O que levar para a cachoeira?

Fala galera! Quem nunca “se banhou na queda de uma cachoeira, sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira!” É, a música da banda Planta e Raiz, expressa exatamente a sensação deliciosa de um banho de cachoeira.

Em todo passeio de natureza é bom estar prevenido para diversas situações. Seja para um passeio de dia inteiro, um acampamento de final de semana ou uma viagem turística de aventura, existem itens que são indispensáveis para você poder curtir a vibe natural de boas, sem stress.

Por isso, montamos uma lista bacana com 13 itens essenciais para levar na cachoeira!

1. Seda de papel ou vidro

Pra começar bem: sempre leve algumas sedas extras, pois como você estará em um ambiente molhado e com vento, pode acontecer de rasgar um já bolado ou, até mesmo, uma ou outra seda sair voando… Esteja sempre prevenido!

Por falar nisso, aproveite e conheça a melhor seda para levar na cachoeira: a seda de vidro e aprenda como usar da forma correta!

pessoa enrolando um cigarro de ervas

2. Protetor solar e repelente

Na real, não tem nada mais chato que ficar se incomodando com mosquito no meio do mato. Por esse motivo, carregue sempre um frasco de repelente para poder relaxar e curtir sem nenhum zumbido no ouvido nem coceiras pelo corpo.

O protetor solar também é indispensável! Afinal, mesmo que a trilha e a cachu fiquem em um lugar sombreado, o mormaço do sol continua queimando a pele. Bom, ninguém quer encurtar o passeio por insolação e queimaduras, né galera?

Ah, uma dica: se você esquecer o repelente, plantas como citronela não são tão difíceis de encontrar e são ótimos repelentes naturais.

Basta pegar algumas folhinhas e carregar consigo para afastar os mosquitos e se você não tiver alergias, pode amassar as folhas e esfregar nos braços e pernas.

3. Toalha de banho

Tomar banho de cachoeira é uma delícia, mas todo mundo sabe que a água é gelaaaada. Ainda por cima, logo que sai da nascente, tem aquela névoa geladinha com vento por conta do movimento da água — que deixa o corpo com ainda mais frio.

Aí entra a toalha de banho, para dar aquela secada no corpo e relaxar de novo. Agora, com a alma renovada você pode, até mesmo, acender um bom charuto para aproveitar a brisa.

Além disso, a toalha também é muito útil na hora de sentar, ajuda você a não ficar em contato direto com o solo e evitar sujeiras na hora de fazer um lanche, por exemplo.

4. Comida e bebida

Um bom banho de cachoeira, além de outras “cositas más”, dão aquela larica nervosa.

Na hora de escolher o que levar para a cachoeira, dê preferência por frutas, alimentos não industrializados e com embalagens fáceis de guardar. Aliás, uma pausa para um piquenique na beira da cachoeira faz parte de qualquer passeio. Ah, e fique de olho nas formigas, elas sempre aparecem!

Outro ponto importante: leve bastante água! Nunca tome água de rio, porque não há como saber o nível de pureza e se é própria para consumo. Evite bebidas gaseificadas e alcoólicas, pois se ingeridas em excesso podem ser prejudiciais durante o passeio. Sucos naturais também são uma ótima escolha além da água.

Ah! E prepare sem falta uma receita canábica. É muito comum ter famílias e muitas pessoas em cachoeiras, então inove para curtir uma brisa sem dar flagrante!

5. Saco de lixo

Não se esqueça de levar uma sacola plástica ou um saco de lixo para colocar, não só os seus resíduos, mas também o que for encontrando pelo caminho. Isso faz parte da cultura da cachoeira, quem ama e cuida da natureza, sabe que faz a diferença!

6. Produtos de higiene pessoal

Atenção: para poder curtir mais, sempre saia bem preparado de casa!

Assim como o repelente e o protetor solar, é preciso dar uma renovada no desodorante depois de um banho de cachoeira. Então sempre carregue um em sua mochila. Um rolo de papel higiênico também é indispensável para uma eventual emergência.

pessoa passando creme no braço

7. Roupas adequadas para a trilha

Tenha uma muda de roupas extra para trocar na hora de ir embora e não ficar muito tempo molhado — a ponto de pegar um resfriado. Além disso, pode acontecer de sujar em algum tombo ou escorregão, por exemplo.

8. Calçados

Vá de tênis, mas leve um chinelo. Essa é a recomendação básica! Mas saiba que existem calçados feitos para diferentes tipos e lugares de fazer trilha. Alguns modelos, podem, inclusive, passar pela água sem maiores problemas.

9. Kit de primeiros socorros

A natureza é maravilhosa, e estar em meio a ela é uma das melhores sensações que existem. Mas, ela também pode ser muito traiçoeira se você não tomar cuidado ou por algum motivo andar “meio distraído”, ok?!

Ter um kit de primeiros socorros pode ser providencial em um momento de emergência. Um spray antisséptico, ataduras, fita adesiva e pomada para picadas de inseto são alguns itens interessantes para levar.

imagem de kit de primeiros socorros

10. Celular e bateria extra

Como a maioria das cachoeiras fica distante dos grandes centros, muitas vezes o sinal de celular não pega, e às vezes é justamente isso que buscamos. Contudo, em uma eventual emergência, ele é fundamental.

Além disso, para registrar todos os momentos do passeio e guardar boas lembranças, ele também serve para fotografar as lindas paisagens da cachoeira. Por esse motivo, leve a bateria bem carregada e, se possível, uma carga extra!

11. Isqueiro

Não tem pior pesadelo do que chegar no paraíso e se dar conta de que não tem fogo para acender um.

Por isso, recomendo que você leve não só um, mas dois ou até três isqueiros. Pois como bem sabemos, os isqueiros desaparecem misteriosamente a todo momento. Outra opção ainda melhor são os maçaricos que não apagam no vento e evitam um stress.

Atenção: tome muito cuidado com as pontas e bitucas. Apague e guarde para jogar no lugar certo. Nunca, jamais jogue na natureza!

12. Óculos de sol

É sempre bom ter um par de óculos de sol à mão, pois como os caminhos de trilha estão repletos de pequenos obstáculos, ter a vista ofuscada pode ser o lampejo para um tropeção. Além de é claro, o acessório proteger os olhos contra os raios UV.

13. Boné

Assim como o protetor solar e o óculos de sol, o boné é um item essencial para se proteger do sol e também dos insetos. Um modelo com boa ventilação ajuda a transpirar e evitar dores de cabeça pelo excesso de calor.

Pronto, galera! Agora é só pegar a nossa lista, juntar todos os itens e partiu cachoeira!

Se o seu passeio é mais longo, tipo uma viagem, confira nosso checklist da Mata sobre o que levar na mala de viagem!

A nossa ideia é ter sempre conteúdos relevantes à mão para você não se arriscar a esquecer de nada! Falou valeu, rapaziada!

5/5 - (1 vote)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Qual o melhor carvão para Narguilé? Veja aqui as 5 melhores opções

Entenda as diferenças entre tipos de bong de uma vez por todas!

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário