3 formas para limpar um bong: veja o passo a passo!
Ei! Chega de dar aquelas bongadas com um bong sujo.
O recipiente mal higienizado não te proporciona uma experiência legal. Na verdade, ele altera o sabor da erva e, ainda, pode causar alguns problemas respiratórios a longo prazo.
Para te ajudar, preparei um conteúdo atualizado com diferentes maneiras de como limpar um bong. Continue nesta página e saiba como deixar o seu bong livre das impurezas e toxinas liberadas na fumaça da maconha!
Como fazer uma limpeza profunda no bong?
A limpeza profunda deve ser feita em casos extremos, quando o seu modelo de bong já está lotado de manchas. A minha dica, é manter uma limpeza leve — vou ensinar a fazê-la no próximo tópico — para não chegar a um ponto extremo.
Mas fica de boa: eu sei que durante o dia a dia é comum deixar essas coisas de lado. Por isso, trouxe uma solução para os bongs que estão extremamente sujos. Dessa forma, você não precisa abrir mão do aparelho que já está acostumado.
Siga os seguintes passos:
1. Separe as peças do bong
Para começar, separe todas as peças do bong — incluindo, o percolator! — e deixe o aparelho desmontado. Agora, utilize a ajuda de um álcool líquido e cotonete, para limpar os cantinhos mais difíceis de higienizar.
O bowl, parte aonde vai à erva, e o downstream, responsável por levar o vapor até a água, são partes bem pequenas, que precisam ser limpas com o cotonete.
Atenção: peças metalizadas também podem ser limpas dessa forma! Contudo, é preciso que você tenha cuidado com a exposição do álcool para evitar problemas de corrosão.
2. Deixe o bong de molho
Esse processo é muito importante, ainda mais, se o seu bong estiver cheio de gosma preta e marrom.
O bong de vidro foi feito para atingir altas temperaturas. Então, não tenha medo. Pode colocar ele na água fervente e deixá-lo de molho por um longo tempo. Aqui, eu recomendo que troque a água conforme ela vá escurecendo. Assim, você garante que a limpeza esteja realmente acontecendo.
Ah, caso queira fazer o processo em um bong que não seja de vidro, evite temperaturas acima de 100 ºC.
3. Chacoalhe tudo
Com as peças maiores de molho, separe as menores para limpar profundamente: pipes, bowls, downstreams, sedas de vidro, piteiras etc., são acessórios do bong que devem estar nesta seleção.
Agora chega uma parte divertida: pegue um saco plástico, estilo ziploc, e coloque as peças dentro. Junto, adicione água quente, sal grosso ou arroz cru. E, pronto, mexa tudo como se não houvesse amanhã.
Vale dizer que quanto mais forte você chacoalhar, mais profunda será a limpeza. O atrito das partículas de arroz cru ou sal grosso, com o líquido acrescentado, ajudará a remover as sujeiras da erva que estão nas paredes.
4. Finalize
O passo anterior deve ser repetido até limpar tudo. Para finalizar, basta enxaguar o bong para retirar os produtos químicos e resíduos da limpeza.
Antes de dar uma bongada com o acessório limpo, lembre-se de secá-lo corretamente. E prontinho, agora é só aproveitar a brisa e outros benefícios oferecidos pela maconha.
Como fazer uma limpeza básica no bong?
Bom, agora que você já tirou as manchas do seu bong, o segredo é manter a higienização do acessório. Para te ajudar, preparei um passo a passo supersimples que deve ser feito, ao menos, uma vez por mês. Veja só!
1. Retire a água velha presente no recipiente
Para começar, tire toda a água presente no recipiente. Após as suas bongadas, ela já não está mais limpa e precisa ser trocada. Claro, caso tenha resquícios de ervas remanescentes, prensados, ou qualquer tipo de cinzas, tire também.
Com o bong vazio, está na hora de enxaguá-lo. Passe em água corrente — não precisa de nenhum produto, apenas da água mesmo. Depois disso, vale colocá-lo de molho, rapidinho, em água morna.
O processo vai ajudar a eliminar as partículas de toxinas presentes no recipiente, logo, auxilia na redução de danos.
2. Separe o cachimbo e o bucal
Por ser uma limpeza básica, você não vai precisar desmontar o bong por completo. Porém, indico que separe apenas algumas peças, as quais são mais simples de serem removidas, como o cachimbo e o bucal do bong.
Utilize alguns compostos abrasivos, que ajudam a eliminar a sujeira de maneira prática e rápida. Recomendo o sal grosso, arroz cru e álcool isopropílico.
Por mais estranhos que pareçam, eles funcionam muito bem na limpeza de acessórios para bolar, principalmente nos bongs e piteiras de vidro.
3. Agite
Com o cachimbo e bucal removido, adicione água, sal grosso e álcool isopropílico. Use sua mão para tapar os buracos do acessório e o mexa bem.
Repita esse processo por, ao menos, três vezes e, depois, enxágue o bong com água da torneira. Agora, é só você curtir a sua onda e aproveitar o momento.
Como limpar o bong depois de bongar?
Parceiro, presta atenção: limpar o bong após usá-lo é um hábito que você precisa ter para garantir uma experiência da hora com o acessório. Para isso, você não precisa enfrentar muitos processos como nas limpezas anteriores. Basta você:
- Retirar a água usada para bongar;
- Enxaguar o recipiente;
- Guardá-lo em um lugar adequado, de preferência, em sua própria bolsa, para não acumular poeira.
Pronto! Agora você já sabe como limpar o seu bong e manter a higienização em dia.
Que tal aproveitar para curtir novas experiências? Continue acompanhando o blog Da Mata e veja a diferença entre um bong e ice bong!