Quem foi Louis Armstrong? Conheça a história da lenda do jazz

Quem foi Louis Armstrong? Conheça a história da lenda do jazz

Você sabe quem foi Louis Armstrong? O cara era simplesmente um gênio — e um dos maiores nomes da história do jazz. Mas não só isso: Pops, como era conhecido desde sua juventude, foi trompetista, escritor, instrumentista, dramaturgo, ator, showman e cantor. Sabe aquela voz rouca e icônica da canção clássica What A Wonderful World? Então, é dele!

Talvez você não saiba, mas o Rei do Jazz curtia bastante a ganja e chegou até a ser preso por conta dela. Se interessou por essa história? Então, continue acompanhando o post! Explicamos a seguir quem foi Louis Armstrong e a sua relação com a cannabis.

Descubra quem foi Louis Armstrong

Louis Armstrong (1901-1971) nasceu em um berço pobre de Nova Orleans, a capital do jazz. Era neto de escravos negros, foi abandonado pelo pai logo cedo e sua mãe conseguiu criá-lo trabalhando como prostituta. Aos 11 anos, pegou um revólver calibre 38 de um dos “muitos padrastos” que tivera na vida e atirou em um garoto que o havia provocado.

Após esse episódio, foi para um reformatório infantil para jovens negros e ali conheceu a corneta — seu primeiro instrumento de sopro. Cantou nas ruas como pôde e só conseguiu ter o seu primeiro trompete aos 15 anos.

Tinha uma personalidade forte, um sorriso cativante e um senso de humor único. Sua música permanece singular até os dias atuais — fez história com o trompete e com a voz graças à sua técnica inigualável de scat, que consiste no improviso vocal com vocábulos inventados.

Entenda a relação do Rei do Jazz com a ganja

Nos anos 1920, Louis Armstrong conheceu a ganja. Aliás, naquela época, diversos outros artistas da cena do jazz tinham contato com a substância, uma das mais utilizadas em Nova Orleans. Pops amava a cannabis de verdade. Fumava para compor e ainda antes de performances e gravações. Dizem que criou a instrumental “Muggles” sob influência da erva.

Foi preso duas vezes por causa da maconha. Em uma das ocasiões, em 1930, estava do lado de fora do Cotton Club, em Culver City, na Califórnia. Recebeu uma sentença de seis meses, mas depois de uma prisão que durou nove dias, a condenação foi suspensa e o Rei do Jazz voltou a curtir seu beck tranquilamente.

Há uma lenda que rola por aí envolvendo Richard Nixon, Louis Armstrong e a maconha. O boato é que Nixon esbarrou com Armstrong em 1958 no Aeroporto Internacional John F. Kennedy e, contente com o encontro, carregou suas malas para a entrada, evitando, assim, que ele passasse pela alfândega. Sem saber, o então vice-presidente teria liberado uma carga de marijuana para Armstrong — cerca de 1,3 quilo de erva.

Pronto! Você já sabe quem foi Louis Armstrong e descobriu qual era a sua relação com a ganja. Agora que você sabe mais sobre o assunto, aproveite para incluir os clássicos do Rei do Jazz em sua playlist. Acredite: as canções de Pops abrirão as portas da sua percepção e garantirão a você uma viagem inebriante.

Você curtiu este artigo? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais para que seus amigos conheçam quem foi Louis Armstrong e a sua relação com a cannabis!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Michael da Mata

Michael da Mata

Olá! Eu sou o Michael, o Fundador e CEO da Tabacaria Da Mata e Café Da Mata. Atualmente, autor do maior blog de Head Shop do Brasil. Empreendedor desde pequeno, venho de uma família de comerciantes de classe média-baixa. Sempre tive muita vontade de trabalhar e ser um vencedor na vida então, em 2007, uni o amor que eu tenho por café com o fato de que sou um defensor e ativista da regulamentação da Cannabis no Brasil. Assim nasceu a Tabacaria Da Mata, uma loja física e online que oferece cafés especiais, bebidas importadas, charutos, itens para bolar, tabacos e tudo que uma Tabacaria de respeito deve ter. Este aqui é o Blog Da Mata, um projeto que criei quando percebi que os clientes da loja tinham muitas dúvidas sobre o universo de Head Shop. “Como bolar um beck?”, “Qual o melhor charuto importado?” e “É possível reduzir os danos ao fumar?” são algumas das perguntas que eu sempre recebo. Decidi respondê-las aqui, em formato de artigos simplificados, embasados e leves. Se você curte ficar a par de notícias, curiosidades e dicas sobre o mundo canábico e de Tabacaria e Head Shop, acompanhe os conteúdos!

Deixe um comentário