As melhores bandas de Reggae da atualidade para ouvir chapado

Se tem uma coisa que combina com um baseado bem fumado é um reggae tocando ao fundo. A sensação da música combinada com a sensação que a pira do beck produz formam a sintonia perfeita para curtir uma vibe muito alto astral.

Se você não conhece muitas bandas de reggae para curtir uma pira no estilo praiano, vou resolver o seu problema. Para isso, montei um conteúdo com as melhores bandas de reggae nacionais e gringas. São ótimas músicas para ouvir fumando um fininho.

Se você já curte um reggae faz tempo, dá uma conferida na lista e vê se você concorda comigo. No final da página, tem um espaço para comentar lá qual é a sua preferida ou qual faltou na nossa lista. Vamos colaborar com a comunidade canábica.

Bora lá?

Bandas de reggae nacional

Vamos começar com as bandas brazucas que trazem um reggae fácil de entender, com letras e muita vibe positiva. Na lista estão algumas das melhores bandas nacionais. Se você é fã, provavelmente já deve conhecer a maioria. Mas se ainda estiver faltando alguma, agora é a hora de descobrir.

1. Natiruts

Uma das melhores, senão a melhor banda de reggae nacional. O Natiruts surgiu na década de 1990 e estourou com dois hits que estão na cabeça da galera até hoje, e muitas vezes são a porta de entrada de muita gente para o universo do reggae music.

Apesar de a banda ter um longo tempo de estrada, sempre permaneceu fiel ao seu estilo sonoro e as mensagens positivas em suas letras, que em alguns casos são verdadeiras orações.

“Liberdade para dentro da cabeça” e “Presente de um beija-flor” foram sucessos instantâneos quando lançados. De lá para cá, a banda já lançou mais de uma dezena de álbuns e continua disparando novos sucessos a cada lançamento.

“Reggae Power” foi um dos grandes sucessos quando a banda lançou um DVD ao vivo. O último álbum da banda foi lançado em 2021 e se chama Good Vibration Vol. 1. Enfim… se você ainda não ouviu, vale muito a pena.

Natiruts

2. Planta e Raiz

A segunda banda da nossa lista também bombou nas rádios quando lançou um hit em 2006 que ficou na cabeça da galera por um bom tempo:

“Com certeza, você já se banhou na queda de uma cachoeira, sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira…”

Se você leu a letra no ritmo, também foi contagiado pela febre planta e raiz, e, se ainda não conhece essa pérola do reggae nacional, precisa conhecer.

Aliás, se quiser curtir mesmo a vibe da banda, faça um passeio para a natureza, de preferência para uma cachoeira. Saiba exatamente o que levar para a cachoeira para não passar aperto.

Além do hit, outras músicas do álbum “Esse é o remédio” se destacaram e ganharam as ondas do rádio. “Aquele Lugar”, a “Voz do coração” e a “Planta que brota da terra” foram muito ouvidas e viraram sucessos atemporais do nosso reggae.

3. Tribo de Jah

A Tribo de Jah é uma das bandas de reggae mais antigas do Brasil. Formada no Maranhão por integrantes com deficiência visual, a banda apresenta um reggae de excelente qualidade. Aliás, ganhou popularidade quando adaptou uma versão da música Santeria, da banda gringa Sublime, que inclusive faz parte da nossa lista.

A música na versão em português ficou com o nome “Uma onda que passou” e vale muito a pena ouvir. O talento do vocalista Fauzi Beydoun para a composição e adaptação de letras é surreal.

Sem dúvidas, essa é uma banda que deve estar no top 5 de qualquer regueiro guerreiro!

4. Dazaranha

A Banda Catarinense Dazaranha foi formada em Florianópolis e estourou nacionalmente com o hit “Vagabundo Confesso”. Spoiler: essa música colocou a banda no cenário do reggae nacional.

Apesar de ter uma sonoridade que passeia por outros ritmos, o reggae está na essência do Daza, que já está completando 30 anos de carreira.

Outras músicas da banda que você precisa ouvir são: “Tribo da Lua” que dá nome a um dos álbuns da banda e “Retroprojetor” com uma letra mirabolante e conceitual. De modo geral, elas deixam qualquer maluco de boca aberta com tanta criatividade e sonoridade.

Já pensou em curtir esse som fazendo um estouro no bong? É para ficar sorrindo à toa. Conheça e entenda as diferenças entre os tipos de bong de uma vez por todas, para curtir suas piras com ainda mais intensidade e sabor.

5. Maneva

Com quase 20 anos de carreira, Maneva estourou já na década de 2010 com os sucessos “Pisando descalço” e “Preto, pobre, suburbano”.

