7 dicas de marketing para tabacaria: venda muito mais!

O marketing é uma ferramenta extremamente importante para as tabacarias. Com estratégias e ações criativas, você tem a possibilidade de alcançar os seus clientes e fazer com que eles sejam fidelizados. O que, consequentemente, vai aumentar a venda de produtos e alavancar a receita da sua empresa.

Mas afinal, o que pode ser feito em um marketing para tabacaria? Saber qual é o público alvo da sua empresa, divulgar os produtos nas redes sociais, ter um nome de tabacaria chamativo, oferecer descontos, ter uma vitrine destacada e fazer conteúdos interessantes para internet são apenas algumas ações que você pode adotar para ter bons resultados.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com 7 estratégias de marketing para tabacarias e headshops. Continue a leitura e confira todas as nossas dicas!

1. Saiba quem é o seu público alvo

A primeira ação de marketing para quem quer montar uma tabacaria é saber qual é o seu público-alvo. O que é o público-alvo? São os consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas.

Com um perfil montado com dados, como: preferências pessoais, idade, características comportamentais, estilo de vida e gostos musicais, ficará mais fácil entender para quem a sua loja pretende vender os produtos e quem tem interesse em comprar.

2. Esteja presente nas redes sociais

Se você quer ter uma tabacaria de sucesso, é necessário estar presente nas redes sociais. Além de ser uma excelente maneira de anunciar os produtos disponíveis e as novidades, com elas você pode criar uma relação com seus clientes, compartilhando conteúdos que são do seu interesse.

Existem diversas plataformas que podem ser adotadas por tabacarias, confira algumas:

  • Instagram: são as mais indicadas para divulgar novos produtos, criar uma relação com o cliente, postar conteúdos úteis sobre o nicho, entre outros;
  • TikTok: é uma rede social mais atual, mas pode proporcionar excelentes resultados. Nela, você pode fazer vídeos práticos ensinando o público a usar algum produto, fazer indicações de acessórios, entre outros;
  • X (antigo Twitter): as tabacarias também podem estar presentes nessa rede social, pois boa parte dos consumidores desse nicho navegam por lá. Você pode fazer pequenos textos engraçados, postar cupons de desconto, comentar assuntos interessantes e mais.

infográfico de um alvo com pontos estratégicos para trabalhar no marketing para tabacaria

3. Tenha um e-commerce

A melhor maneira de evoluir no marketing e abrir as portas do seu negócio é ter um e-commerce. Assim, você pode vender para pessoas que moram próximas ao seu comércio ou para pessoas de todo Brasil. Essa é uma ótima forma de aumentar o lucro do seu negócio, principalmente para aqueles que não conseguem ir até a sua loja.

4. Faça conteúdos interessantes

Nós já falamos que as redes sociais são extremamente importantes para você divulgar os produtos e ter o contato próximo com o seu público-alvo, certo? Mas, além disso, é preciso que todos os conteúdos — seja nas redes sociais, na descrição de produtos ou, até mesmo, em um blog — sejam interessantes para as pessoas que consomem os seus produtos.

Por exemplo: se você vende uma grande variedade de acessórios para bolar tabaco, deve saber que existem diversos tamanhos de sedas para bolar. Essa informação pode ser útil para quem está na dúvida sobre qual comprar, explorar esses assuntos fazem com que novas pessoas conheçam a sua marca e as que já conhecem criem uma relação mais próxima.

5. Aposte em influenciadores para divulgar sua marca

Vivemos em uma geração onde os influenciadores, como o próprio nome diz, influenciam milhares de pessoas. Dentro do nicho de tabacaria, existem diversos que podem ajudar a divulgar a sua marca. Isso é extremamente benéfico e pode ser um pivô para aumentar a lucratividade da sua loja.

Uma dica importante que precisa ser levada em consideração: não é qualquer influenciador que pode divulgar a sua marca. Lembra quando falamos do público-alvo? Você não pode contratar um influencer que faz conteúdos sobre culinária, por exemplo. Afinal, o seu público-alvo não se encontra lá, logo, o seu investimento não terá bons resultados.

influenciador digital produzindo conteúdo para divulgar uma tabacaria

6. Tenha ações para fidelizar clientes

Fidelizar clientes em uma tabacaria requer estratégias específicas que vão além da simples venda de produtos. Aqui estão algumas ações que podem ajudar a construir e manter a fidelidade dos clientes em uma tabacaria:

  • Atendimento ao cliente personalizado: treine a equipe para oferecer um atendimento cordial e personalizado. Conhecer os clientes pelo nome e entender suas preferências cria uma conexão mais forte;
  • Programa de fidelidade: implemente um programa de fidelidade que recompense os clientes frequentes. Descontos, brindes ou pontos acumulados que podem ser trocados por produtos são maneiras eficazes de incentivar a fidelização;
  • Eventos e atividades sociais: organize eventos sociais, como noites temáticas, degustações de novos produtos, campeonatos ou encontros sociais. Isso não só atrai clientes, mas também cria uma comunidade em torno da tabacaria;
  • Ambiente aconchegante: crie um ambiente confortável e acolhedor na tabacaria. Lugares para relaxar, música ambiente agradável e uma decoração atraente contribuem para uma experiência positiva.

7. Faça parceria com outros negócios

Faça parcerias com outros negócios para ampliar a rede de contatos e ainda alcançar o seu público. É preciso que eles sejam próximos do seu público, onde você pode colocar alguns produtos, fazer algum vídeo para as redes sociais, entre outros.

Os segmentos mais comuns que você pode adotar para fazer parceria são: lojas de skate, estúdio de tatuagem, barbearias e bares.

Leia também: Saiba quais produtos comprar para um headshop. Acesse o link e confira o post completo!


E aí, o que achou do nosso conteúdo sobre marketing para tabacaria? Não se esqueça de anotar todas as dicas e colocá-las em ação para ter ótimos resultados no seu negócio. Aqui no nosso blog você encontra diversos posts sobre dicas de produtos, ativismo canábico, empreendedorismo e mais.

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Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
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