Quando uma pessoa começa a fumar cigarro, ela não pensa nos efeitos colaterais que todas as substâncias que compõem esse processado podem causar ao organismo a longo prazo. Ao se dar conta disso, começa a luta para acabar com o vício.
Fumar camomila, assim como alguns outros produtos, pode ser a chave para abandonar o tradicional cigarro. Isso porque esses compostos têm menos nicotina quando comparados ao cigarro. Alguns têm até um nível zero.
Você pode se perguntar: “mas se eu quero parar de fumar, por que fumar outra coisa?”. Assim como qualquer mudança brusca e restritiva, largar o vício de uma vez só não é fácil. Usar produtos para substituir o cigarro pode ser uma solução progressiva e definitiva.
Mas já que estamos falando tanto sobre esse vício, que tal entendermos melhor o processo que leva uma pessoa a ficar dependente do cigarro? Vamos lá!
Por que a nicotina vicia e como fumar camomila pode me ajudar?
Essa substância psicoativa é um dos principais compostos dos cigarros e derivados do tabaco e é o que causa a dependência naqueles que consomem esses produtos de forma abusiva.
Assim como o álcool, por exemplo, a nicotina afeta nosso sistema nervoso central quando entra no organismo, afetando nossas ações e emoções. Os neurotransmissores liberados por ela no cérebro causam a sensação de prazer que o fumante relata ao fumar.
O problema é que, com o passar do tempo, o organismo vai se adaptando e começa a necessitar de quantidades cada vez maiores da substância para se satisfazer. Assim, o usuário passa a consumir mais cigarros e fica dependente.
A dependência e o alto consumo dessa substância, junto com outros químicos presentes no cigarro, aumentam o risco de contração de doenças crônicas, podendo levar à invalidez e até à morte – quem nunca viu aquelas imagens fortes atrás das cartelas de cigarro?
Por isso, quando um fumante quer largar o vício de consumir produtos com nicotina – não necessariamente do cigarro – é interessante que faça uma transição, baixando gradativamente os níveis da substância. E aí que entra o cigarro de camomila.
Entenda as vantagens de fumar camomila para largar o cigarro
A primeira (e talvez mais óbvia, mas não menos importante) vantagem de trocar a tragada tradicional pela camomila é poder manter o cigarro em mãos.
O fato de conseguir fumar, ter o objeto entre os dedos, apagar a ponta no cinzeiro ajuda na ilusão de que a pessoa está fumando um cigarro normal e disfarça a falta daquilo que o corpo está viciado. Você consegue enganar sua mente de que ainda está fumando – o que é ótimo para quem está no começo do processo.
Outra vantagem é, de fato, a erva. A camomila ajuda a reduzir os níveis de estresse, enjôos, acalma, relaxa, auxilia no tratamento de ansiedade é ótima para pele e cabelo, entre outras coisas. O fato de ela trazer relaxamento e desestressar a coloca como boa substituta da nicotina.
Mas por que não tomar o chá?
Essa pode ser a pergunta que vem à sua cabeça. Quando inalamos a fumaça para os pulmões, ela rapidamente chega ao sistema sanguíneo, que a leva para o cérebro em poucos segundos. Ou seja, os efeitos de prazer são mais rápidos do que bebendo chá.
Isso é importante para quem já está sofrendo com a abstinência de uma substância aditiva, o que pode evitar que a pessoa ceda ao vício. Uma vez que ela satisfaz as sensações de prazer e relaxamento, ela vai diminuindo a necessidade pelo cigarro.
Uma boa alternativa para quem decide pela transição
Como já dissemos antes, no entanto, é interessante que isso tudo seja uma transição, para que o processo não seja mais difícil do que deve ser – o que diminui os riscos de o fumante ter uma recaída e se entregar ao vício novamente.
Assim, uma boa pedida é o Fumo Kumbaya. Ele é um blend de ervas, com grande concentração da camomila: possui cerca de apenas 20% de tabaco natural em sua composição.
Além disso, no seu processo de fabricação, não há nenhum aditivo ou banho químico. Com isso, o fumante sente um leve sabor de tabaco, o que ajuda a diminuir, de pouco a pouco, a necessidade criada pela dependência.
No entanto, como já colocam os fabricantes, esse produto é uma ajuda para aqueles que querem parar de fumar e não um substituto do cigarro. Vale lembrar: a intenção não é trocar um pelo outro!
Da mesma forma, eles não indicam o produto para quem já conseguiu largar o vício, afinal sua utilidade é para esse processo de transição. Para ex-fumantes, o Kumbaya pode acabar trazendo de volta o vício, já que contém uma quantidade de tabaco.
Agora que você já conhece as vantagens de fumar camomila e conhece o fumo Kumbaya, basta bolar o seu cigarro de camomila. Para isso, escolha produtos de qualidade para enrolar e garantir a eficiência.
Leia nosso post e “conheça as vantagens do tabaco natural“.
Com isso tudo, esperamos ter deixado mais claro sobre as vantagens de fumar camomila e como isso pode te ajudar no processo de largar o vício do tabaco. Até o próximo post!
Como fazer o cigarro de camomila?