Os incensos são muito utilizados para perfumar os ambientes, no entanto, você sabia que além de deixar tudo com um cheiro mais agradável, eles também são ótimos para purificar e renovar as energias? Cada tipo de aroma tem uma finalidade diferente. Conheça quais os melhores incensos e as diferentes fragrâncias que vão deixar a sua casa muito mais agradável.
Esses acessórios são milenares na história da humanidade, já que alguns registros apontam que os incensos são usados desde o Antigo Egito, principalmente em rituais de purificação. Além disso, muito associados a cultura hinduísta, eles também possuem forte ligação com o cristianismo e o budismo e são usados no mundo inteiro.
A origem e a história do incenso
Derivada do Latim “incendere”, a palavra incenso significa “queimar”, ela deriva de “incensum”, que quer dizer “aquilo que queima”. Assim como o seu significado, o incenso é um composto natural de plantas, madeira, carvão vegetal, óleos essenciais e resina aromática. Ao serem queimados eles liberam um aroma que perfuma e purifica.
Estudos apontam que a utilização de incensos iniciaram no Antigo Egito, esses itens servem tanto para fins medicinais quanto espirituais. O incenso egípcio é fabricado com 16 ingredientes diferentes, como resina, vinho, mel, passas e muitas outras matérias primas.
No cristianismo, o incenso passou a ser utilizado no século V. Já no século XIV ele começou a fazer parte missas e celebrações solenes para representar passagens da bíblia, já que a fumaça simboliza a palavra de Deus sendo levada aos fiéis.
A origem dos incensos é tão vasta que na própria bíblia podemos identificar o acessório como um dos presentes dado pelos reis magos ao Menino Jesus em seu nascimento.
A queima do incenso é basicamente um processo muito simples e que transmite uma sensação de bem-estar e de limpeza em todo o ambiente. Inclusive, alguns tipos de incenso são usados para fins terapêuticos no tratamento de ansiedade e insegurança, medo e outros distúrbios psicológicos.
Assim como nos rituais que envolvem fogo, um dos maiores elementos do universo, a queima de incensos é cheia de significados. Acredita-se que a queima do carvão e das ervas representa transformação, já o aroma que os incensos soltam seria o espírito, ou seja, em conjunto: o espírito em transformação.

Tipos de incenso e suas especificidades
Cada fragrância de incenso tem um aroma diferente e eles podem significar ou atuar em diversos âmbitos, proteção, espiritualidade, amor e bem-estar são alguns exemplos. Veja as principais fragrâncias nessa lista com seus significados:
Principais fragrâncias:
- Camomila: acalma os ânimos e o sistema nervoso;
- Arruda: limpa o ambiente e afasta mau olhado;
- Rosa branca: purifica o ambiente além de trazer paz e harmonia;
- Cravo: ajuda na recuperação da voz;
- Flor do campo: proteção espiritual e paz;
- Canela: tem propriedades curativas e anti sépticas, indicado para quartos ou ambientes de pessoas que estejam com alguma doença;
- Eucalipto: possuem propriedades curativas e ajudam na respiração;
- Alecrim: é muito usado na limpeza de ambientes, sendo ótimo para ajudar na concentração;
- Mirra: ótimo para quem busca relaxamento.
Esses aromas de incenso também são próprias para:
Saúde e bem estar
- Camomila;
- Flor de laranjeira;
- Lavanda;
- Maçã verde;
- Acácia;
- Madressilva.
Relacionamentos, amor, paixão e sexualidade
- Canela;
- Baunilha;
- Verbena;
- Patchouli;
- Rosa;
- Âmbar;
- Morango;
- Almíscar;
- Mel;
- Jasmim;
- Lavanda.
Proteção e limpeza energética
- Cravo;
- Erva doce;
- Alecrim;
- Pinho;
- Citronela;
- Mil flores;
- Mirra;
- Eucalipto;
- Arruda;
- Cânfora.
Intuição e espiritualidade
- Violeta;
- Mirra;
- Lótus;
- Coco;
- Angélica;
- Jasmim;
- Cânfora;
- Ylang-ylang;
- Âmbar;
- Sândalo;
- Alfazema.
Estudos e vida profissional
- Mel;
- Pimenta da Jamaica;
- Verbena;
- Amêndoa;
- Rosa Branca;
- Flor de laranjeira;
- Alfazema;
- Lavanda;
- Jasmim.
Família
- Menta;
- Hortelã;
- Orquídea;
- Madeira;
- Cipreste;
- Olíbano.
Prosperidade, dinheiro e bons negócios
- Cipreste;
- Almíscar;
- Manjericão;
- Vetiver;
- Anis estrelado;
- Canela;
- Noz moscada;
- Benjoim;
- Patchuli;
- Acácia;
- Pimenta da Jamaica;
- Cravo;
- Cedro.
O incenso causa alergia?
Os incensos podem ser usados sem contraindicações, entretanto alguns médicos, otorrinos, alergistas e pneumologista alertam para que pessoas que apresentem algum quadro de alergia evitem o seu uso, uma vez que, o cheiro forte pode desencadear uma crise de rinite alérgica.
A região nasal de pessoas com distúrbios respiratórios costuma ser mais sensível e, por esse motivo, o ideal é evitar o seu uso. No entanto, caso você seja um amante dos incensos, o indicado é que eles sejam utilizados em locais abertos e arejados para que não ocorra o comprometimento das vias respiratória por conta da fumaça.

Como acender incensos com segurança
Como foi falado anteriormente, a melhor forma de acender incensos sem prejudicar a saúde é optar por ambientes arejados e amplos, de preferência com janelas e varandas.
Quando o incenso é aceso, em contato com o fogo, ocorre o processo de combustão. Mesmo sendo feito de materiais naturais e orgânicos é muito importante tomar todo cuidado possível para evitar a intoxicação com a fumaça ou até incêndios.
É legal que você tenha um suporte ou incensário, um objeto com furo no meio que serve para segurar o incenso, eles evitam que as cinzas contaminem o ambiente e facilitam a circulação da fumaça. A parte que não é revertida deve ser encaixada no incensário e a outra é a que será acesa.
Use um fósforo ou isqueiro para acender. Aguarde um momento para que a chama acesa queime o inicio do revestimento e, em seguida, assopre para apagar, depois, basta aguardar cerca de 20min para que seu ambiente fique energizado e purificado.
Gostou das dicas? Agora você já sabe qual aroma de incenso utilizar na sua casa. Deixe nos comentários qual a sua fragrância preferida, vamos adorar saber!
Se você gosta de momentos de conexão interior e não abre mão de uma boa aventura, leia o nosso post com os 5 picos mais altos do Brasil e chame os amigos para curtir com você.
Até o próximo post!