As músicas tocam tão fundo no coração da nação regueira que a banda nunca mais saiu da lista de melhores bandas nacionais de reggae.

Formada por cinco grandes amigos, a banda já angariou mais de 10 prêmios nas duas décadas de carreira e desponta como uma das bandas de reggae nacional mais ouvidas pelos streamings.

6. Maskavo

Outra banda formada no início da década de 1990, a Maskavo caiu nas graças da galera com três hits que estouraram na época e são as mais pedidas do show até hoje.

“Um anjo do céu”, “Asas” e “Quando o sol nascer” foram as três músicas que colocaram a banda no cenário nacional. Para os malucos mais antigos, nascidos na década de 80 e 90, ouvir esse som na pira é certeza de uma vibe nostálgica deliciosa para rememorar esses clássicos do reggae nacional.

As músicas da banda tem uma atmosfera alto astral que combinam muito bem com um luau.

Quer algumas dicas para ir acampar sem gastar muita grana? A Tabacaria da Mata tem. Dá uma olhada no conteúdo e prepara a playlist para curtir no meio da natureza.

7. Armandinho

?” Fuma, fuma, fuma, folha de bananeira, fuma na boa, só de brincadeira”

Esse foi o hino que lançou Armandinho no cenário do reggae nacional: “Folha de Bananeira”. Armandinho é um artista solo, mas merece estar na nossa lista pela tamanha a representatividade que sua música tem, principalmente entre a galera mais jovem.

Algumas de suas músicas têm uma pegada romântica como outro clássico do artista, “Desenho de Deus” que combina uma mensagem carinhosa com a essência da batida do reggae.

8. Ponto de Equilíbrio

Uma das bandas que toca um reggae de raiz. A voz do vocalista da banda, Hélio Bentes, é um espetáculo à parte e seu timbre único traz uma característica roots para o som da banda — que só ouvindo para poder sentir.

O primeiro álbum da banda, ” Reggae a vida com amor”, é um clássico do reggae nacional e lançou a galera com a canção que abre o álbum “Jah Jah me leve”.

Se você curte um reggae mais espiritualizado, com letras que falam sobre Jah, natureza e muito amor, não pode deixar a banda fora da sua lista. A banda tem um repertório incrível e dá para curtir todos os álbuns em uma viagem, aproveitando deliciosos lanches na estrada, por exemplo.

9. Chimarruts

A última banda nacional da nossa lista tem um estilo de reggae mais voltado para o pop, com letras suaves e melodias ótimas para cantar junto nos shows.

A canção “Chapéu de palha” lançou a banda no cenário nacional em 2002 e depois dela, os gaúchos emplacaram diversos sucessos que ficaram para sempre na mente da galera.

  • “Pra Ela”;
  • “Versos Simples”;
  • “Saber Voar”;
  • “Do lado de cá”

São alguns dos hits que com certeza você já deve ter ouvido, e se não ouviu, precisa conhecer.

Bandas de Reggae Internacional

Como sabemos, o reggae não nasceu no Brasil. Ele já está chapando as ondas sonoras mundo afora desde a década de 60, quando na Jamaica, alguns membros da religião Rastafari começaram a explorar uma sonoridade mais tropical na guitarra, trazendo uma batida contínua e compassada — a qual caracteriza o ritmo caribenho hoje em dia.

10. Bob Marley & The Wailers

É claro que a primeira banda da nossa seleção internacional não poderia ser outra. Bob Marley & The Wailers é a banda precursora e responsável por propagar o reggae para o mundo todo.

Talvez, as duas músicas mais famosas da banda sejam “Is This Love” e “No woman, no cry”, dois hinos do reggae mundial que todo maluco que se respeite conhece e sabe cantar.

Daria para fazer um post só sobre as canções de Bob Marley & The Wailer e todas as histórias que permeiam o som da banda. O fato é que temos muito a agradecer a esses mestres, pois se hoje podemos ouvir um reggae fumando um para curtir uma sessão tranquila, boa parte da nossa gratidão deve ser para esses gênios do reggae.

Para curtir um Bob você tem que estar preparada. Falando nisso, você sabe como montar um kit maconheiro? Aprenda com a Da Mata!

Bob Marley & The Wailers

11. UB40

A banda UB40 foi responsável por propagar a cultura do reggae entre os ingleses brancos de classe operária na década de 1980, já que a banda foi formada em 1978, criando um apelo político-social em suas canções já no álbum de lançamento em 1981, “Present Arms”.

