Conhecimento milenar para o bem-estar: entenda a medicina indiana (ayurveda)

A liberação e o uso da cannabis, ainda que para fins medicinais, gera discussões intensas no Brasil. No entanto, em algumas culturas essa planta cresce livremente e é utilizada sem grandes restrições, como na Índia, país em que a cannabis é aplicada em abordagens da medicina indiana, a Ayurveda.

Você já ouviu falar sobre esse conhecimento milenar que tem foco em obter a cura abrangendo todos os aspectos do ser humano? Se não sabe exatamente como esse tipo de medicina funciona, então vai gostar deste artigo!

Continue lendo para conhecer a Ayurveda, entender a relação dela com a cannabis e ainda conferir a lenda indiana que explica a criação dessa planta.

O que é a medicina indiana?

A medicina indiana é chamada Ayurveda, um termo sânscrito que significa sabedoria ou ciência da vida. Ela é totalmente diferente da medicina praticada no Ocidente e sua tradição remonta de cerca de 5.000 anos.

A Ayurveda é diferente das práticas médicas que conhecemos porque nela os problemas do ser humano não são tratados de forma isolada. O foco não está na doença nem apenas em seus sintomas, mas no indivíduo como um todo.

O objetivo da medicina indiana é equilibrar mente, corpo e espírito para se ter saúde, bem-estar e qualidade de vida. Desse modo a pessoa alcançaria equilíbrio consigo mesma, com a natureza e os outros seres, tornando-se saudável e mais feliz.

Na Ayurveda, conforme explicamos, o foco não está em aspectos isolados. Por isso, ela envolve diversas técnicas para fazer a prevenção e tratamento de problemas. Nesse sentido, o indivíduo deve adotar uma dieta balanceada e são utilizados medicamentos naturais, terapias, massagens, entre outras abordagens.

Qual é a relação entre Ayurveda e cannabis?

Na Índia, a cannabis cresce livremente na natureza e a medicina indiana utiliza essa planta com diversas finalidades terapêuticas. Ela está presente na literatura médica dessa cultura há milhares anos, e seu uso remonta de cerca de 10 mil anos. A planta é dividida em três partes, cada qual com sua aplicação específica, sendo:

  • Bhang: referindo-se às folhas da planta masculina;
  • Ganja: os brotos ou os picos florais da planta feminina;
  • Charas: resina extraída dos caules, folhas e flores.

É importante ressaltar que a utilização dessa planta na medicina indiana é feita por meio de métodos específicos, para que ela promova diferentes efeitos no organismo possibilitando a cura e prevenção de doenças.

As formas de utilização da cannabis, bem como de outras muitas espécies na medicina indiana, é estudada e apresentada pela Dravya Guna, nome dado à Farmacologia da Ayurveda que descreve mais de 2.000 plantas que podem ser utilizadas para favorecer a saúde do ser humano.

No caso da cannabis, as diferentes partes da planta ajudam no equilíbrio da saúde promovendo efeitos como:

  • estímulo da digestão;
  • analgesia;
  • estímulo do sistema nervoso;
  • sedação;
  • ação diurética;
  • afrodisíaco;
  • calmante;
  • antibiótico;
  • anti-inflamatório;
  • cicatrizante;
  • antiviral.

Portanto, sua aplicação se dá para diferentes problemas de saúde orgânica e mental, uma vez que os efeitos da cannabis também podem beneficiar pacientes com algumas condições psiquiátricas ou psicológicas.

É válido ressaltar que o uso da cannabis remonta a milhares de anos e se estende até os dias atuais. A medicina indiana continua aplicando essa planta para finalidades terapêuticas e são encontrados diversos remédios naturais na Índia que contêm a cannabis como ingrediente ou princípio ativo.

Como a lenda indiana ilustra a criação da cannabis?

A cannabis está muito presente na cultura indiana e existe até mesmo uma lenda que explica como ela foi criada. Teria sido uma obra dos deuses, quando eles agitaram os oceanos celestes com o pico do Monte Mandara.

Uma gota do néctar celestial, chamado amrita, caiu do céu nesse momento e ali nasceu uma planta de cannabis sagrada. O deus Shiva, então, trouxe a planta do Monte Mandara para a humanidade, e isso explica porque ela foi consagrada a esse deus.

Apesar de toda a polêmica que a cannabis provoca, a medicina indiana vê essa planta como uma erva medicinal, que aplicada corretamente traz diversos benefícios para a saúde, sendo combinada com outras ervas para equilibrar os seus efeitos.

O meio natural oferece vários recursos para o ser humano encontrar a solução de diversos problemas. Baixe gratuitamente nosso e-book para entender como funciona a cura pela natureza!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Michael da Mata

Michael da Mata

Olá! Eu sou o Michael, o Fundador e CEO da Tabacaria Da Mata e Café Da Mata. Atualmente, autor do maior blog de Head Shop do Brasil. Empreendedor desde pequeno, venho de uma família de comerciantes de classe média-baixa. Sempre tive muita vontade de trabalhar e ser um vencedor na vida então, em 2007, uni o amor que eu tenho por café com o fato de que sou um defensor e ativista da regulamentação da Cannabis no Brasil. Assim nasceu a Tabacaria Da Mata, uma loja física e online que oferece cafés especiais, bebidas importadas, charutos, itens para bolar, tabacos e tudo que uma Tabacaria de respeito deve ter. Este aqui é o Blog Da Mata, um projeto que criei quando percebi que os clientes da loja tinham muitas dúvidas sobre o universo de Head Shop. “Como bolar um beck?”, “Qual o melhor charuto importado?” e “É possível reduzir os danos ao fumar?” são algumas das perguntas que eu sempre recebo. Decidi respondê-las aqui, em formato de artigos simplificados, embasados e leves. Se você curte ficar a par de notícias, curiosidades e dicas sobre o mundo canábico e de Tabacaria e Head Shop, acompanhe os conteúdos!

Deixe um comentário