Se você é aquela pessoa que perde as pontas pela casa e depois de algum tempo encontra-as e pensa “será que ainda tá boa?”, esse post é para você!
Hoje, a Tabacaria da Mata vai comentar sobre um assunto muito comum entre a galera que curte fumar um: por quanto tempo dá para guardar um beck?
Vale mencionar que não é apenas guardar, e sim conservar o bolado sem perder a efetividade da planta. Confira os fatos:
A maconha tem data de validade?
Mais ou menos. A planta não vai apodrecer da mesma forma que um alimento, por exemplo. Entretanto, como explica um estudo publicado no Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, ela vai aos poucos perdendo as suas propriedades.
Segundo o artigo, com o passar do tempo, a maconha perde porcentagens significativas de THC. Mais especificamente, em um período de 12 meses, os níveis de tetrahidrocanabinol caíram cerca de 16%. Depois disso, eles caem dessa forma:
- Perda de 26% de THC após 2 anos de armazenamento;
- Perda de 34% de THC após 3 anos de armazenamento;
- Perda de 41% de THC após 4 anos de armazenamento.
Mas isso é muito tempo para guardar o baseado, né?! Então, se você guardar a maconha em temperatura ambiente durante um mês – que já é bastante tempo – a taxa de THC da planta vai cair somente de 3 a 5%.
Tem problema fumar maconha guardada?
Diferentemente da panela que faz comida boa, não é a planta velha é que vai te dar a melhor brisa. Como vimos, os níveis de THC caem durante o armazenamento.
Se você fuma com a intenção de chapar, não será a melhor sessão da sua vida.
Dependendo da qualidade geral do fino, você até pode fumá-lo, mas não recomendamos. Sempre que possível bole um novo, porque há riscos em fumar maconha armazenada.
De acordo com uma pesquisa elaborada pela Universidade da Califórnia em Davis, pesquisadores encontraram mofo e bactérias potencialmente letais em amostras de cannabis.
Apesar da informação ser um pouco impactante, os pesquisadores do estudo mencionaram que os usuários que possuem uma boa imunidade não precisam se preocupar, já que a gravidade constatada é para pessoas que possuem o sistema imune debilitado e que estariam usando a maconha para fins medicinais.
No entanto, esse fato deve sim ser levado como mais um motivo pelo qual não devemos fumar maconha guardada há muito tempo. Como há chances dela já vir com partículas de mofo, com o tempo esse mofo pode se desenvolver e aumentar os riscos de infecção.
Além disso, não é legal fumar becks antigos por conta do alcatrão, que é aquela resina marrom que fica na ponta. Esse é um dos pontos que mencionamos no nosso post sobre redução de danos, confira caso queira saber mais sobre o assunto!
Conclusão: não necessariamente você terá problemas ao fumar maconha guardada, mas é melhor prevenir do que remediar.
É possível evitar o mofo na maconha?
Tem como prevenir, mas evitar é uma tarefa difícil. Isso porque o mofo é uma condição que pode afetar diversas coisas – de um móvel até o nosso querido baseado.
Se o ambiente for úmido e sem a luz solar, a chance do bolor aparecer é consideravelmente maior. Dessa forma, se você pretende armazenar um fino para outra hora, tome alguns cuidados.
- Atente-se aos recipientes: evite sacos plásticos e aposte em caixas de aço inox, vidro, plástico ou um recipiente próprio, como os porta-cigarros;
- Evite o contato com o ar, garanta que o armazenador tenha uma tampa.
Citamos apenas duas dicas pois temos um post exclusivo sobre esse assunto. Para saber mais sobre como guardar maconha, clique aqui!
Como saber se a maconha está mofada?
Se o seu estoque acabou e você está com uma ponta guardada, vamos te ajudar a saber se ela está mofada ou não.
É importante saber que o mofo em plantas, normalmente, é diferente. Ele não terá aquele aspecto verde que as comidas emboloradas têm, mas apresentará manchas brancas em pó ou difusas que podem ser bem pequenas.
Além disso, a maconha velha tem um odor estranho, bem semelhante ao cheiro de feno.
Se você encontrou um baseado suspeito, procurou sinais de mofo e não encontrou nada, sem crises. Na grande maioria dos casos, o mofo na erva provavelmente não causará danos à saúde, apenas fique atento a sintomas como náuseas, vômitos e tosses.
Quais cuidados devo tomar ao guardar um beck?
Para conseguir fumar becks guardados de qualidade, existe um segredo: mantê-los sempre em um recipiente selado, longe do calor, umidade e da luz solar. Com esses cuidados, o baseado pode manter boas condições de uso por até um ano.
No entanto, mesmo nesse cenário é preciso estar atento. Se a maconha está visualmente estranha ou cheira mal, evite-a! Mesmo que tenha acabado de comprar, é sempre bom confiar nos instintos.
E aí, curtiu este post? Se você gostou, deixamos aqui a recomendação para outro conteúdo do nosso blog: A melhor maneira de armazenar haxixe: tudo que você precisa saber.