Uma de suas músicas mais tocadas foi a versão em ritmo jamaicano da famosa canção de Elvis Presley ” I Can’t help falling in love”.

A banda tem uma pegada levemente eletrônica, colocando suas influências nórdicas no ritmo, deixando a banda com uma característica única e marcante até hoje.

12. S.O.J.A.

Soldiers Of Jah Army, ou apenas S.O.J.A., é uma banda americana, formada em 1997 que até hoje vem emplacando canções entre as mais tocadas. Atualmente, a banda vem ganhando diversos prêmios mundo afora, sabia? O último foi o Grammy Awards para melhor álbum de reggae em 2022, por seu último trabalho “Beauty in the silence”.

Seus maiores sucessos são “Rasta Courage” e “True Love”, dois hinos que todo regueiro que se preze deve conhecer.

Quando falei em soja, com certeza, você pensou em comida, não é. Normal, larica é assim mesmo. Por isso, aqui na Da Mata, estamos sempre preparados. Confira nossa receita de brisadeiro e saiba tudo sobre a pira que você pode sentir com essa delícia.

13. Vibración Eleva

Uma banda chilena, formada em 2015, ainda pouco conhecida, mas que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário internacional do reggae.

Desde a sua fundação, a banda já dividiu o palco com grandes mestres do reggae, se apresentando em diversos festivais. Ah, e o álbum mais recente da banda foi lançado em 2020 e se chama “Semilla de esperanza”.

Bom, se eu tivesse que indicar apenas uma música da banda para você ouvir seria Planta Santa. Não preciso falar mais nada… né?!

14. Cultura Profética

Os venezuelanos da Cultura Profética são uma das bandas de reggae latinas com mais destaque no cenário internacional. Suas músicas têm uma pegada política, sem deixar as vibes positivas do reggae de lado.

A banda inclusive, já fez uma parceria com a galera do Natiruts, no álbum “Nossa missão”, gravando a música “Quem planta preconceito”. Foi assim que descobri a banda e não consegui mais parar de ouvir.

Recomendo os álbuns “Ideias Nuevas” e “M.O.T.A” para começar. Com certeza você não vai se encantar com a pegada caliente das músicas e vai ficar fissurado em ouvir mais.

15. Sublime

Essa é a única banda da nossa lista que, infelizmente, já não existe mais. A formação é de 1988, e a banda encerrou as atividades quando um dos integrantes morreu de overdose de heroína em 1996.

Incrivelmente, depois do ocorrido foi que a banda estourou e ficou conhecida por sucessos como “Santeria”, “What I got” e “Wrong Way”.

Se você ainda não conhecia o som dessa banda póstuma, vale dar uma pesquisada. Eles misturam o reggae com uma pegada surf music, típica das praias californianas onde a banda se formou.

Enfim… só digo uma coisa: essa é uma das melhores coisas para você fazer chapado, pode acreditar!

16. Inner Circle

Com Bob Marley & The Wailers, a Inner Circle é uma das bandas mais velhas da nossa lista. Formada em 1968 por dois irmãos na Jamaica, a banda acompanhou o nascimento e desenvolvimento do reggae.

O som da banda tem uma pegada de jazz, blues e hard rock, por influência do guitarrista Joe Ortiz. Uma de suas canções mais famosas se tornou tema de uma série de televisão, a música era “Bad Boys”.

Apesar de tanto tempo de existência e com diversas mudanças em sua formação, a banda continua em atividade.

17. Jimmy Cliff

Outro dinossauro do reggae, Jimmy Cliff é um jamaicano de 78 anos que canta desde os 14. Adepto do Ska, um estilo um pouco mais acelerado de reggae, Cliff construiu carreira internacional representando a Jamaica em diversas feiras e festivais de música.

Ficou mundialmente famoso com os clássicos “I Can see clearly now” e “Rebel in Me”.

Por ser muçulmano, Jimmy Cliff sofreu preconceito na Jamaica e acabou se mudando para a Inglaterra, onde chegou até a mudar de nome quando se converteu ao islamismo. Em 2012, ganhou diversos prêmios por seu álbum “Rebirth”.

Uma trajetória incrível de um músico eterno.

Jimmy Cliff


E aí, curtiu esse conteúdo recheado com boas dicas de música? Você agora tem repertório para muitas sessões. Não deixe de incluir as bandas na sua playlist favorita, principalmente quando você for viajar para a praia. Afinal: praia, reggae e erva são a combinação perfeita!

Até a próxima, galera!

5/5 - (4 votes)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Hemp protein: o que é, como usar e quais os benefícios

Aprenda como montar uma tabacaria com a Da Mata

Próximo

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

Deixe um comentário