Tabacaria: veja o que é e como funciona esse modelo de negócio

Está se perguntando como funciona uma tabacaria? Esse questionamento pode surgir na mente de empreendedores com interesse em se inserir nesse mercado. As tabacarias podem, sim, ser um negócio altamente lucrativo, isso se dá principalmente pela baixa concorrência e alta demanda de produtos.

Se você tem curiosidade de saber mais sobre o assunto e pensa seriamente em montar uma tabacaria, hoje irei explicar detalhadamente como funciona esse modelo de negócio, além de responder às principais perguntas de quem pensa em investir na área.

Ficou curioso? Continue lendo e confira o conteúdo!

Afinal, como funciona uma Tabacaria?

Tabacarias são locais que vendem produtos relacionados ao tabaco, tais como: cigarros, isqueiros, narguiles, sedas, essências, piteiras, cachimbos e outros acessórios. Para aumentar o catálogo de produtos, alguns comerciantes também adicionam outros itens como chocolates, balas, bebidas, chicletes, bonés e roupas.

No entanto, o empreendedor vai precisar se dispor de um espaço adequado para essa finalidade. Uma tabacaria convencional não exige muito espaço quando comparado a outros negócios, mas se você tem interesse de fazer um espaço para consumo, ou mesmo um lounge onde os clientes possam fumar narguile, a conversa pode mudar um pouco.

produtos de tabacaria, como essência de narguilé, cigarro e afinsOs estabelecimentos que funcionam dessa forma são, na verdade, chamados de lounges de narguile. O termo em inglês significa nada mais do que “salão”, pois essa é a característica principal do espaço: um grande salão aberto em que as pessoas podem desfrutar quando estiverem de boa.

Por essa natureza, normalmente as tabacarias de narguile funcionam somente a partir do período da tarde e ficam abertas até tarde da noite, como um bar mesmo.

Leia também: Pensando em comprar um narguíle, nós te ajudamos com isso!

O que se vende em uma Tabacaria?

Já deu para perceber que as tabacarias podem trabalhar com diferentes objetivos, concorda? Conhecer os produtos para disponibilizar à venda é um ótimo passo para quem deseja ter sucesso nesse negócio. Aqui vamos explicar detalhadamente quais são os tipos de produtos que uma tabacaria pode oferecer para os seus clientes.

Podemos dizer que uma tabacaria convencional trabalha com três grandes grupos de mercadorias: os artigos relacionados ao fumo, itens que envolvem o estilo de vida do público-alvo desse negócio e comidas e bebidas. Confira alguns produtos:

  • Artigos relacionados ao fumo: narguiles, essências, carvões, isqueiros, tabaco, kumbayá, sedas, filtros, charutos, bongs, pipes, acessórios e itens afins.
  • Itens que envolvem o estilo de vida do público-alvo: camisetas, bonés, artigos de cutelaria (facas e canivetes), chaveiros, adesivos, etc.
  • Comidas e bebidas: cervejas, destilados, refrigerantes, porções, doces, lanches e outros.

Para trabalhar dessa maneira, é preciso oferecer os melhores produtos para revenda em uma tabacaria. Afinal, os clientes fidelizados são conquistados a partir de um serviço de qualidade. Para isso acontecer, é preciso ter um bom planejamento e conseguir ótimos fornecedores, assim o empreendedor terá mais confiança e flexibilidade para adquirir os produtos.

Independentemente do objetivo, é preciso pensar que quanto maior forem as expectativas do negócio, maior deverá ser a equipe à disposição dos clientes.

É permitido fumar em Tabacarias?

Isso, na verdade, é um grande debate jurídico. Originalmente, a lei antifumo brasileira previa uma exceção que tornava legal fumar em espaços preparados especialmente para esse fim. Essa lei foi alterada em 2011 e essa exceção foi retirada. Com isso, vale o que diz a lei: é proibido o uso de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno em recinto coletivo fechado, privado ou público.

