com vistas deslumbrantes, integração com a natureza e aqui você conhece quati, macaco-prego, cotia e gralha-azul.
Aproveite para mochilar na Trilha do Rio Caí, é bem pequena, apenas 350 m de trilha. Em 1 hora você vai e em 2 horas você volta, é isso mesmo!
A trilha é curta, mas é íngreme. Descer é de boa, voltar que é pesado. Você não precisa fazê-la inteira, tem alguns pontos de apoio ao longo da descida, pare neles e relaxe.
Se quiser continuar se aventurando, prepare os lanchinhos para comer na cachoeira e continue na Trilha do Pórtico, Trilha das Cutias e Trilha das Pinguelas. Na volta para casa, não esqueça de comprar alguns chocolates e vinhos.
6. Parque Nacional de Ubajara — CE
No Ceará faz frio? Olha, o estado é conhecido pelas praias paradisíacas, mas em Guaramiranga tem uma trilha com temperaturas amenas. Excelente para fugir daquele calorão e se encantar com os contrastes naturais.
Tem teleférico, grutas, mirantes, mais cachoeiras e piscinas naturais. Com temperatura média de 27°C, dá para você banhar-se em águas refrescantes e esquecer de todos os problemas.
Lembre-se, você pode curtir a natureza e tudo que ela oferece, sem deixar lixos pelo caminho. Coma, beba e fume onde permitir, guardando todas as embalagens e restos na mochila. Seja cuidadoso com o meio ambiente.
7. Parque Estadual do Marumbi — PR
Já ouviu falar no passeio de trem em Morretes? O atrativo passa por trilhas em meio a natureza, passa por ruínas histórias, pontes, túneis, rios e cachoeiras. O trem deixa você no Parque Estadual do Marumbi.
Perceba que até agora foi um passeio bem tranquilo, e vai continuar, porque as trilhas do parque não são complicadas. No parque, pegue o caminho até o Salto do Macaco, uma cachoeira com uma vista ímpar.
8. Trilhas de Ecoturismo em Urubici — SC
Uma viagem pelo Brasil nos destinos frios, sem passar por Santa Catarina, não foi uma viagem completa. O estado já é famoso por Balneário Camboriú, a Dubai brasileira, e pelas praias estonteantes. Chegou o momento de sair da areia caminhar pelas trilhas.
Aqui, você está convidado a curtir as Trilhas de Ecoturismo em Urubici: Pedra Furada, Cânion Espraiado, Nascente do Rio Pelotas, Serra do Corvo Branco e Cânion das Laranjeiras, para citar algumas.
Enquanto não chega nas trilhas, curta as paisagens das serras e desfrute das praias. Até criamos uma playlist com músicas de vibe praia, para já entrar naquele clima gostoso de férias.
Como diz Fernando Pessoa: “Para viajar basta existir”. Deu vontade de arrumar a mala aí? Pois é, nós também ficamos.
O Brasil oferece uma das maiores riquezas naturais do mundo. O que nós quisermos tem aqui: trilha, cânion, gruta, contemplação, cachoeira, praia, fervedouros e tantos outros.
Comece a planejar sua próxima viagem com a Da Mata. Podemos ajudá-lo com algumas dicas de viagem. Confira: