Sim, é possível fazer haxixe em casa! Esse é um extrato da maconha muito amado que é repleto de THC, então produz efeitos psicoativos bem fortes. Felizmente, as técnicas para produzir o nosso próprio hash já foram desvendadas!
E o melhor: existem vários métodos para fazer isso, desde os mais simples aos mais elaborados. Bem legal, né?
Separe um dia e uma porção da erva para experimentar esse novo jeito de chapar! Neste post, vamos ensinar a fazer um haxixe dos bons.
Qual parte da maconha usamos para fazer haxixe?
Você precisa dos tricomas – que, de forma vulgar, são os “pelinhos” da planta que concentram CBD, THC e terpenos.
A sua maior quantidade está presente em flores maduras de cannabis, mas nós podemos extrair de todas as partes da planta (caule, semente, folha e flor), mesmo que seja em menor concentração.
- Brotos secos: de longe, a melhor opção! Os brotos secos facilitam a extração do kief, que é um pó altamente psicotrópico;
- Plantas masculinas: há vários produtores que descartam as plantas masculinas para que não polinize com as fêmeas, mas não faça isso! Elas ainda contêm tricomas em sua superfície que são úteis para produzir o haxixe;
- Folhas leque: quando falamos em tudo ser aproveitado, é disso que estamos falando. As folhas da maconha também têm tricomas em toda a sua extensão (não tanto quanto as folhas de açúcar, mas, ainda assim, muito valiosas);
- Folhas de açúcar: pequenas e pontiagudas, estão presentes nas flores da verdinha. Sabe por que esse nome? Elas têm uma camada muito fina de tricomas na superfície que parece açúcar de confeiteiro.
Quais técnicas usar para fazer haxixe?
Para fazer haxixe, é preciso coletar o kief e moldá-lo. Falando assim parece simples – e é! Hoje, nós temos como produzir hash de 2 maneiras: com solventes e sem solventes.
As técnicas com solventes são mais perigosas porque utilizam butano, CO2 e propano para reagir quimicamente com os canabinoides, além de que colocam-nos em câmaras para dessecação a vácuo e chapas quentes. É um processo altamente inflamável.
Os métodos sem solventes são os que ensinaremos nos próximos tópicos, pois são naturais, seguros e mais fáceis:
Hand-Rolling (rolando à mão)
O método hand-rolling é autoexplicativo. Você precisa macerar os botões secos com as pontas dos dedos nas palmas da mão até soltar uma resina preta, bem pegajosa.
Depois, basta fazer movimentos circulares em uma palma contra a outra. Note que as esferas vão se formando com o acúmulos de resina.
Os fatores importantes para esse primeiro método são: lavar as mãos antes de macerar para evitar a presença de impurezas no hash e assegurar que os brotos estão secos e curados, já que isso facilita a liberação da resina.
Shoe Method
Em tradução literal, é o método do sapato. Como pode-se esperar, envolve o uso de um calçado. Para realizar essa técnica, você precisa de:
- 5 g de kief;
- Fita pequena;
- Papel celofane ou manteiga;
- Alfinete;
- Um calçado fechado.
Passo a passo do Shoe Method
- Embrulhe o kief em papel celofane e manteiga em diversas camadas, usando a fita para amarrar e lacrar a embalagem. Aqui, não use embalagens plásticas, pois o haxixe gruda e desperdiçamos;
- Com o alfinete, faça um furo na embalagem para tirar o ar e deixar (quase) a vácuo. As várias camadas de embalagem evitam que o kief vaze. Mesmo assim, faça apenas UM furo;
- Após selado e à vácuo, coloque dentro do calçado no calcanhar;
- Calce o sapato e ande por 20 minutos. O seu peso e o calor do corpo farão todo o processo.
Vale dizer que o tempo varia de erva para erva. As melhores moldam-se em blocos de hash em 15-20 minutos, já as de qualidade inferior demoram até 1 hora para concluir o processo.
Charas
Nós já ensinamos como fazer haxixe artesanal com charas no blog! Por isso, neste post explicaremos de forma breve – para mais detalhes, é só acessar o post.
Resumindo, é o mesmo processo que o hand-rolling. A diferença é que no método de enrolar com as mãos usamos botões curados, mas no charas precisamos de botões não curados.
Para conseguir esses botões é fácil. Você precisa um pouquinho de maconha e colher as mudas antes do tempo, na 2° ou 3° semana de maturação.
Blender (misturador)
De todas as técnicas, essa é a mais demorada, mas ao final você vai conseguir um belo hash puro sem prensagem e sem aquecimento. Aprenda no seguinte passo a passo:
Ingredientes
- Erva
- Gelo
- Água
Equipamentos
- Liquidificador
- Filtro de café
- Recipiente de vidro
- Tela de seda
- Prensa de pólen
Passo a passo
- Coloque a erva no liquidificador e cubra com água;
- Adicione 3 pedras de gelo e bata por 1 minuto;
- Após bater, coloque a mistura no frasco de vidro usando a tela de seda como peneira;
- Deixe descansar por 1 hora. Durante esse período você verá os tricomas assentando no fundo do frasco em um processo chamado decantação.
- Esvazie 2/3 da água, tomando muito cuidado para deixar os tricomas no fundo;
- Encha novamente o recipiente com água gelada e deixe descansar. Aqui é rapidinho, 5 minutos são suficientes. Este passo precisa ser repetido 5 vezes;
- Despeje a solução no filtro e aperte com as mãos para espremer o excesso de água. Por fim, espere o kief secar e utilize a prensa de pólen para moldar em moedas de hash.
Aka Dry Sifting ou Flat Screening (peneiração a seco)
Fácil, objetiva e simples são as principais características desta técnica. Tanto que as únicas coisas necessárias são tela de seda, recipiente e erva seca. Um passo importante deste método é congelar a erva seca antes, para facilitar o processo de peneiração.
Como preparar hash com peneiração a seco
- Coloque a tela de seda acima do recipiente;
- Em seguida, esfregue a erva seca em movimentos circulares para separar os tricomas da planta. Você verá eles caindo como uma neve, é bem curioso;
- Continue com o processo até conseguir tricomas o suficiente para prensar o pólen em moedas.
Atenção: antes de comprar, preparar e fumar o seu hash, confira se essa prática é legalizada no estado/país em que está! No caso do Brasil, assim como as demais versões da maconha produzidas para consumo recreativo, é ilegal.
Por que secar haxixe? E como fazer isso?
Algo comum entre as técnicas de preparação é a secagem. Nunca deixe seu hash úmido! A umidade cria o ambiente propício para a proliferação de fungos, e nós não queremos isso.
Deixe as moedas de hash espalhadas sobre um papelão forrado com papel manteiga. Além disso, dê preferência por secar em ambiente escuro e arejado.
Após isso, guarde em potes de vidro para intensificar o aroma e sabor, esta é uma das melhores maneiras de armazenar haxixe.
E aí, bem legal, né? Vimos que não é difícil preparar o haxixe artesanal. Escolha a técnica mais prática para você e conte para a gente como ficou.
Acompanhe o blog Da Mata para mais maneiras interessantes de aproveitar a maconha. Conheça também o haxixe marroquino e seus efeitos!