Conheça os 5 picos mais altos do Brasil para escalar

A sensação vinda da brisa da natureza não tem preço e quem ama se aventurar nas alturas sabe como é incrível estar em contato com as riquezas naturais depois de uma trilha. Por isso, nós preparamos este post para você colocar no seu wishlist alguns dos picos mais altos do Brasil.

Mas, prepare-se, pois além de apresentar os destinos mais altos do país, ainda damos algumas dicas sobre o que fazer em cada localização, quais são os cuidados necessários e se você pode realizar a aventura em tempos de reclusão. Partiu? Continue lendo o conteúdo e surpreenda-se com os fantásticos picos nacionais que você não deve deixar de conhecer.

1 – Pico da Neblina

Amazonas 

Considerado o ponto de maior altitude do Brasil, o Pico da Neblina está localizado no estado do Amazonas e é o sonho de vários aventureiros ao redor do mundo. Situado na fronteira com a Venezuela, esse ponto em região indígena está fechado para turismo há muitos anos.

A sua reabertura era prevista para março de 2020, porém, por conta da pandemia, precisou ser adiada. Contudo, a discussão sobre a sua reabertura está nas mãos dos órgãos responsáveis pela preservação do local.

Mas vale a pena a espera! O Pico da Neblina, criado com o objetivo de salvar a riqueza da região e controlar os impactos do desmatamento e ocupações das fronteiras do estado, conta com uma paisagem surreal que te deixará ainda mais apaixonado pelo nosso Brasil.

Então, comece já a preparar seu condicionamento físico, pois, para visitar esse fantástico lugar, você precisará estar preparado para fazer longas caminhadas e estar apto a suportar muitas variações climáticas.

2 – Pico 31 de Março

Amazonas 

Também localizado na fronteira do Amazonas com a Venezuela, o segundo pico mais alto do Brasil, conhecido como Pico 31 de Março, surpreende pela sua beleza e pode ser referenciado como um cume secundário.

Estando há quase 700 metros de distância do Pico da Neblina, também tem seu acesso proibido, dependendo inteiramente da autorização dos órgãos e associações responsáveis. Mas, assim que acontecer sua reabertura, saiba que para realizar a escalada é necessário um excelente condicionamento físico.

Mesmo ainda sem poder se aventurar no Pico 31 de Março, não custa sonhar. Quem sabe, até 2021, esse magnífico local possa ser reaberto para que aventureiros como você tenham uma experiência digna de contar para as novas gerações.

3 – Pico da Bandeira

Divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais

Agora, vindo para a região Sudeste do país, temos o Pico da Bandeira como o terceiro pico mais alto do Brasil. Destino ideal para você que curte passar momentos incríveis de lazer com sua erva em um cenário impossível de colocar defeito.

O pico é localizado no Parque Nacional do Caparaó e pode ser acessado por trilhas tanto pela região do Espírito Santo quanto em Minas Gerais. Mas, aqui vai uma dica importante: durante a noite, alguns pontos da trilha não são bem iluminados, então é necessário ter o dobro de atenção.

É recomendável fazer a primeira visita com um guia, assim, você aproveita sua aventura com mais segurança. Por fim, durante o trajeto, leve alimentos na bolsa, pois não há restaurantes no parque; além disso, também tenha com você agasalhos e roupas extras para aguentar as temperaturas mais frias durante a noite.

Existem relatos de que a subida pelo Espírito Santo requer um bom preparo físico, pois os aventureiros chegaram a levar quase 5 horas para realizar a subida e a descida. No entanto, vale muito a pena, pois você pode observar pássaros e tomar banho de cachoeira.

Com o parque já reaberto para visitação, você pode buscar pousadas para se acomodar, a região conta com pousadas que, geralmente, as estadias possuem almoço incluso; a diária para 2 adultos custa em média R$ 300,00.

pico da bandeira

4 – Pico do Calçado

Divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais

O Pico do Calçado também está localizado na divisa dos estados Espírito Santo e Minas Gerais. Por sua vez, seu acesso é possível pela trilha que inicia-se em Minas Gerais, partindo da Casa Queimada.

Assim, você pode seguir seu caminho divisório entre os dois estados, chegando até o topo por meio de uma caminhada e escalada. Localizada ao lado do Pico da Bandeira, que você conheceu anteriormente, o Pico do Calçado está apenas uma posição atrás no quesito altitude, ocupando o 4º lugar do mais alto do Brasil.

Se você quer realizar sua trilha nesse pico, saiba que precisará estar preparado para lidar com diferentes mudanças climáticas durante o dia, desde o calor extremo até o frio, a chuva e a neblina.

Por fim, estando na mesma região da beleza natural que você conheceu anteriormente, pode encontrar hotéis com o mesmo valor da diária estimada e ainda aproveitar almoço incluso. Vale a pena colocar na sua lista de melhores coisas para fazer com seus amigos, pois já está aberto para visitação!

5 – Pedra da Mina

Divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo

Ainda na região Sudeste, porém na divisa do estado de São Paulo e Minas Gerais, a Pedra da Mina localiza-se na serra da Mantiqueira e hoje é considerada uma ótima opção para quem gosta de superar desafios e, é claro, aproveitar momentos de paz sob uma vista impressionante.

O percurso para a Pedra surpreende no quesito beleza, mas também exige bom preparo físico. No entanto, aqui vai uma dica que vai te animar: o nascer do Sol nessa localização é apaixonante, sendo um momento recompensador principalmente ao estar acompanhado com seus amigos.

A temperatura dessa região varia de acordo com o período do ano, mas sempre é necessário levar agasalhos e, pelo menos, mais de 4 litros de água por pessoa para consumo, preparar comida e para situações corriqueiras. Há alguns quilômetros do pico, é possível encontrar pousadas com, em média, R$ 350,00 a diária.

pedra da mina

Curtiu? Agora que você conheceu os picos mais altos do Brasil, compartilhe com seus amigos que estão sempre com você durante suas sessões e marquem na agenda o dia ideal para vivenciar essas grandes experiências.

Se você curte uma aventura um pouco mais tranquila, confira nosso post sobre os alimentos para comer na cachoeira e prepare-se para passar tranquilamente o dia nesses fantásticos lugares sem passar fome! Te vejo lá.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Michael da Mata

Michael da Mata

Olá! Eu sou o Michael, o Fundador e CEO da Tabacaria Da Mata e Café Da Mata. Atualmente, autor do maior blog de Head Shop do Brasil. Empreendedor desde pequeno, venho de uma família de comerciantes de classe média-baixa. Sempre tive muita vontade de trabalhar e ser um vencedor na vida então, em 2007, uni o amor que eu tenho por café com o fato de que sou um defensor e ativista da regulamentação da Cannabis no Brasil. Assim nasceu a Tabacaria Da Mata, uma loja física e online que oferece cafés especiais, bebidas importadas, charutos, itens para bolar, tabacos e tudo que uma Tabacaria de respeito deve ter. Este aqui é o Blog Da Mata, um projeto que criei quando percebi que os clientes da loja tinham muitas dúvidas sobre o universo de Head Shop. “Como bolar um beck?”, “Qual o melhor charuto importado?” e “É possível reduzir os danos ao fumar?” são algumas das perguntas que eu sempre recebo. Decidi respondê-las aqui, em formato de artigos simplificados, embasados e leves. Se você curte ficar a par de notícias, curiosidades e dicas sobre o mundo canábico e de Tabacaria e Head Shop, acompanhe os conteúdos!

Deixe um comentário