Entretanto, no ano de 2014 um novo decreto presidencial mudou as regras do jogo. Trata-se do Decreto Nº 8.262, de 31 de maio de 2014. Nele, consta que:

II – estabelecimentos destinados especificamente à comercialização de produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, desde que essa condição seja anunciada, de forma clara, na entrada, e desde que em local reservado para a experimentação de produtos dotados de condições de isolamento, ventilação ou exaustão do ar que impeçam a contaminação dos demais ambientes;

E isso inclui as tabacarias! Ou seja, desde que o espaço seja preparado para fornecer a ventilação e exaustão do ar necessárias e seja claramente anunciado que o espaço é voltado para esse fim, é possível considerar o fumo dentro das tabacarias como legal.

Quais são os custos ao montar uma Tabacaria?

Essa também é uma pergunta muito comum. A resposta para ela, na verdade, vai depender completamente do tipo de negócio que os empreendedores têm em mente. Do negócio mais básico até os espaços mais completos – que se assemelham a verdadeiras baladas – o investimento inicial é proporcional ao desejo do empreendedor.

O que se tem é a estimativa de R$ 10 mil a R$ 25 mil para iniciar o negócio, cobrindo as despesas de documentação, aluguel do espaço, contratação de equipe e a compra dos produtos para o estoque.

Mão segurando notas de 100 e 50 reais

Mas existem histórias de pessoas que iniciaram com menos do que isso e, com o passar do tempo, foram aprimorando seu negócio e crescendo aos poucos. No fim das contas, tudo vai depender da espécie do negócio e como você vai trabalhá-lo!

E-commerce

Uma tabacaria também pode funcionar online, oferecendo seus produtos em um site. Para isso, será necessário criar um bom e-commerce que seja prático e eficiente, assim os clientes poderão escolher os produtos disponíveis, a forma de pagamento e o tipo de frete.

Para que tudo opere da melhor maneira possível, será preciso ter um bom gerenciamento por parte da logística da tabacaria, já que problemas relacionados ao estoque ou problemas com entrega podem dar uma grande dor de cabeça. São os detalhes que fazem um negócio ter um case de sucesso, em tabacarias isso não é diferente.


Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funciona uma tabacaria, a vontade de colocar a mão na massa e iniciar nesse segmento lucrativo só aumentou, não é mesmo? No blog da Tabacaria da Mata, você encontra conteúdos que podem te ajudar a empreender no ramo, continue se aprofundando no assunto e confira outros posts.

Se você já está decidido em abrir uma tabacaria e ainda não escolheu um nome para ela, eu indico um post especial que preparamos com nomes para tabacaria, são 5 dicas importantes que você precisa conhecer. Confira!

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Michael da Mata

Michael da Mata

Olá! Eu sou o Michael, o Fundador e CEO da Tabacaria Da Mata e Café Da Mata. Atualmente, autor do maior blog de Head Shop do Brasil. Empreendedor desde pequeno, venho de uma família de comerciantes de classe média-baixa. Sempre tive muita vontade de trabalhar e ser um vencedor na vida então, em 2007, uni o amor que eu tenho por café com o fato de que sou um defensor e ativista da regulamentação da Cannabis no Brasil. Assim nasceu a Tabacaria Da Mata, uma loja física e online que oferece cafés especiais, bebidas importadas, charutos, itens para bolar, tabacos e tudo que uma Tabacaria de respeito deve ter. Este aqui é o Blog Da Mata, um projeto que criei quando percebi que os clientes da loja tinham muitas dúvidas sobre o universo de Head Shop. “Como bolar um beck?”, “Qual o melhor charuto importado?” e “É possível reduzir os danos ao fumar?” são algumas das perguntas que eu sempre recebo. Decidi respondê-las aqui, em formato de artigos simplificados, embasados e leves. Se você curte ficar a par de notícias, curiosidades e dicas sobre o mundo canábico e de Tabacaria e Head Shop, acompanhe os conteúdos!

2 comentários em “Tabacaria: veja o que é e como funciona esse modelo de negócio”

    • Ficamos muito felizes com o seu interesse em nossos produtos! Para te ajudar com sua compra e esclarecer qualquer dúvida, nossa equipe de vendas está à disposição. O número de contato é: (11)3876-2113. Estamos à disposição para te atender!

      Responder

Deixe um comentário