Umidade, calor e nutrição. São os três fatores perfeitos para a proliferação de fungos, micro-organismos que podem acabar com a sua plantinha. Mas tem como evitar esse problema? E se fumar um verdinho com fungo, faz mal? Vamos esclarecer essas dúvidas e dar boas dicas para não deixar isso acontecer com suas flores.
Acompanhe a leitura e descubra!
Afinal, o que é o mofo?
O mofo é uma colônia de fungos filamentosos que adoram lugares úmidos e escuros, se parecem com pelos esbranquiçados, tem coloração esverdeada e alaranjada. Existem diversos tipos de mofo. Alguns são bem comuns em flores de cannabis ou nos prensados.
Veja quais são os principais tipos de fungos que podem estragar o seu rolê:
Podridão cinzenta (Botrytis Cinerea)
Popularmente conhecido como mofo cinza, aparece quando a umidade está muito grande, geralmente visível até no armazenamento da erva. Para identificar a “podridão cinza” observe se as folhas externas estão morrendo, deixando a flor com uma aparência de apodrecida e mole, sem sustentação.
Como é causado apenas pelo excesso de umidade, removendo as áreas contaminadas, você ainda consegue salvar o resto da planta. Mas seja bem detalhista na hora da retirada: não fique com dó de perder um pouquinho de erva.
É muito comum esse tipo de fungo surgir em plantas cultivadas ao ar livre quando faz sol forte depois de muita chuva, principalmente se as flores estiverem grandes, densas e prontas para a colheita.
Por isso, na hora da cura, observe atentamente enquanto faz a separação dos buds. Não é difícil de identificar o problema, e basta separar do resto e descartar.
Powdery Mildew ou Oídio (Oidium)
O famoso pozinho branco que pode cobrir folhas, brotos e flores de cannabis. Muito cuidado com ele, pois alguns cultivadores acabam confundindo o fungo com os tricomas. Eles não são a mesma coisa!
Os tricomas são brilhantes, o oídio é um pozinho opaco, e se espalha facilmente pela planta. Por isso, assim que você notar a presença indesejada, se desfaça de tudo que estiver contaminado.
O que causa o mofo na maconha?
As principais causas de mofo na maconha são uma combinação de falta de arejamento, pouca luz solar e excesso de umidade. Assim, os micro-organismos se aproveitam das condições de uma planta vulnerável e se multiplicam, formando uma cultura. É justamente aí que mora o perigo.
O calor da combustão até pode neutralizar parte do mofo na hora de fumar. Porém, outra quantidade considerável pode passar por suas vias aéreas. Da mesma maneira que os fungos encontram condições propícias para se proliferar na planta, as encontrarão dentro dos seus pulmões.
Como prevenir mofo na maconha?
A melhor maneira de prevenir o mofo na sua verdinha é ficar sempre atento às condições de desenvolvimento da planta. Como ambiente, nutrientes, quantidade de rega etc.
Se a planta estiver saudável e com um solo rico em nutrientes, a tendência é que esses micro-organismos não apareçam. Outros cuidados vão ajudar a evitar os problemas com fungos:
- Mantenha uma rotina de rega e adição de nutrientes na planta, pois com muita oscilação de nutrientes, ela pode ficar frágil e mais propensa a ataques dos fungos;
- Uma rega excessiva vai aumentar o nível de umidade no ambiente pois a planta não absorverá toda a água, fazendo com que o vapor fique pairando ao redor das folhas;
- Uma poda regular que deixe espaço entre as folhas favorece o fluxo de ar, reduzindo a umidade.
- Não esqueça seus becks guardados por muito tempo.
Caso seja tarde demais e você acabe detectando que o fungo já está na planta, o ideal é arrancar as partes afetadas e aplicar combatentes naturais como terra de diatomáceas e chorume de urtiga.
Como armazenar maconha para não mofar
Jamais guarde sua erva em lugares quentes e úmidos, e prefira recipientes que ajudem a aumentar a longevidade da planta. Aço inoxidável e vidro são ótimos para controlar a umidade sem trocar propriedades com a erva. Embalagens a vácuo e herméticas são as mais recomendadas, mas certifique-se de que a planta está bem curada e completamente sem umidade.
Guardar um sachê de sílica pode ajudar se você não tem certeza sobre a umidade da planta, pois a sílica retira a umidade dos recipientes.
Inclusive, sabia que nós temos vários zip-locks que te ajudam a guardar sua erva da melhor maneira possível?
O que acontece se fumar maconha mofada?
Você pode ficar doente! O acúmulo de esporos de fungos nos pulmões pode acarretar uma rápida proliferação dos micro-organismos e levar a complicações. As quais podem ser apenas uma inflamação, que pode evoluir para uma pneumonia.
Fique atento: Nenhuma brisa vale mais que sua saúde, faça sempre o consumo consciente.
O mais importante é cuidar bem da sua erva. Não seja negligente e você vai poder aproveitar cada momento da sua brisa sem se preocupar. Mas nunca use maconha mofada! E lembre-se: prevenir o mofo é reduzir danos!